Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ganimedes

O Problema Perpétuo

Posts Recomendados

Engraçado, porque os problemas da vida nunca acabam? É muito estranho tudo isso. Eu como, mas tenho que comer novamente. Eu ganho dinheiro, mas esse dinheiro acaba. Eu caso, mas tenho que a a cada dia ir resolvendo problemas, e resolvendo os problemas que surgem da solução que dei aos problemas. Problemas que surgem de outros problemas. Não é engraçado tudo isso? Acho que Deus tem um quê de comediante. Porque é absurdo você não ter uma solução final para os problemas, o mínimo que seja, nem para uma ciência da mais alta abstração, nem para a vida prática. É absurdo, e até certo ponto cruel. Mas eu acho realmente estranho, os problemas não tem solução final. Eu vou passar o resto dos meus dias consertando o que não tem como consertar, conservando o que, por si mesmo, não se conserva. Os budistas falam do samsara, do ciclo de reencarnações. É um tanto misterioso essa lei infame que impera sobre os corações e mentes. Solucionar problemas para que daí surjam novos problemas. E da solução de novos problemas, novos problemas da solução do problema. Viver para ter que viver. Determinar para ser determinado. Agir para receber afetos. Que coisa tosca é a vida humana. Que coisa extremamente absurda e sem sentido! Tudo não passa de uma comédia sem nenhuma graça. É um vida de escravo, mas escravo de que exatamente? Da vontade insana de ter que resolver problemas, indefinidamente, até o fim dos tempos, tediosamente, e com um senso de banalidade insuperável.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, tomar café. Depois, almoço. Depois tomo banho. Durmo, escopo os dentes. Vou ao trabalho. Saio com a minha namorada. Novamente, o café. O almoço. Banho. Escovar os dentes. Trabalho. Namorada. Café. Até o fim dos tempos, indefinidamente.

Mesmo que surja uma solução pra isso tudo, no final das contas, novos problemas surgirão da solução que dei ao problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, tanto faz solucionar problemas ou não solucionar problema algum, e ir deixando as coisas seguirem para onde quiserem. Tanto faz a vida ou a morte, mas do mesmo modo que não desejo solucionar a vida com a morte, nem a morte co  a vida, tanto faz. Que os problemas se resolvam por si mesmos. Eu não devo me preocupar com nada. Mas não deixa de ser estranho. Agora estou aqui, outra hora estou lá, agora faço isso, outra hora faço aquilo, etc, sem que nenhuma ação minha se complete e se resolva na sua intenção. 

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a morte é o fim dos seus problemas, o fim do ciclo repetitivo. O escape da roda do Samsara o próprio Sidarta já falou. É preciso não desejar mais nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, megaspy disse:

Mas a morte é o fim dos seus problemas, o fim do ciclo repetitivo. O escape da roda do Samsara o próprio Sidarta já falou. É preciso não desejar mais nada. 

Isso depende da religião que você segue.

Na verdade, a única ideologia que conheço que prega a morte como o fim definitivo é o ateísmo.

No mais, acredito que a vida é para evoluírmos continuamente, por isso os desafios nunca acabam. E como eu disse em outro tópico, somos programados pra lutar todos os dias por uma vida melhor. Uma vida sem lutas seria o estado de satisfação total e, portanto, da verdadeira felicidade, que além de ser uma utopia, é uma coisa que não estamos programados para compreender ou aceitar. Para nós, a verdadeira felicidade significaria o fim do caminho no mundo dos vivos, ou seja, a morte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..