Ir para conteúdo
Cyco

[ topicão VR ] - next gen starts here

Posts Recomendados

O Jeff passou mal por conta do cenário movimentar com ele parado, tipo uma câmera ajustando o foco. Se for algo padrão, é muito grave.

já senti náusea assistindo um vídeo no cardboard onde eu estou numa cadeira de rodas sendo empurrado, mas no resto senti no máximo um ligeiro desconforto mesmo em montanhas russas virtuais, e olha que o meu celular é muito pior que qualquer um desses headsets VR em termos de framerate e nem tem tracking nenhum fora o giroscópio.

acho que isso é algo que varia de pessoa pra pessoa, se você fica enjoado fácil em carros ou mesmo jogando first person shooters na tv, provavelmente VR vai ser desconfortável.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que se for possível é melhor tentar testar esses óculos de VR antes de pensar em comprar. Deve ser uma merda você gastar mais de 2000 reais num aparelho que você sente enjôo em vários jogos.

A merda é que aqui no Brasil não deve ter quase nenhum lugar que você pode testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isso é um problema aqui, lá fora as lojas tem quiosques de VR pra vc testar

entrei na fnac outro dia e tinha um GearVR numa bancada... sem nenhum celular dentro lol

Compartilhar este post

Link para o post

já senti náusea assistindo um vídeo no cardboard onde eu estou numa cadeira de rodas sendo empurrado, mas no resto senti no máximo um ligeiro desconforto mesmo em montanhas russas virtuais, e olha que o meu celular é muito pior que qualquer um desses headsets VR em termos de framerate e nem tem tracking nenhum fora o giroscópio.

acho que isso é algo que varia de pessoa pra pessoa, se você fica enjoado fácil em carros ou mesmo jogando first person shooters na tv, provavelmente VR vai ser desconfortável.

O estranho é que o Jeff está acostumado com VR. Ele fez stream do Oculus e Vive sem ter problemas.

Porém outros não estão tendo problemas com o PSVR, então vai saber. Só testando mesmo.

edit - Parece que há unidades defeituosas. Cara da Eurogamer:

GsvBbCb.jpg

Editado por Soul Reaver

Compartilhar este post

Link para o post

fiquei curioso pra saber o que está errado com essas unidades, mas pelo menos se pode trocar

assisti um pouco do gameplay do Batman VR no Nerdist, pena que não é um jogo full mas eu vi várias idéias bacanas ali, é tipo um game investigativo e a apresentação ficou bem AAA, queria ver muito um jogo VR completo pela Rocksteady.

tô achando que esses joguetes VR vão fazer sucesso com streamers

A Time considerou o PSVR o melhor headset disponível agora hmmmm http://time.com/4510858/playstation-vr-review/

curioso notar que o cara disse que esse foi o primeiro headset que NÃO lhe deu motion sickness, ele disse que no Rift e no Vive ele só teve uma experiência confortável depois que fez upgrade pra GTX 1080, meio que o inverso que aconteceu com o cara da Giant Bomb, embora parece que o problema dele acabou depois que trocou o PSVR.

review do tested

eles tb reclamaram da imprecisão do tracking, a Sony quis aproveitar a tecnologia do Move pra economizar e apesar de fazer sentido não foi uma boa idéia pelo visto. eles disseram que é melhor não sair do lugar, o campo de tracking é pequeno e é mais recomendado jogar sentado mesmo, exceto em alguns casos específicos (Batman) onde não há muito movimento no mundo virtual. Se você sair do lugar e o tracking ficar zoado é náusea na hora.

Apesar disso no geral o review foi elogioso, quase todos os sites aprovaram o design e a ergonomia do headset, é o melhor aspecto em comparação aos concorrentes, além do preço de entrada ser menor também..

Particularmente me preocupa mais o suporte que a Sony vai dar ao longo da vida do aparelho. espero que ele possa ser usado com os futuros consoles também.  E que algum hack apareça pra fazer ele rodar no PC =)

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Epic Games anunciou Robo Recall, exclusivo pro Oculus Touch

https://www.epicgames.com/roborecall/en-US/home#recall

li por alto que é um jogo free, então não deve ser nada profundo.

esse é o jogo da Ready at Dawn tb exclusivo do Touch, não sei mais muita coisa mas parece muito loco

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Caraio, a Oculus anunciou vários jogos LOL, eu tava dormindo no ponto aqui, mais um, dos criadores do Metro2033, no release estão anunciado o jogo como um full AAA

Sei que a Oculus está investindo nesses jogos, mas eu preferia ver eles no Vive :P . É estranho ver o nome do facebook atrelado a eles tb

aliás, rolou um papo de que o facebook mostrou um novo headset, será o sucessor do Rift? é wireless inclusive

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Esse novo headset não precisa de PC. Vai ser uma opção entre o Gear VR e a versão de computador.

E anunciaram que o Oculus Touch vai custar $199 (com uma câmera extra) e para ter room-scale você precisa comprar mais uma câmera por $79. Valve/HTC estão rindo.

