Ir para conteúdo

  • Marcelo Roffer

    O Nintendo 64 e Super Mario 64 completam 25 anos hoje

     

    FAZ UM QUARTO DE SÉCULO DESDE QUE A REVOLUÇÃO DE 64 BITS DA NINTENDO COMEÇOU

     

    c42f3aee-f601-4076-bba2-6c1d9fcc02fc-DAR

     

    Hoje marca 25 anos desde o lançamento original do Nintendo 64 no Japão e seu título de lançamento seminal, Super Mario 64.

     

    O Nintendo 64, originalmente apelidado de Project Reality e depois Ultra 64, foi lançado no Japão em 23 de junho de 1996, antes de chegar à América do Norte em setembro de 1996 e à Europa em março de 1997.

     

    O console foi notável como a primeira incursão apropriada da Nintendo em gráficos poligonais (embora seu chip Super FX tenha levado a um punhado de jogos poligonais no SNES).

     

    Também é lembrado por ser um dos primeiros sistemas a incluir um controlador analógico como padrão, e um dos primeiros a incluir quatro portas de controlador permitindo o modo multijogador para 4 jogadores sem o uso de um periférico.

     

    ultra-64-ad.jpg

     

    Este anúncio de revista de 1995 tentou fazer com que os leitores parassem de comprar o PlayStation e o Saturn e esperassem (o que era então) o Ultra 64

     

    A insistência da Nintendo em manter o software baseado em cartucho em vez dos CDs usados pelo Sony PlayStation e Sega Saturn teve alguns benefícios, mais obviamente tempos de carregamento quase instantâneos na maioria dos jogos.

     

    O fato de os cartuchos custarem muito mais para fazer do que os CDs e conterem muito menos dados, entretanto, significava que o console lutava para obter o tipo de suporte de terceiros desfrutado pela Sony em particular.

     

    Isso foi mais notável quando a Squaresoft, que estava testando um possível jogo Final Fantasy VII no hardware do Nintendo 64, decidiu desenvolver para o PlayStation, afastando a série da Nintendo pela primeira vez.

     

    Mesmo com essa falta de forte suporte de terceiros, o N64 ainda é memorável por ter um grande número de jogos aclamados pela crítica, apesar de sua biblioteca relativamente pequena.

     

    super-mario-64-uk-1024x747.jpg

     

    Jogos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Majora's Mask, GoldenEye 007, Banjo-Kazooie, Perfect Dark, Mario Kart 64, Star Fox 64, Paper Mario, Conker's Bad Fur Day, Super Smash Bros, 1080 Snowboarding e muitos outros garantiram o status do console como um dos maiores de todos os tempos.

     

    Quase no topo da lista está Super Mario 64, que foi lançado junto com o N64 e também hoje faz 25 anos.

     

    Embora tenha havido plataformas 3D lançadas antes de Super Mario 64, o título desenvolvido para Nintendo EAD é amplamente creditado por escrever o livro de regras no gênero de plataforma 3D e inspirar incontáveis imitadores.

     

    Super Mario 64 foi relançado no ano passado como parte de Super Mario 3D All-Stars, uma compilação de três jogos Mario em 3D.

     

    Fonte do artigo original na VGC: https://www.videogameschronicle.com/news/the-nintendo-64-and-super-mario-64-turn-25-years-old-today/

     

    Entre para seguir isso  

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora

×

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..