Ir para conteúdo
Shinobi

Tou fazendo um joguete

Posts Recomendados

Acho que como muita gente aqui, uma das coisas que mais gostaria de fazer da vida são jogos. Então no começo de 2013 decidi começar a investir nisso no meu tempo livre.

O resultado até então:

title_bg_zpsdca084dd.png

ss2_zps40eae8d1.png

w2_ss3_zps04938588.png

w2_ss2_zpsb9cd5801.png

w2_ss4_zps77b4f4f9.png

No link abaixo vocês podem jogar uma demo. É uma build meio antiga, só tem  as 10 fases do mundo 1 jogáveis. E estou querendo refazer o level design de algumas. 

http://gamejolt.com/games/arcade/tinysaur/14447/

Comandos:

Setas esquerda e direita: controlam Tiny

Z/Seta pra cima: pula

X: Cospe bola de fogo (Quando você pega a fruta)

"Legal chapa! Como você está fazendo?"

• Estou usando uma ferramenta chamada Construct2. Ela é focada em jogos 2D, e acho que em um dia de estudo já é possível fazer um side-scroller simples, ou um shooter top-down. Não é necessário saber programar, já que grande parte do que você vai fazer é atribuir funções já listadas pelo programa aos objetos que você cria (sprites, tilesets, textos, etc). entretanto é recomendável saber um pouco sobre variáveis e as expressões que o programa usa para coisas um pouco mais avançadas. Estudei a ferramenta (O site da Scirra, a desenvolvedora, tem um manual bem completinho, tutoriais e um fórum com bastante conteúdo), e entre trancos e barrancos começei o desenvolvimento do Tinysaur.

• Para os efeitos sonoros estou usando um programa chamado SFXr. Ele gera efeitos com base em algumas configurações que você pode fazer, ou simplesmente gerar aleatoriamente. Ele emula o som em 8 e 16 bits.

• A música foi feita num site chamado Music Shake. É um web app onde você pode montar uma música usando uma série de demos e variações de instrumentos. Para baixar a música tive que fazer uma gambiarra usando uma extensão para Firefox chamada Download Helper, Já que oficialmente eu deveria pagar 20 doletas para baixar a música. É algo provisório, e ainda não pensei numa solução definitiva, já que não manjo nada de música e não gostaria de gastar muito com isso.

A idéia inicial era fazer algo bem simples, bem arcade. Uma tela só, e dificuldade incremental. No final acabei pegando características de jogos como Flicky e Mario Bros (Aquele do minigame escondido no Super Mario 3). Principalmente Flicky.

Aliás para quem está começando e quer adquirir experiência, é o que recomendo fazer. Comece com algo pequeno. Pegue uma mecânica de um bom jogo antigo, arcade de preferência, um sistema simples e bem fechadinho é sempre bom pra começar. Querer fazer algo "grande e revolucionário" logo de cara traz grandes chances de não conseguir fazer nada no final das contas.

Já estou sendo penalizado por ter fugido do escopo inicial. Comecei a viajar que o jogo deveria ter 8 mundos com 10 fases cada. Vários inimigos e powerups. Hoje já reduzi pra 4 mundos de 10 fases cada por que....tá foda...ainda tem uma série de detalhes para acertar e corrigir também. :lolmor:

"AFF KRA Q MERDA KKKKKKKK"

É, não está nenhuma maravilha, mas foda-se. Tem sido muito divertido trabalhar nisso. :)

Para os chapas que assim como eu sempre quiseram fazer algo do tipo - mas não tem conhecimento em programação, ou paciência para aprender a programar, para só depois conseguir trabalhar num jogo - Recomendo bem o Construct2.

A versão gratuita dele exporta em HTML5, e você pode hospedá-lo no seu Dropbox ou Google Drive e disponibilizar o link para outros jogarem. Outra restrição da versão gratuita é que existe um limite 100 eventos (digamos que cada coisa que acontece no jogo é um evento.) para cada jogo. Mas ainda assim vale a pena.

