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Google Stadia - The future is not a box

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At its GDC 2019 keynote today, Google announced Stadia, a cloud streaming service that claims to make graphically-intensive games available to anyone who can run Chrome. Games should be "instantly enjoyable, with access for everyone," said Google CEO Sundar Pichai. 

Streaming services like Nvidia's or Google's render your games on a remote server rather than on your local machine, and then stream the video to you while sending your input to the server. This obviously creates latency concerns, and no one has yet created a cloud streaming service that's as consistently good as we'd like. After having given up physical media ownership, asking us to also give up even storing and running game files is a tall order, so Google has some convincing to do.

 

Stadia head of engineering Majd Bakar said that Google's advantage is the Google data center network: "fiber optic links and subsea cables between hundreds of points of presence and more than 7,500 edge node locations around the globe, all connected with our network backbone."

 

"Stadia is built on an infrastructure no one else has," he said. At launch, Bakar says that Stadia will support streaming 4K resolution at 60 fps. 

 

On the rendering side, Google's data centers will be powerful. The company says it partnered with AMD to design a custom GPU with "more than ten teraflops of power," which Google has partnered with a custom CPU "to make up a single Stadia instance." They'll run on Linux and use the Vulkan API, and Google has partnered with Unreal and Unity to "bring full support to the most popular and familiar game engines to our development community." 

There's no Google-produced console to go with it—at launch, Stadia will be available on "desktops, laptops, TV, tablets, and phones." On stage, Phil Harrison demonstrated near-instantly going from viewing an Assassin's Creed trailer on YouTube to playing the game, as well as rapidly switching between devices. Since all the rendering is happening on a server, it's just a matter of loading up a stream.

 

While Stadia will be usable with existing USB controllers (or mouse and keyboard, presumably), Google also announced a new controller with a button for sharing gameplay to YouTube. 

 

We'll have more on this story as it develops...

 

 

hinjbyl8ifpo2zjltsoz.png

 

ps: to assistindo aqui, tem umas coisas bem interessantes focado em ferramenta de desenvolvimento. umas coisas como AI gerando toda parte artistica de um jogo com uma foto. Estão focando forte facilidade de desenvolvimento, conectividade...

 

Eles pegam um quadro do Van Gogh e uma jogo sem textura, e a AI cria as texturas/iluminação etc etc  etc para emular um quadro do Van Gogh.

Ou o sujeito usar uma live no yt como lobby para jogar online, pega o "save state" em uma live de yt por ex. e começar a jogar dali.

 

Os caras estão pegando pesado.

 

Mais de 100 estudios desenvolvendo e formaram um estudio interno first party, com Jade raimunda comandando

 

Editado por psg1

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então não é um console como alguns previram, mas um serviço que roda em qualquer coisa que suporte o Chrome, usando a infraestrutura de rede da Google que já está instalada ao redor do mundo.

 

o Phl Harrison tá no palco agora e acabou de anunciar o Stadia Games and Entertainment, o braço de publishing de jogos exclusivos liderado pela Jade Raymond

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acabou a keynote, o serviço vai ser lançado em 2019 primeiro nos EUA, Canadá e Europa, ele não deu data mas deve ser no final do ano, prometeu revelar mais durante o verão (na E3?), interessante, mas como sabemos vai depender dessa infra de servidores pra funcionar direito, será que vai chegar aqui?

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acho que tem um cloud data center em sp tb

Editado por psg1

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no comeco achei que seriam as versoes windows que jogamos no pc

 

quer dizer que vai ter que fazer versao exclusiva para esse sistema em linux

 

ja comeca falho por ai, poderia sair com uma base muito maior adotando o windows

 

entao alem de ter pouco jogo disponivel, entendo que a conversao nao deve ser dificil, a pergunta,  os jogos vao usar qtos TF forem precisos?:

por que 10 TF nao é sufuciente para entregar tudo no ultra , 4k, raytracing etc

 

vamos dizer que precise de 15 TF

 

o servidor vai me dar isso de performance? sempre equivalente ao maximo do jogo no PC?

 

depois bem xbox e ps5 vao vir com mais de 10 TF

PC tb ja ta na casa dos 15

sei nao

 

vai ter exclusivos esse sistema ? 

e muita grana arriscada

 

povo nao vai deixar de jogar god of war porque nao e 4k 60 fps, consolista geral nao e tao chato com isso

mas agrada quem tem pc

mas se for nivel placa de paladinas o disponivel melhor ficar na plataforma pc mesmo

 

 

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Doom Eternal is coming to Google Stadia
By Andy Chalk 2 hours ago

Marty Stratton said it will be capable of running at 4K 60 fps.
 

Id Software's Marty Stratton took the stage at Google's GDC conference today to announce that the demon-slaying FPS Doom Eternal will be released on the Stadia platform, capable of running at 4K with HDR support, at 60 fps. 

