Ir para conteúdo
Itto Ogami

Dicas para tablet

Posts Recomendados

Chapas, comprei um tablet para usar no trabalho + casa e até agora, tudo bem.

Mas, vendo a complexidade, afinal é um pc ali, fico preocupado com a segurança desses aplicativos que podemos pegar na loja.

Tem algum anti-vírus para tablet?

Como proteger a máquina?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou o avg, o avast ou o Lookout, todos os dois são ótimos (atualmente uso o avg, mas prefiro o avast). Eles são uma suite de antivirus com recursos antiroubo e outras besteiras e não consomem quase nada de recurso. Você pode instalar também o appbrain ad detector para saber o nível de segurança de cada aplicativo que instalar e algumas recomendações, ele assusta um pouco mas você não precisa seguir a recomendação dele apenas ficar ciente, afinal, se seguir você não terá quase nada instalado já que até Facebook é um dos potenciais :lol:

O Air Push Detector também pode ser usado para detectar aplicações que estejam criando sujeira como ads no tray e ícones fantasmas. Não precisa deixar rodando, apenas rode de tempos em tempos por precaução e pronto.

Eu uso uma caralhada de aplicações, então, se precisar de algumas recomendações pode falar. Embora, o meu ainda não rootei então tudo que uso é free :P

Compartilhar este post

Link para o post

Pra um sistema tão mal elaborado como o Android, eu sugiro fortemente que evite utilizar qualquer programa que não seja estupidamente essencial ou que você faça mesmo questão.

Esquece isso de antivírus. Na verdade, mesmo para PCs o seu uso é quase inútil. Imagina para um tablet.

Antivírus é você. Se souber o que está instalando ou clicando, nunca terá problema nenhum. Não existe antivírus que realmente funcione, isso é fato. No máximo, vai evitar algumas bobagens. Isso tudo com o custo de ter um sistema instável, já que como disse, está rodando num dos piores sistemas operacionais disponíveis no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Instável é o usuário nestes casos. Meu tablet está perfeitamente estável e rodando liso obrigado. Eu testo muita coisa, instalo, desinstalo, etc. Sem essas neuroses. Quem fica sem ferramentas auxiliares como antivirus achando que consegue monitorar tudo sozinho é que é realmente ingênuo. Sem falar que antivirus em tablet consome pouquíssima RAM e tem recursos bem legais, o avast por exemplo, que também uso no celular, faz bloqueio de ligações suspeitas, tem blacklist e whitelist e cofre com criptografia.

Agora, se quiser viver numa bolha, instalando apenas aplicativos 100% seguros não aproveita 0,0001% do que o mundo dos tablets tem para oferecer. É o mesmo que uma criança criada em laboratório onde não pode nem andar descalço para não pegar frieira :P

Compartilhar este post

Link para o post

Instável é o usuário nestes casos. Meu tablet está perfeitamente estável e rodando liso obrigado. Eu testo muita coisa, instalo, desinstalo, etc. Sem essas neuroses. Quem fica sem ferramentas auxiliares como antivirus achando que consegue monitorar tudo sozinho é que é realmente ingênuo. Sem falar que antivirus em tablet consome pouquíssima RAM e tem recursos bem legais, o avast por exemplo, que também uso no celular, faz bloqueio de ligações suspeitas, tem blacklist e whitelist e cofre com criptografia.

Agora, se quiser viver numa bolha, instalando apenas aplicativos 100% seguros não aproveita 0,0001% do que o mundo dos tablets tem para oferecer. É o mesmo que uma criança criada em laboratório onde não pode nem andar descalço para não pegar frieira :P

Eu realmente não concordo, mas são dois pontos de vistas diferentes. Eu não acho ingenuidade crer que pode-se ficar imune a vírus mesmo sem um antivírus. Mas não costumo contraindicar o uso. Mas acho que um antivírus num tablet ou num smartphone, hoje, parece-me algo muito exagerado. Sobretudo no Android, que deixando de lado meus exageros mais do que comuns, não é um sistema muito amigável para aplicações rodarem em background. Tem lá seus graves problemas de gerenciamento de memória e energia, ainda que achemos que não.

Minha mãe teve um Samsung Tab 2. Assim que recebeu, nem era ruim, era utilizável. Depois de um tempo, instalando esses programinhas........

Por isso eu acho que a maior defesa é sempre o próprio usuário, antivírus não ajuda muito. Se o usuário for sem noção, não vai ter antivírus que faça milagre. E se ele for atento, antivírus não fará a menor diferença. Por isso não vejo lógica em seu uso, embora como você disse, tenha lá suas ferramentas extras.