Compartilhar este post

Link para o post

eita porra!!! vou procurar mais notícias, o design do headset é bem parecido com o CV1 do Rift

Que bagunça da Oculus, eles fragmentaram tanto a experiência que vai ser difícil os developers criarem software que use todos os recursos a não ser que o SDK passe a incluir tudo de agora em diante mas vai custar caro demais.

Não que eles estejam lá muito preocupados, essa primeira geração de VR no PC está focando mais em criar um nicho entusiasta do que no público em geral, acho que nem a Sony está esperando uma adoção em massa, embora eles estejam melhor posicionados.

Compartilhar este post

Link para o post

o Mark Zuckerberg mostrou a demo de um FacebookVR, o negócio parece um MiiVerse no estado atual mas imagino como vai ser daqui a alguns anos

https://www.facebook.com/zuck/videos/10103154531425531/

lembro que até postei várias páginas atrás uma tech demo que um cara fez que scaneava as pessoas a partir de umas câmeras de kinect e criava um avatar em vídeo 360 graus de vc, assim você pode ver a pessoa em VR quase perfeita

Compartilhar este post

Link para o post

Reviews de jogos do PSVR parecem ter uma tendência, se o reviewer não passou mal, score posivtivo, se passou mal, score negativo

a Sony tem que ver esse negócio, se for um problema de hardware talvez fazer um recall mas não duvido que seja culpa do sistema de tracking arcaico via câmera. Tinham que colocar pelo menos um aviso em certos jogos mais propensos a motion sickness como o Oculus Rift faz.

REZ infinite acho que é o mais bem avaliado http://www.metacritic.com/game/playstation-4/rez-infinite

DriveclubVR tomou uma lambada, muito por causa do motion sickness http://www.metacritic.com/game/playstation-4/driveclub-vr

RIGS se saiu melhor mesmo assim tb recebeu uns avisos de motion sickness http://www.metacritic.com/game/playstation-4/rigs-mechanized-combat-league

GiantBomb ao vivo jogando, eles estavam falando bastante sobre o setting, eles modificaram coisas pra deixar mais confortável

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem jeito esse motion sickness, é natural mesmo. Se as informações do sistema visual não batem com as do inercial (labirinto etc), vai passar mal. Tem quem acostume, tem como diminuir, mas a maioria vai sentir. Eu ainda sinto demais.

No PSVR, joga só sentado e no gamepad, então é tiro e queda.

Se com o vive e volante com forcefeedback todo mundo que testou dente o motion sickness aqui em casa, imagino que no PSVR deve ser mais tenso ainda

Compartilhar este post

Link para o post

os gráficos do driveclub sofreram um downgrade grande pra acomodar o framerate, imagino se a versão do PS4pro vai ter algo diferente

Não tem jeito esse motion sickness, é natural mesmo. Se as informações do sistema visual não batem com as do inercial (labirinto etc), vai passar mal. Tem quem acostume, tem como diminuir, mas a maioria vai sentir. Eu ainda sinto demais.

No PSVR, joga só sentado e no gamepad, então é tiro e queda.

Se com o vive e volante com forcefeedback todo mundo que testou dente o motion sickness aqui em casa, imagino que no PSVR deve ser mais tenso ainda

sim, estou achando que é esse caso, por melhor que seja o hardware se você está completamente imerso e rola essa desconexão entre o seu corpo e o que o que vc está vendo vai haver uma sensação estranha, mas acho que assim como acontece com a experiência real rola um período de adaptação.

eu costumava sentir muito enjôo em carros e ônibus, mas a medida que fui usando mais me acostumei.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser mais uma questão também do framerate não estar adequado. Talvez jogando num PC que possibilite 60 FPS constantes sempre haja menos chance de sofrer motion sickness.

Esses testes em jogos no PS4 estão sendo feito no Pro ou versão standard/slim?

Compartilhar este post

Link para o post

versão standard, o pro ainda não saiu

mas os jogos do PSVR rodam com framerates suaves, existem diversos outros fatores, mesmo no PC com Vive e Rift que tecnicamente são superiores rolam casos de motion sickness dependendo do tipo de experiência

jogos onde você tem movimento analógico tem muito mais propensão a causar desconforto, foi por isso que o pessoal do Vive inventou o teleporte.

inclusive estava vendo o pessoal do GB jogando o Tomb Raider VR no PS4, o jogo oferece duas opções de movimento, uma "comfort" que é o teleporte, e outra normal com os analógicos.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho motion sickness no meu Gear VR. Até já desinstalei do celular, cansei. Quando não tinha azia, ficava com a cara toda marcada e vermelha, porque o negócio pra mim é pesado e desconfortável. Resta saber se tudo isso melhora com a tecnologia ou se acaba piorando, já que os jogos são bem mais complexos que os do Gear VR.

Pelo pouco que experimentei aqui e ando lendo, ainda não boto fé em Realidade Virtual, não. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser mais uma questão também do framerate não estar adequado. Talvez jogando num PC que possibilite 60 FPS constantes sempre haja menos chance de sofrer motion sickness.

