Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ragecom

Jogos voláteis e a preservação dos videogames hoje em dia: qual a sua opinião sobre isso?

Posts Recomendados

Então, correndo o imenso risco de levar um warning por estar postando um vídeo do meu canal, creio que essa é uma discussão válida e queria saber a opinião de vocês sobre jogos como Fortnite, Apex Legends e tantos outros que possuem um tempo de vida e não poderão ser preservados para as gerações futuras.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo isso como algo negativo, faz parte da evolução natural da tecnologia, muitos serviços que eram populares hoje não existem mais, como o MSN por exemplo.

Eu acredito que estamos caminhando para uma era onde provavelmente não compraremos mais jogos, tudo vai ser serviço, já esta acontecendo e é normal que algumas coisas sejam extintas. 

Compartilhar este post

Link para o post

A mim a princípio não afeta nada porque eu não gosto desse tipo de jogo focado em multiplayer online, mas entendo o aspecto de perservação histórica.

Por mais descartável e mundana que seja uma obra é desejável sim que se tenha a chance de experimentá-la no futuro, nem que seja pra criticar ou desfazer mitos. É a mesma preocupação do MAME por exemplo.

É que talvez faça parte até do apelo comercial deles serem exatamente assim, efêmeros, uma onda frenética que ou você consome agora e aproveita ou perderá pra sempre a chance de experimentar. Ou você torra sua grana e joga literalmente hoje ou logo mais vem outra modinha massiva e daqui a 2 ou 3 anos já era, nunca mais.

Eu me preocupao mais é com jogos não necessariamente desse tipo, mas outros menores que ficaram restritos ao digital e devido a licenciamentos sumiram pra sempre. Tipo o remake do TMNT Turtles in Time pra geração anterior, que eu achava horroroso mas que quem jogou jogou, não está mais disponível.

Mas é claro que alguém possui os arquivos e futuramente fãs dão um jeito. Muita coisa que se considerava inviável ou perdida para sempre os emuladores e servidores amadores resolveram. Até o P.T. que a Konami matou já recriaram. Só não sei se um moleque de hoje daqui a 20 ou 30 anos vai ter interesse em reviver um joguete desses. Pode ser que sim, da mesma forma que minha geração ainda coloca um arcade de 1980 pra dar uma brincadinha.

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Sérgio Meq. disse:

Por mais descartável e mundana que seja uma obra é desejável sim que se tenha a chance de experimentá-la no futuro, nem que seja pra criticar ou desfazer mitos. É a mesma preocupação do MAME por exemplo.

Bem lembrado. Se não fosse por pessoas desvendando, por exemplo, os circuitos da CPS2, vários jogos estariam perdidos porque as placas são suicidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/08/2019 em 13:43, Sérgio Meq. disse:

Eu me preocupao mais é com jogos não necessariamente desse tipo, mas outros menores que ficaram restritos ao digital e devido a licenciamentos sumiram pra sempre. Tipo o remake do TMNT Turtles in Time pra geração anterior, que eu achava horroroso mas que quem jogou jogou, não está mais disponível.

Bem lembrado essa questão dos licenciamentos, recentemente , o Drive Club para ps4 saiu da PSN por conta disso.

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Sub Zero disse:

Bem lembrado essa questão dos licenciamentos, recentemente , o Drive Club para ps4 saiu da PSN por conta disso.

Isso é verdade, esses dias estava querendo comprar ele na PSN e nem estava mais lá. Agora vai de físico mesmo, porque o jogo é bom. 

Compartilhar este post

Link para o post

quem quiser jogar paragon em 20 anos tem que se foder mesmo

ps: da uma mixada nesse audio e compra um microfone porra

Editado por psg1

Compartilhar este post

Link para o post

Nem conhecia esse Paragon, tive que colocar no Google. Hoje eu jogo o Apex Legends apenas, mas jogos assim multiplayers só free-to-play. 

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que a sony devia pelo menos deixar o jogo rodando o online durante a geraçao

isso que fizeram com driveclub de desligar o servidores foi estranho.

ainda acho que era um jogo que faz parte da biblioteca ate de exclusivos do vg, ok que tem GT mas ainda assim devia manter a experiencia completa pelo menos pelo periodo da geração do mesmo vg.

Compartilhar este post

Link para o post

Driveclub mesmo acabou de ser retirado da PSN, agora só físico. Tem que preservar porque o jogo é bom.  