Espero ver mais gente daqui do fórum fazendo jogos e compartilhando suas experiências por aqui. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto é algo que ainda quero fazer. 

Mas eu sou mais "roots". Minha intenção é fazer um jogo do zero, codificando cada detalhe. 

Queria fazer em D, mas ainda falta algumas APIs para facilitar a vida. Atualmente estou fazendo um clone do Breakout em C++ com SDL2. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tá bacana demais chapa, curti. Parabéns mesmo,.

E os gráficos, você quem fez? Personagem devéras carismático.

Tou fazendo um bubble shooter estilo frozen bubble, mas programo em unity. Tou quase terminando de programar os sistema do jogo, daí próximo passo são os gráficos.

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpe , entendi "Boquete" ...

:trollface:

Desculpe pela gozação cara , admiro todo mundo que se põe a fazer um "árduo" trabalho como esse de programar um jogo , ainda mais de graça pra galera toda curtir ...

Se entendesse de computação e romhacker , ficaria até o resto da vida traduzindo os grande jogos japoneses que o ocidente não viu ...

No mais bom trabalho e toda a sorte com o jogo , valeu ...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado caras, fico feliz em ver que os chapas estão gostando e está passando pelo Players Seal of Quality :)

Tá bacana demais chapa, curti. Parabéns mesmo,.

E os gráficos, você quem fez? Personagem devéras carismático.

Tou fazendo um bubble shooter estilo frozen bubble, mas programo em unity. Tou quase terminando de programar os sistema do jogo, daí próximo passo são os gráficos.

Eu que estou fazendo os gráficos chapa. Tou ficando doido com isso, principalmente os backgrounds. acho que é a parte mais nervosa do desenvolvimento.  :alborga:

Me desculpe , entendi "Boquete" ...

:trollface:

Desculpe pela gozação cara , admiro todo mundo que se põe a fazer um "árduo" trabalho como esse de programar um jogo , ainda mais de graça pra galera toda curtir ...

Se entendesse de computação e romhacker , ficaria até o resto da vida traduzindo os grande jogos japoneses que o ocidente não viu ...

No mais bom trabalho e toda a sorte com o jogo , valeu ...

Não há post à prova de zoação nesse recinto chapa.  :lolmor:

Muito bonito. Gostei. 

Manda bronca e faça um schmup depois, serei o alpha tester.

Semprei viajei em fazer um Shmup Western Futurista, tipo um Gunsmoke+Wildguns

Quando começar a estudar pedirei referências de jogos insanos do gênero.

Darkshy e Tonmy postem seus jogos depois para devida apreciação

Editado por Shinobi

Compartilhar este post

Link para o post

Porra maneiro. Tu saberia fazer um jogo tipo castlevania em 2D?

Valeu chapa!

Serve isso? Aperta Z pra bater, Setas para se movimentar: https://googledrive.com/host/0B7IQPGBE3wNOYkJiM3cwQklsN1E/index.html  :lolmor:

Isso foi um teste que fiz há alguns meses atrás. Tinha uma outra versão com inimigos que se movem ondularmente (para morcegos, por exemplo) e knockback, mas burro que sou, acabei perdendo o arquivo =/

Já tenho umas idéias anotadas para um jogo do gênero. Inclusive postei lá no Animes no tópico de desenhos da galera um rascunho da personagem principal.

Acho que o grande desafio é criar repertório, jogar os bons jogos do gênero, e anotar quais pontos deixam eles legais, ou uma merda. Além disso, fritar o cérebro pra conseguir elaborar as mecânicas necessárias pro jogo.

Editado por Shinobi

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar e postar aqui o jogo que eu tava fazendo dois anos atras, e cyco e christian aqui do forum tavam no time. Nem preciso dizer que o jogo foi abandonado.