The full game is currently running on Stadia's platform: In fact, Stratton said that because the 2016 Doom reboot is built on the Vulkan API, which Stadia also uses, "it didn't take us more than a few weeks" to make it happen. 

 

 

qlq coisa com suporte a vulkan sai facil

 

pode esperar todos esses fps id / bethesda nesse negocio, alem dos jogos da ubi

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gostei da ideia, vamos ver como se sai, e se dará certo.

 

soul reaver acho que tem servidores aqui sim(sei pouco da google brasil). Tem muita entrega de serviços aqui para não ter servidores locais

 

mas para esses jogos nao considere esses servidores ja dispostos. Será necessário estrutura nova.

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sony e ms com seus consoles com mais de 10 TF acho que matam isso dai hein

 

se for um modelo de venda de jogos POR JOGO, acabou acho

se for un netflix de jogos, dai boto fe

 

penso que vai ter os dois modelos

 

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Mais um fracasso do Google.

 

Alguma startup de tecnologia precisa criar um software novo pro Google comprar e voltar a ter algum sucesso em mãos.

 

 

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A Google tem escritórios aqui em São Paulo mas não sei se tem data centers.

 

resumo da keynote

 

 

 

 

3 horas atrás, Alucard disse:

o servidor vai me dar isso de performance? sempre equivalente ao maximo do jogo no PC?

 

vai ter exclusivos esse sistema ? 

 

 

 

sim e sim, devem mostrar os launch games e mais daqui a alguns meses (talvez E3)

 

 

2 horas atrás, Xiubaca disse:

Um dia vai ser esse o modelo padrão. Mas não agora.

 

é aquela coisa, já estamos lendo sobre essa coisa de streaming games ha uns dez anos mais ou menos, sabemos que tudo depende da proximidade dos servidores e que os serviços de 5G estão pra chegar, de qualquer forma o Google Stadia vai estar disponível esse ano apenas nos EUA, UK, Canadá e algumas regiões da Europa, aí poderemos ver se funciona e só depois disso podemos pensar no serviço chegando aqui. Se chegar, lembrando que o PSNow até hoje não chegou.

Editado por Cyco

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Enquanto conexão não for tão banal,  eficiente e popular igual energia elétrica eu não acredito no sucesso de um serviço assim. Jogo é diferente de Netflix.

 

Sony e MS ganharam de presente uma cobaia excelente pra aprimorar seus serviços.

 

Mas ok, certamente será uma experiência interessante um teste bom pro futuro via streaming.

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Dei uma pesquisada e o Google realmente tem servidores em São Paulo, mas a infraestrutura é terceirizada. A imagem que eu postei só mostram os data centers próprios da empresa.

 

 

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Testei o project stream e achei bom pra caramba. Problema que consome uma banda absurda.

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46 minutos atrás, anc disse:

Testei o project stream e achei bom pra caramba. Problema que consome uma banda absurda.

 

Eu testei o antigo onlive nos idos de 2011-12 e funcionava satisfatoriamente já na época. Deu para jogar o batman arkham city tranquilinho com qualidade no mesmo nivel dos consoles usando fibra ótica. Em jogos mais lentos era a mesma merda que jogar no hardware, mas consome banda mesmo.

 

Imho o mais interessante que eu vi dessa keynote deles foram as propostas de conectividade e o foco deles em facilitar a vida dos desenvolvedores. Já aponta para o caminho correto. O negocio é basicamente um layer em cima do youtube.

 

Contando o fato que a própria digital foundry testou e deu uma latency semelhante a de um jogo no xbox one x (que é o principal problema). É esperar para ver.

 

Outro ponto interessante é ver +- por onde os consoles vão estar em hardware nos próximos anos, duvido que já não pensaram nisso.

 

ps: o video da DF é o melhor até o momento. assistam que explica bem.

Editado por psg1

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1 hora atrás, anc disse:

Testei o project stream e achei bom pra caramba. Problema que consome uma banda absurda.

 

você está no Brasil ou fora?

 

2 horas atrás, Soul Reaver disse:

Dei uma pesquisada e o Google realmente tem servidores em São Paulo, mas a infraestrutura é terceirizada. A imagem que eu postei só mostram os data centers próprios da empresa.

 

 

 

pois é, eu vi agora em uma imagem que eles exibiram na keynote aparecem bem mais pontos vermelhos no mapa e tinham até vários aqui, só não sei dizer onde exatamente.

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Não anunciaram porra nenhuma praticamente. Nem preço, nem modelo de negócio, nem um único jogo first-party. Falta de tato total com o que público gueimer quer e espera de uma conferência. Mas não dá pra esperar tato de quem bota esse Phil careca no comando de uma divisão de games. É admitir logo de cara que o foco tá quase todo em jogador casual.

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kotaku quando resolve trabalhar consegue umas infos boas.

