Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LeWZ

Braid Review

Posts Recomendados

Braid

Verb

1. to interweave (hair, thread, etc.)

2. to decorate with an ornamental trim or border

Noun

1. a length of hair that has been braided

2. narrow ornamental tape of woven silk, wool, etc. [Old English bregdan]

Começa de forma simplória. 2D, plataforma, personagem ruivo correndo da esquerda pra direita num fundo metropolitano. 2 minutos depois, Tim (personagem principal) já se encontra numa planície verde ao som de violinos, harpas, piano e flautas num jogo praticamente sem tutoriais. Diria que tem tantos tutoriais quanto qualquer Zelda, ou seja, quase zero.

É meio difícil de descrever, então colocarei um vídeo da introdução.

br3Oo1g9nZQ

Antes de mais nada, devo dizer que Braid é o tipo de jogo para pessoas que são seduzidas pelo conceito jogo-arte. É uma daquelas obras ímpares, a la Ico e Shadow of the Colossus, ou mesmo Rez em que o que conta é a experiência sensorial que o jogador tem em cada fase e em cada etapa do processo. Portanto, é o tipo de coisa não recomendada àqueles que preferem passar rapidamente pelas fases e que não apreciam backtrack, ou que prediletizem a coleta de itens e ação frenética à contemplação das minúcias e do preciosismo que o jogo pode transmitir.

Dito isso, segue um resumo de tudo. Você é Tim e quer encontrar a sua princesa (tal qual Mario e Peach). Para isso passa por cenários diversos, sendo sua grande maioria em ambientes naturais, com paisagens deslumbrantes que, de tão surreais, chegam a parecer pinturas em movimento. O diferencial de Tim, além de poder eliminar os inimigos pulando em sua cabeça (Mario de novo), é controlar o tempo. Acaba ficando ao mesmo tempo parecido e diferente de Sands of Time, pois aqui a resolução de puzzles é tudo. Dependendo do mundo em que você esteja, a manipulação do tempo ocorrerá de forma diferente. E, vale notar, todas geniais.

Cada mundo, ao todo 6, tem 12 peças de quebra-cabeças para serem encontradas e recuperadas. Dessa forma, Tim pode refazer sua memória e entender os porques de sua história que levaram à sua separação da princesa. E é aqui que está a grande beleza do jogo. Recuperar cada uma dessas peças está intrincamente envolvido com a resolução dos puzzles do jogo. E, embora pareça algumas vezes frustrante, a sensação de vitória e compleição que leva ao alcance de uma peça é extremamente gratificante. Tanto que zerei numa sentada de umas 4 horas.

A história pode ser lida no início de cada mundo em livros separados numa espécie de prólogo. Mas também pode ser negligenciada em favor do gameplay, caso seja de interesse do jogador. É muito profunda e poética, como o próprio jogo também o é. E confesso ainda não a compreendi completamente por ser bastante rebuscada.

Enfim, não há muito mais o que eu queira dizer, apenas que foi uma grata e adorabilíssima surpresa pra mim. Ah, existem inúmeras referências no jogo à franquia Super Mario Brothers, como uma estátua de um macaco que joga inimigos (e não barris) ladeira abaixo, e a fatídica frase "the princess is in another castle" quando você termina um mundo.

Não esperava tudo isso do jogo e paguei, feliz, os 1200 M$ points (15 dóla) por ele. Ainda há, para os que curtem replay, um modo speedrun também muito interessante quando você finaliza o jogo pela primeira vez. E um final bem surpreendente, diga-se de passagem.

Nota: 10

Editado por LeWZ

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esperando demais a versão para PC. Faz pouco tempo que conheci esse jogo, mas só tenh ouvido coisas boas sobre ele. Tenho que voltar a jogar jogos indies. :(

Sugestão: Façam um tópico voltado apenas para os jogos independentes. Seria bem interessante. Ainda com coisas como The Path, por exemplo, que é outro que tinha um puta de um potencial na época em que eu ouvi falar dele...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de zerar o jogo, deveras lindo, tou até emocionado aqui sad.gif

Mas não entendi muita coisa da história não, pra falar a verdade. Mas tem um algo tchan nele que me fez viajar na maionese total. Isso sem contar nos puzzles que são fantasticos, alguns me fizeram realmente quebrar a cabeça. Mais interessante ainda é como cada mundo tem seu elemento de jogabilidade particular, deixando a coisa melhor ainda.