Esses testes em jogos no PS4 estão sendo feito no Pro ou versão standard/slim?

FPS é só mais um fator que causa motion sickness, tem diversos, como perda momentânea de tracking ou aquelas travadas fé vez em quando. 60 fps causa motion sickness, o alvo desses headsets é 90.

Eu tenho motion sickness no meu Gear VR. Até já desinstalei do celular, cansei. Quando não tinha azia, ficava com a cara toda marcada e vermelha, porque o negócio pra mim é pesado e desconfortável. Resta saber se tudo isso melhora com a tecnologia ou se acaba piorando, já que os jogos são bem mais complexos que os do Gear VR.

Pelo pouco que experimentei aqui e ando lendo, ainda não boto fé em Realidade Virtual, não.

Chapa, testa o vive com jogos room scale, aqueles que vc anda pela sala e mexe nas coisas. Locomoção artificial, fora teleporte (que ainda pode causar, mas é mais difícil), é propício a causar enjôo.

Esses que vc anda pela sala são natural, não deve ter problema e são os de maior imersão.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o Launch Edition aqui e digo que em grande a experiência foi mista.

Demo do Eve Valkyre - A experiência mais bacana que tive com o PS VR. Uma pena que é só multi-player arena mas a imersão é fantástica e zero de motion sickness, mesmo tentando manobras bem rápidas.

Driveclub VR - os gráficos do cockpit são ótimos mas todo o resto é feio que dói. Uma boa imersão mas não consegui completar uma volta por causa do motion sickness.

RIGS - Bonito e simples. Boa imersão e leve motion sickness. Nada que me fez parar de jogar.

Tumble VR - muito boa imersão e zero motion sickness.

REZ - estranha sensação de imersão. Parece que está vendo umas coisas em miniatura na sua frente e não dentro da ação. Dependendo de como o cenário se move, deixa a cabeça meio leve.

Thumper - um jogo de ritmo on rails simples, imersivo e eficiente. Muito bacana. Zero motion sickness.

Battle zone- imersão total mas uma coisa que percebi nesse jogo foi que dar strafe dispara o motion sickness na hora. Não consegui passar dos 5 minutos.

Playroom VR tem um jogo que parece um Mario VR mas, apesar de ser bem imersivo e mostrar as possibilidades do futuro, da um forte motion sickness.

Apesar de gostar da experiência ainda está muito cheio de non games entao Não sei se justifica o preço. Estou seriamente pensando em devolver pois Tenho 15 dias pra decidir.

Gostaria muito de ver o Ace Combat 7 VR.

Amplexos

Compartilhar este post

Link para o post

você tem perdido calibragem com frequência? eu li que coisas que emitem infravermelho como o controle remoto da tv podem zoar a calibragem já que a câmera usa isso pra rastrear.

Compartilhar este post

Link para o post

você tem perdido calibragem com frequência? eu li que coisas que emitem infravermelho como o controle remoto da tv podem zoar a calibragem já que a câmera usa isso pra rastrear.

Nunca aconteceu comigo...

Uma coisa que acho bacana é que o HMD detecta se vc esta usando-o ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li algumas pessoas reclamarem na GAF que a calibragem tava imprecisa, mas lembrando da minha experiência com o Move ela tinha a tendência de variar bastante dependendo das condições na hora (iluminação do ambiente, posição da câmera etc), variava com o jogo também, acho que alguns developers devem ter dificuldade com esse tipo de tracking com câmera ou outra coisa.

edit: falando nisso, o Jim Sterling postou um vídeo sobre um jogo de terror no PSVR chamado Here They Lie, ele detestou o jogo, mas reviews à parte o que quero dizer é que esse jogo tem recebido muitas reclamações de dores de cabeça e náuseas, ele comentou que os jogos precisam vir com um aviso sobre esse tipo de coisa.

vou te falar que eu até senti um pouco de desconforto só de olhar o vídeo, huahuauha, imagine em VR, não sei se é porque a câmera mexe muito ou porquê tem uma distorção na lente, mas alguma coisa errada esse jogo tá fazendo.

edit: mesmo assim, as impressões dos gafeiros que compraram no lançamento tem sido bastante positivas, especialmente por pessoas que nunca usaram VR antes  

http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1296605

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

vou te falar que eu até senti um pouco de desconforto só de olhar o vídeo, huahuauha, imagine em VR, não sei se é porque a câmera mexe muito ou porquê tem uma distorção na lente, mas alguma coisa errada esse jogo tá fazendo.

os dois :huahua:

Já se tem uma boa noção do que causa e não causa problema em VR, principalmente em relação motion sickness. Observar isso já depende da developer

Do Unreal engine: https://docs.unrealengine.com/latest/INT/Platforms/VR/ContentSetup/#vrandsimulationsickness

Do Oculus rift: https://developer3.oculus.com/documentation/intro-vr/latest/concepts/bp_intro/

O serious Sam pra VR saiu em Early Access. Tava com vontade de pegar, mas é mais um wave shooter, então desanimei.

Editado por Tonmy

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..