Aqui o link

https://dl.dropboxusercontent.com/u/10101152/sky/sky.html

Controles: a/w/s/d move, botao esquerdo do mouse atira a corda ninja, botao direito pula, tecla 1 muda pra corda ninja, tecla 2 pra flecha, tecla 3 pro paraquedas, tecla 4 pro jetpack (que não tem visual implementado)

Quando o outro jogo estiver pronto vou postar aqui na players, tenho grandes planos pra ele. Na verdade tou fazendo ele que quero ganhar dinheiro com ele mesmo, vai ser pra facebook/ios/android. Aí tou tentando deixar ele profissional pra ficar apresentavel. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom chapa,sempre sonhei em fazer um,quem sabe não consigo fazer algo nesse ano.

Queria fazer no estilo RPG,usei um pouco de RPGmaker,não é tão dificil,mas exige tempo e vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre tive vontade de fazer um rpg também, mexi bastante até com o rpg maker e cheguei até a aprender um pouco de ruby, mas não manjo nada de gráficos e usar gráficos prontos em geral fica muito genéricão, ai desisti da ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o joguete chapa,só achei ruim ficar segurando a tecla,atrapalha na hora de pegar coisa no centro.
Não sei se fez isso para aumentar a dificuldade,mas pode espantar jogadores noob de cara.

Poderia ter feito um Reirom levando merda na cara. :lolmor:

Editado por Hyskoa

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu chapa!

Sobre o controle, é uma boa observação. Não refleti muito a respeito do por que segurar a tecla em vez de só apertar. Inicialmente achei que seria mais divertido dessa maneira, correlacionando a ação do pinguim se jogando para os lados com o jogador segurando a tecla, e deixei assim. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu chapa!

Sobre o controle, é uma boa observação. Não refleti muito a respeito do por que segurar a tecla em vez de só apertar. Inicialmente achei que seria mais divertido dessa maneira, correlacionando a ação do pinguim se jogando para os lados com o jogador segurando a tecla, e deixei assim. :P

Você poderia deixar os lados dos cenarios sem paredes,isso aumentaria e muito o temor de errar.

Com isso você teria que arrumar esse negocio da tecla,claro.lol

Compartilhar este post

Link para o post

Shinobi, bota esse do Pinguim no Android, cobra 99 centavos e fique rico.

Pq já tá melhor que 99,9% dos jogos que existem no Android. Os graficos tão bem pro.

Editado por Kenshin Br

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu chapa!

Portar pra celular está nos planos, só preciso separar uma graninha pra pegar um device pra poder fazer os devidos testes. 

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui: http://www.mediafire.com/download/r6nsms6j46jsw14/shooter+pro.exe

Resolvi ir no meu PC antigo e pegar o jogo que eu tava fazendo nele.

Foi só um demozinho pra ver se eu tinha skill...

Basicamente é um shooter de navinha.

Eu fiz em uns 2 ou 3 dias. Desisti pq eu sempre desisto das coisas. 

Mas tem navezinha, tem musica (musica foda hein), efeitos sonoros, animações.

Tirando os aviões inimigos e as explosões, os graficos foram feitos por mim usando Paint.  :joinha:

Vo continuar essa produção... Sendo que vou começar do zero pq eu já esqueci de tudo. Fora que faz tanto tempo que o programa agora tá completamente diferente. 

A engine que eu usei foi a Game Maker, que é mais complicadinha, exige programação e tal. A vantagem é quela te dá um arquivo .exe.

INSTRUÇÕES MERMÃO:

Mova com as seta, Q atira arma basica, W atira o missel fodão... Sendo que o missiu fodao precisa de tempo pra recarregar.

Nao tem objetivo nenhum, são só os boneco vindo random. E o missel fodão nao faz nada de diferente.

Editado por Kenshin Br

Compartilhar este post

Link para o post

Curti esse do penguin, lembrou aquela corrida do Mario 64 lol.

Os blocos e tudo é gerado randomicamente?

Podia realmente colocar isso ai pra celular, usando o unity é tranquilo chapa, seria o proximo flap bird lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..