O que me incomoda é um programa terceiro rodando 100% em background num sistema operacional extremamente delicado e instável como o Android.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tem um meio termo. Nem oito, nem oitenta como você mencionou. Sim, antivirus não faz milagre e nem deve você se sentir completamente seguro apenas por ter um instalado. E não tem essa de, se o individuo for atento o antivirus não faz diferença. Até com toda a atenção do mundo um site que você confia demais pode ter um uma falha de segurança explorada e infectar o equipamento sem você perceber e aí, quando perceber já é tarde. Não é atoa que todos os serviços de email contratam um antivirus, que o Windows adotou o Security Essencial e o Windows Defender como ferramentas padrões, que o IE, Chrome e Firefox fazem uma análise dos sites em DBs de malwares regularmente, etc.

Por exemplo, se você usa wi-fi, ficará 100% do tempo monitorando invasão ou acesso não autorizado manualmente ou deixará isto para uma ferramenta de terceiros enquanto você verifica apenas regularmente?

O meu é um Galaxy Tab II, com mais de 200 aplicações diferentes instaladas (não uso nem 20 regularmente, apenas gosto de testar) e está tão estável quando o Ipad 2 do meu colega de trabalho. Os únicos dois problemas que tive foram causados por aplicações intrusivas que removi, o adblock plus que é interessante por funcionar globalmente matando alguns ads irritantes automaticamente mais ainda está muito alfa deixando o wi-fi instável, desinstalei, pronto resolvido. Uma ferramenta da microsoft de script que esqueci o nome mas que tá praticamente tão alfa de bugada que desabilitou os meus alarmes sem informar, novamente, desinstalei e pronto e último foi uma ferramenta de controle de áudio que fez a merda de modificar meu settings do android para somente leitura, novamente, desinstalei a aplicações e foi o problema, o android não deixou nem rastro dela.

Agora, uma vez rooteado é outros quinhentos, neste caso as aplicações ruins podem se instalar a nível de system e aí fudeu, isso vale para qualquer S.O. não é uma limitação do android, embora eu veja que a Apple faz um trabalho muito melhor no controle de aplicações devido a sua rigidez nas autorizações do que tais aplicações podem ou não fazer a nível de sistema. Não posso falar o mesmo do Windows RT, esse apenas quando eu tiver oportunidade para por a prova de fogo.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é um Samsung Tab 2 7.0 e também me encaixo na citação acima do Everaldo, sempre gosto de testar programas, joguinhos (básico), mas instalado mesmo uns 5 (Opera Mini, Adobe, Avast Antivirus, Juice Defender para economizar bateria e o gato falante isso só porque minha mãe adora mexer nele :~ ).

Uso o Avast Antivirus e nunca tive problemas :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tem um meio termo. Nem oito, nem oitenta como você mencionou. Sim, antivirus não faz milagre e nem deve você se sentir completamente seguro apenas por ter um instalado. E não tem essa de, se o individuo for atento o antivirus não faz diferença. Até com toda a atenção do mundo um site que você confia demais pode ter um uma falha de segurança explorada e infectar o equipamento sem você perceber e aí, quando perceber já é tarde. Não é atoa que todos os serviços de email contratam um antivirus, que o Windows adotou o Security Essencial e o Windows Defender como ferramentas padrões, que o IE, Chrome e Firefox fazem uma análise dos sites em DBs de malwares regularmente, etc.

Por exemplo, se você usa wi-fi, ficará 100% do tempo monitorando invasão ou acesso não autorizado manualmente ou deixará isto para uma ferramenta de terceiros enquanto você verifica apenas regularmente?

O meu é um Galaxy Tab II, com mais de 200 aplicações diferentes instaladas (não uso nem 20 regularmente, apenas gosto de testar) e está tão estável quando o Ipad 2 do meu colega de trabalho. Os únicos dois problemas que tive foram causados por aplicações intrusivas que removi, o adblock plus que é interessante por funcionar globalmente matando alguns ads irritantes automaticamente mais ainda está muito alfa deixando o wi-fi instável, desinstalei, pronto resolvido. Uma ferramenta da microsoft de script que esqueci o nome mas que tá praticamente tão alfa de bugada que desabilitou os meus alarmes sem informar, novamente, desinstalei e pronto e último foi uma ferramenta de controle de áudio que fez a merda de modificar meu settings do android para somente leitura, novamente, desinstalei a aplicações e foi o problema, o android não deixou nem rastro dela.