Bem curtinho, mas valeu muito a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente jogo, que quebra cabeça maldito no 5º mundo pqp!!

Aquele que vc tem que deixar o bicho te acertar, voltar no tempo e pular nele, puta merda

Estou jogando a conta gotas, jogo LINDO puta merda, MEGAMAN :(

Compartilhar este post

Link para o post

Vi apenas o vídeo e me amarrei, pena não ter mais Live aqui.

Quais as chances de um lunático recriar esse jogo dentro do Little Big Planet? :P

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sair no PS3

Falando o site Game Focus, Jonathan Blow, criador de "Braid", um dos jogos de crítica mais positiva do Xbox Live Arcade, comentou acerca das possibilidades de o game sair para outras plataformas que não o Xbox 360.

"É uma exclusividade limitada, então, se eu quiser tentar fazer uma versão para PlayStation 3 ou WiiWare do game, eu teria que esperar um pouco", esclarece.

"[uma versão para] PlayStation 3 pode acontecer no futuro. O que vai acontecer com certeza este ano é um lançamento para PC. A única razão pela qual o jogo não está saindo agora é porque eu queria me concentrar numa plataforma por vez", continua.

No entanto, os donos de Wii estão de fora dos planos. "Esse jogo não vai acontecer no WiiWare (...) 'Braid' é muito grande para um jogo ser baixado pelo WiiWare e ser armazenado no Wii de alguém", explica. O game "pesa" cerca de 140 MB, o que consumiria boa parte dos 512 MB disponíveis no console da Nintendo.

Porra estou empacado no 6º mundo, não conseguirei passar? :(

Aquela parte que vc tem que ajudar os bichinhos a passar pelas plantas tenho certeza que tenho que trazer dois para dar mais impulso no pulo, mas ta foda lol

Compartilhar este post

Link para o post
No entanto, os donos de Wii estão de fora dos planos. "Esse jogo não vai acontecer no WiiWare (...) 'Braid' é muito grande para um jogo ser baixado pelo WiiWare e ser armazenado no Wii de alguém", explica. O game "pesa" cerca de 140 MB, o que consumiria boa parte dos 512 MB disponíveis no console da Nintendo.

LOL porquê não estou supreso? E isso porque em outra declaração o cara falou que não quer fazer um próximo jogo com a limitação da Live.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto aos spoilers Dark, é isso mesmo que vc falou. Inclusive eu fiz isso que vc falou meio que na sorte hahahaha.

Terminei, passei numa cagada mor tb PQP!!!

Tava fudido de raiva já e fiquei voltando e adiantando o tempo (adiantar serve para algo? lol) qndo vi as 3 plantas estavam baixas foi só manter assim que trouxe 3 de uma vez!!! HAR HAR HAR

Ontem não fiz mais nada a não ser jogar Braid lol

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.... sabe o que isso me lembrou?

VC PODE PARAR O TEMPO AHHAHAHAHA. Será que funciona nessa parte? Pq senão era só deixar as 3 plantas pra baixo e parar o tempo e fazer com que todos os bichinhos passem por ali. São muitas possibilidades, dá não

Compartilhar este post

Link para o post
Putz.... sabe o que isso me lembrou?

VC PODE PARAR O TEMPO AHHAHAHAHA. Será que funciona nessa parte? Pq senão era só deixar as 3 plantas pra baixo e parar o tempo e fazer com que todos os bichinhos passem por ali. São muitas possibilidades, dá não

Dá pra parar o tempo sim nessa hora hehehe. Eu fiz isso no speedrun e dá mto certo huhuhu. Vocês já pegaram as 7 estrelas secretas pra ver algumas coisas a mais no final?