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sem contar os patches day-one. Quando cairem os servidores, não vai dar pra aplicar o patch e a gente vai jogar um jogo em disco bugado.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, ragecom disse:

Isso sem contar os patches day-one. Quando cairem os servidores, não vai dar pra aplicar o patch e a gente vai jogar um jogo em disco bugado.

Isso é verdade, fico pensando e Mass Effect Andromeda.

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, DanDan disse:

eu acho que a sony devia pelo menos deixar o jogo rodando o online durante a geraçao

isso que fizeram com driveclub de desligar o servidores foi estranho.

ainda acho que era um jogo que faz parte da biblioteca ate de exclusivos do vg, ok que tem GT mas ainda assim devia manter a experiencia completa pelo menos pelo periodo da geração do mesmo vg.

É simples na verdade, o jogo usava licenças de montadoras de carro reais e você tem que pagar periodicamente pra renovar essas licenças, Driveclub já estava morto então preferiram não renovar já que eles têm que pagar também pro GTSport que está bem mais saudável e recebendo updates ainda. E pra quem já tem o game, mesmo a versão digital ainda pode baixá-la e jogar offline, a experiência vai ficar capada mas pelo menos ainda se pode jogá-lo single.

Também concordo que o único formato justo pra esse tipo de game online é free to play mesmo, inclusive o Driveclub ia ter uma versão free mas o lançamento foi um caos tão grande que nem lembro porquê abortaram mas talvez o game ainda estaria vivo se essa versão existisse. 

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/09/2019 em 13:06, Cyco disse:

É simples na verdade, o jogo usava licenças de montadoras de carro reais e você tem que pagar periodicamente pra renovar essas licenças, Driveclub já estava morto então preferiram não renovar já que eles têm que pagar também pro GTSport que está bem mais saudável e recebendo updates ainda. E pra quem já tem o game, mesmo a versão digital ainda pode baixá-la e jogar offline, a experiência vai ficar capada mas pelo menos ainda se pode jogá-lo single.

Também concordo que o único formato justo pra esse tipo de game online é free to play mesmo, inclusive o Driveclub ia ter uma versão free mas o lançamento foi um caos tão grande que nem lembro porquê abortaram mas talvez o game ainda estaria vivo se essa versão existisse. 

Lembro disso também, gostaria muito que fosse free-to-play ou invés de ser retirado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/09/2019 em 09:28, ragecom disse:

E mesmo que faça backup de seus saves eles não serão compatíveis com a versão 1.0.

Acho uma aberração os consoles atuais não permitirem backup apenas dos updates, como ocorria no PS3. Nos consoles atuais (se for possível, nunca tentei) teria que ser de todo o conteúdo digital, haja hd ou espaço na nuvem pra guardar tantos jogos atualizados com 50gb+.

Editado por Ultima Weapon

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ultima Weapon disse:

Acho uma aberração os consoles atuais não permitirem backup apenas dos updates, como ocorria no PS3. Nos consoles atuais (se for possível, nunca tentei) teria que ser de todo o conteúdo digital, haja hd ou espaço na nuvem pra guardar tantos jogos atualizados com 50gb+.

Diga-se de passagem... "Updade" de 30, 50GB... Isso não é normal, pelo amor de Deus, é um absurdo. É praticamente o jogo todo o tal do "update".

Compartilhar este post

Link para o post

E na boa, se tem uma coisa que me desanima de começar jogos novos é o tamanho que esses jogos estão ocupando. Voce tem trocentos jogos no steam, quatrocentos no game pass, mas quando você quer começar a jogar algo tem que, no minimo, liberar uns 60-70gb de espaço no HD e baixar...

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto o cliente existir, sempre vai ter um jeito de jogar... servidor privado existe pra isso, sempre vão dar um jeito de emular o servidor pra poder jogar, como ocorre com os MMOs e outros estilos de jogo online hoje...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal ainda joga até hoje o Resident Evil Outbreak do PS2 e Phantasy Star Online do Dreamcast em servidores alternativos, o pessoal sempre da um jeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/09/2019 em 15:43, Seifer Almasy disse:

Enquanto o cliente existir, sempre vai ter um jeito de jogar... servidor privado existe pra isso, sempre vão dar um jeito de emular o servidor pra poder jogar, como ocorre com os MMOs e outros estilos de jogo online hoje...

Mas o lance é que nem sempre o jogo tem essa opção de você jogar "peer-to-peer" ou criar seu próprio servidor. Se fosse tudo assim, como Quake 2, Counter Strike e tantos outros não tinha problema de preservação.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fico com pé atrás em relação a comprar jogos digitais, sempre vou querer físicos mesmo, os digitais apenas gratuitos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..