Agora, uma vez rooteado é outros quinhentos, neste caso as aplicações ruins podem se instalar a nível de system e aí fudeu, isso vale para qualquer S.O. não é uma limitação do android, embora eu veja que a Apple faz um trabalho muito melhor no controle de aplicações devido a sua rigidez nas autorizações do que tais aplicações podem ou não fazer a nível de sistema. Não posso falar o mesmo do Windows RT, esse apenas quando eu tiver oportunidade para por a prova de fogo.

Essa situação que você disse de um site ter uma falha e sermos atingidos por isso, sei lá. Estamos por trás de um firewall do roteador. Estamos protegidos também pelo navegador, que avançaram demais nesse aspecto nos últimos anos. Eu não vejo possibilidade disso se tornar não mais do que um momento extremamente raro e difícil.

E para Android, ainda teria de ser um vírus específico. O que torna ainda mais difícil.

Realmente não vejo necessidade, mas blz, acho que já entendemos os nossos pontos de vista.

Quando digo que o Android é falho no gerenciamento de memória ou mesmo de energia, é traçando um comparativo com o que temos de melhor nesse sentido. Que é o IOS mesmo. Eu acho que é aquilo, tudo que é escancarado demais, vai sofrer com o amadorismo dos outros. E a culpa acaba caindo sobre o sistema operacional, que deveria se proteger contra má programação/má utilização de recursos. E o Android não faz tão bem. Ou não fazia até quando desisti de utilizar regularmente.

Por isso vejo um problemão um programa rodando no fundo, mais a questão de realmente não vislumbrar necessidade. Mas se vocês não passam por problemas com isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Na situação que mencionei não é de virus que falei, virus para o android embora tenha não vai muito longe, já exploits é outros quinhentos, um exploit pode ser colocado em um cookie ou até diretamente em uma url e direcionar o que você digita para um endereço específico, eles podem fazer isto apenas para otimizar algo menos nocivo como spams ou para roubar senhas de bancos e cartões de crédito, ou até para sequestrar sessões e fingir ser você ao atacar um outro alvo. Na empresa que trabalho uma das tarefas que tenho é chegar logs de um Forefront Server (substituto do ISA Server) e vejo a quantidade de enorme de scripts automáticos que existem na grande rede apenas para este propósito. Eles podem até não lhe atacar diretamente mais usar você como gateway. Esses routers domésticos não tem um firewall eficaz o suficiente para evitar 100% destes tipo de ataques, principalmente ataques tunelados e criptografados.

Bom, acho que compliquei demais e já estamos entrando na área de segurança em TI então deixa queto :P

O Android é considerado falho por ele adotar a filosofia de deixar os desenvolvedores ter o poder de personalizar à vontade o sistema. O IOS não permite isso, por isso que não vemos algo que modifica tão a fundo o sistema operacional mas, também o IOS vai ter sempre a mesma "cara", quem curte personalizar seu ambiente enjoa rapidinho disto. Por outro lado, quem prefere tudo estável e controlado e não se importa em ter tudo do mesmo jeito até a próxima versão do IOS então tá bem servido. Apenas uma questão de aceitar uma ou outra filosofia ou o meio termo que aparentemente está chegando que é o Windows RT, mas acho que esse vai ser ainda mais controlado do que o SO da Apple.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando digo que o Android é falho no gerenciamento de memória ou mesmo de energia, é traçando um comparativo com o que temos de melhor nesse sentido. Que é o IOS mesmo. Eu acho que é aquilo, tudo que é escancarado demais, vai sofrer com o amadorismo dos outros. E a culpa acaba caindo sobre o sistema operacional, que deveria se proteger contra má programação/má utilização de recursos. E o Android não faz tão bem. Ou não fazia até quando desisti de utilizar regularmente.

Por isso vejo um problemão um programa rodando no fundo, mais a questão de realmente não vislumbrar necessidade. Mas se vocês não passam por problemas com isso...

Essa parte de gerenciamento da memoria melhorou bastante nas versoes mais recentes e com os aparelho ganhando mais ram.

Normalmente qdo da bosta é algum programa mal escrito que realmente não entra em suspensão, mas fica rodando no background.

O calcanhar de aquiles de performance do android (eu como leigo usuario que sou) é quando vc tem que acessar o armazenamento/ sd card, sempre leva o sistema inteiro pra baixo. Por isso que o google relutou em colocar SD card nos Nexus e a apple nao coloca sd card nem por pena de morte nos aparelhos dela.