Compartilhar este post

Link para o post

Ei LeWz, na verdade tem 8 estrelas secretas... E tem uma que vc só consegue pegar reiniciando o jogo lol. Já peguei essa e já matei a charada da 2-2... Só tive que olhar um FAQ para acreditar que eu tenho que esperar 2 horas numa fase pra pegar a maldita estrela lol. Vou deixar o jogo aqui em standby enquanto isso, perdão.

Compartilhar este post

Link para o post

É irônico a Microsoft ter investido uma grana no fracassado Blinx, o jogo 4D do criador do Sonic, e um ocidental sozinho chuta o traseiro dos japas com o Braid. Se tiver algum ser pensante na empresa o cara vai ser contratado.

Compartilhar este post

Link para o post
Acreditam que, desde o meu ultimo post até agora o meu X360 tá ligado pra eu poder pegar esse caralho de estrela? Dá não.

Peguei as 8 e vi o final a mais. Não é nada bombástico mas mesmo assim soma na história. Tem um fórum aqui que destrincha bem a história do braid.

SPOILERS INSIDE!

http://www.rllmukforum.com/index.php?showt...190136&st=0

Compartilhar este post

Link para o post

LeWz, que final a mais é esse? Peguei as estrelas e as unicas diferenças que notei foram:

- A princesa explodindo quando vc encosta nela lol. Agora entendi o pq dessa fixação de bomba nuclear do pessoal

- A constelação de andromeda que aparece na tela principal do jogo

O resto tá exatamente a mesma coisa

E o jogo só ganha pontos comigo. Realmente, Braid é sobre a criação da bomba nuclear. Relendo alguns detalhes do jogo e tal dá pra perceber claramente várias pistas e quotes diretos relacionados com o acontecimento.

Editado por Master Sword

Compartilhar este post

Link para o post

Se ganha novas formas de manipular o tempo com o avanço no jogo? O World 2 eu consegui completar o puzzle, mas o World 3 tem umas peças que tentei a tarde toda pegar e desisti, li algo aqui sobre parar o tempo e tal, pensei que só com isso que dá para pegar as tais peças, sei lá :P

Compartilhar este post

Link para o post

Cada mundo tem sua particularidade na jogabilidade Strife. A particularidade do Mundo 3 é justamente o mundo se mover de acordo com o seu movimento. Dá pra fazer coisas que antes vc não conseguiria..... E também é só lembrar que tudo que tem aura verde não é afetado por qualquer controle de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
LeWz, que final a mais é esse? Peguei as estrelas e as unicas diferenças que notei foram:

- A princesa explodindo quando vc encosta nela lol. Agora entendi o pq dessa fixação de bomba nuclear do pessoal

- A constelação de andromeda que aparece na tela principal do jogo

O resto tá exatamente a mesma coisa

E o jogo só ganha pontos comigo. Realmente, Braid é sobre a criação da bomba nuclear. Relendo alguns detalhes do jogo e tal dá pra perceber claramente várias pistas e quotes diretos relacionados com o acontecimento.

No epílogo existem 3 ou 4 textos secretos escondidos atrás de pedras e outras estruturas que só são alcançáveis depois que vc pega as estrelas. Procure vídeos no vctubo. E cuidado com os spoilers, chapa.

Editado por LeWZ

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu percebi isso lol. To concentrado agora em fazer o speedrun abaixo dos 45 minutos, mas eu sempre faço cagada na tela daquela chave com vida própria e na fase da sombra que vc tem que ativar um switch em cima e a sua sombra ativar um switch embaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

PQP NUNCA NA VIDA IA DESCOBRIR COMO PEGAR ESSAS ESTRELAS!!!

Sério, o cara que desenvolveu deve ter exlplicado para alguém, impossível descobrir isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Que belo jogo, hein. Foi meio caro mas valeu a pena.

É inteligente, carismático, criativo, inovador ... enfim, quase tudo de bom que um jogo pode ter. O único defeito é ser curtinho. Espero mais jogos de puzzle assim como Portal e Braid.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..