 

https://kotaku.com/google-stadia-boss-answers-and-dodges-our-questions-1833422137

 

fizeram um podcast com o phill
 

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What internet speed do you need to run Stadia? “We were able to test a lot of this with our Project Stream test late last year, starting back in October. To get 1080p, 60 frames per second, required approximately 25 megabits per second. In fact, we use less than that, but that’s where we put our recommended limit at. But with innovations that we’ve made on the streamer side and on the compression side since then, when we launch, we will be able to get to 4K but only raise that bandwidth to about 30 megabits per second. So if you have less bandwidth, we’ll give you a lower resolution… We do a lot of that for you in the background, and we will only offer up the appropriate bandwidth for the infrastructure that you have.”


What hardware do you need to get Stadia on your TV? “Chromecast is the way that you reach TV at launch.” And, by the way, an Xbox controller won’t do the trick: “In order to reach our Chromecast, you need the Stadia controller.” You can use whatever USB controller you want on PC, though.


Is this just another ambitious Google project that will disappear in a few years, like Google Plus? “I understand the concern. But I think that all you have to do is look at the level of investment that we have made and continue to make in Stadia. This is not a trivial project by any means. This is a very, very significant cross-company effort that isn’t just my team, but it’s also across YouTube, it’s across our technical infrastructure and networking team. It represents thousands of people who are working on this business.”

 

What will it cost? “I’m not going to talk about it today… We will talk in great detail about that in the summer.”

 

Is that summer announcement going to be at E3? “In the summer.” Well, okay then!

 

 

Isso tinha que ser que nem o steamlink, baixa o app direto na tv, pareia qualquer controle e sai jogando.

 

Se ficar restrito ao chromecast + controlinho proprietário já da uma escorregada direto na largada.

 

ps: epic engine ja esta com o suporte ao stadia

Editado por psg1

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6 horas atrás, Xiubaca disse:

Um dia vai ser esse o modelo padrão. Mas não agora.

Terminou o Persona 5 do PS3 ? 

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11 horas atrás, Cyco disse:

 

você está no Brasil ou fora?

 

 

pois é, eu vi agora em uma imagem que eles exibiram na keynote aparecem bem mais pontos vermelhos no mapa e tinham até vários aqui, só não sei dizer onde exatamente.

 

No Brasil, um amigo tinha uma VM alugada nos estados unidos. Mas mesmo assim deu para jogar de boas. Não lembro qual foi a banda usada no tempo que joguei, mas teve gente comentando que com 10H a 20h de jogatina tinha consumido coisa de TB de dados.

Editado por anc

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legal, se conseguiu usar aqui e teve um desempenho aceitável dá mais esperanças de que o serviço tem futuro, não acho que a curto prazo isso vai ter um grande impacto por causa de latência etc, mas pra jogos single player e pra testar um jogo antes de comprá-lo pode ser uma boa opção

 

14 horas atrás, psg1 disse:

kotaku quando resolve trabalhar consegue umas infos boas.

 

https://kotaku.com/google-stadia-boss-answers-and-dodges-our-questions-1833422137

 

fizeram um podcast com o phill
 

 

Isso tinha que ser que nem o steamlink, baixa o app direto na tv, pareia qualquer controle e sai jogando.

 

Se ficar restrito ao chromecast + controlinho proprietário já da uma escorregada direto na largada.

 

ps: epic engine ja esta com o suporte ao stadia

 

 

o chromecast é o aparelho que já roda o chrome e já está em milhões de casas (até o final de 2017 já haviam vendido uns 50+), faz sentido que vai ser a prioridade dos caras, mas não duvido lancem um modelo que seja compatível com controles bluetooth

 

mesmo assim no PC o negócio já vai ser compatível com qualquer gamepad USB

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6 minutos atrás, Cyco disse:

o chromecast é o aparelho que já roda o chrome e já está em milhões de casas (até o final de 2017 já haviam vendido uns 50+), faz sentido que vai ser a prioridade dos caras, mas não duvido lancem um modelo que seja compatível com controles bluetooth

 

mesmo assim no PC o negócio já vai ser compatível com qualquer gamepad USB

 

Eu só não vejo utilidade nenhuma para você ter um chromecast com um tv smart minimamente decente. (apesar que la fora o chromecast custa peanuts, mas enfim...)

Se a ideia deles é pegar market share, nada mais obvio seria que facilitar o acesso para qlq aparelho. 

 

Ou fica mesmo a impressão que pode ser apenas um daqueles projetos mirabolantes que o google não vai pensar 2x em matar.

 

Outro ponto contra, a net neutrality caiu nos EUA. Precisa ver como os provedores de la vão se comportar com um sistema desses. Vale lembrar que boa parte do barulho que os provedores fizeram sobre o assunto era que o Netflix e YT consumiam muita banda e que os provedores não arcariam sozinhos com isso.

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