Eu nao uso nada de antivirus no android, apenas um rastreador nos aparelhos (Cerberus). Fico muito mais encanado com as permissões que os apps normais recebem e com a qtde de informação eles acessam do que outra coisa

Se por um acaso der pau (o que nao ocorre a muito tempo mesmo no meu galaxy5 com android 2.2), basta reverter para estado de fabrica e baixar tudo do googleplay de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do SDCard é verdade. Tanto é que, como não uso um SD em meu tablet (tem espaço suficiente para o que quero, então não preciso) a performance é ok, já no meu celular, Galaxy 5, o SD é justamente o que mais demora para tudo, tanto é que quando voltei as aplicações mais importante para a memória do cel a performance normalizou.

Acho que isso também deve depender da qualidade do SDCard, mas neste caso não sei qual a melhor e mais confiável das marcas.

As permissões é um problema mesmo. Pior é que, muito aplicativo importante precisa de permissões altamente questionáveis, o facebook e um dos que olho bem torto neste sentido.

Editado por Everaldo

Compartilhar este post

Link para o post

As permissões é um problema mesmo. Pior é que, muito aplicativo importante precisa de permissões altamente questionáveis, o facebook e um dos que olho bem torto neste sentido.

Eu não uso o app deles por isso... acesso direto pelo navegador mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

rooteado no mundo do linux é basicamente o mesmo que colocar você como administrador do computador no Windows com UAC desativado. Ou seja, ficar sem restrições alguma para instalação de porcaria :P

Compartilhar este post

Link para o post

quais são as marcas confiáveis para tablets? existe algum bom com tv digital ou isso é coisa de tablet genérico? quanto custa um bom tablet(não top, mas bom)?

Compartilhar este post

Link para o post

Em relacao a tablets BBB (Bom, Bonito e Barato), recomendo o que estou usando agora e tinha recomendado ontem no shout: o genesis gt 1240

http://loja.genesiseries.com/tablet-genesis-gt-1240

Ele é rapido e fica uma beleza pra ler pdfs e epubs com a tela dele na vertical. Sem contar os mangas e comics tb.

Ele tambem rooteia bem simples, so colocar o rootcheck e o superSU e pronto.

A internet é boa, e ele dificilmente trava (so deu problema uma vez, mas ele so finalizou o navegador e voltou a tela principal.

Shinobi, nao sei se o tablet e/ou o navegador servem legal pra html5, pra jogos as configs parecem ok, nao o comprei pra jogar, mas resolvi testar Final Fantasy 5 e ficou ok (um jogo belo mas com jogabilidade de merda, btw)

EDIT: Nao comprei o tablet nessa loja. Foi numa de informatica local. Mas o preco foi so um pouco mais barato: 569.

Editado por Dhaos

Compartilhar este post

Link para o post

Caralho... essa explicação do Panda sobre o gerenciamento de memória foi a coisa mais engraçada que já li.

O melhor custo x benefício atual é o LG G PAD 8.3".

O preço dele oscila entre R$ 770,00 e R$ 1000,00.

A tela é maior que full hd (1920x1200). Não tem tantos pixels quanto a retina, mas é uma delícia de se usar.

2GB de RAM

Quad Core 

16GB + SD (até 64GB)

Leve e dá para segurar com uma só mão. Para mim o tamanho é o sweetspot, entre o Ipad mini e o Ipad Air.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Xoom da motorola a cerca de dois anos, nunca formatei vivo instalando coisinhas pra testar e nunca tive problemas, alguns apps que  são "maliciosos" desinstalo, uso alguns programinhas pra bloquear adds, e um antivirus tipo avg. Sinceramente não compraria um apple pelo dobro do preço, por mais que tenha sim alguns problemas de estabilidade, são raros e o custo beneficio compensa demais....Meu xoom continua rodando liso, e continua com bom processamento apesar de ser bem mais pesado que os atuais...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho eu que, qualquer tablet android atual não xingling com android 4.3 acima rola lisinho hoje em dia. é só questão mesmo de ver custo benefícios e as funções que precisa (tem gente por exemplo que prefere uma camera melhor, etc).

Compartilhar este post

Link para o post

Compre um daqueles Genesis.

Paguei 340 e um dual core, 1 gb de ram, tv digital, etc. Faz simplesmente tudo o que esses tablets de mais de mil reais fazem.

Gastar mais de 400 com esse negocio de tablet =  :lolmor:

Editado por Kenshin Br

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei no final de 2012 um tablet DL HD7. Nao é o melhor do mudno, mas peguei para levar aapostilas e livros da faculdade nele. Achei mehor que um dispositivo kindle-like pois posso navegar e usar alguns apps em horas vagas. Tem display de 7", 1 gb de ram e 4 gb de memoria interna e a tela dele e capacitiva. Ano passado sentei o root nele e pude aproveitá-lo bem mais. Quase peguei um genesis tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..