Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
qqt

Devil May Cry 4 [PS3, X360]

Posts Recomendados

O MELHOR JOGO DO SÉCULO EM UM REVIEW MEU, WHO AM 1UP HEIN MANÉS? :lol: Falando sério, um dos jogos mais esperados na minha opinião e vou tentar não só fazer um review para quem nunca viu um DMC na vida, mas tb fazer um comparativo com os anteriores, pq esse é o mais importante. Também não farei comparativos entre versões pra que isso não vire uma briga demente entre istas.

DEVIL MAY CRY 4

DevilMayCry4_capa.gif

A série Devil May Cry nasceu em 2001, tendo surgido originalmente como a primeira versão de Resident Evil 4, mas como a coisa tava tomando um caminho totalmente diferente do que a série é, resolveram pegar todo aquele trabalho e criar uma série nova, que marcou o renascimento do genero hack 'n slash ou beat'em up no genero 3D, dando origem a diversas crias de igual ou superior qualidade, como God of War e a recriação de Ninja Gaiden.

Devil May Cry 2, lançado em 2003 foi uma enorme decepção para os games em geral por ser um retrocesso em relação ao genero. Dificuldade fetal, jogabilidade imprecisa, fases sem inspiração e chefes com o carisma de uma porta fazem dele a ovelha negra da série.

Devil May Cry 3 (2005) retomou a série para o seu caminho original, sendo a verdadeira evolução de DMC1. Mais fases, mais chefes, mais combos, mais armas, nova jogabilidade e dificuldade MUITO maior (que chegou a ser criticada por alguns) levaram ao seu ápice. Devil May Cry 4, lançado em 2008 seguiu qual caminho? O desastre natural de DMC2 ou a evolução de DMC3?

Pra falar a verdade, Devil May Cry 4 combina elementos de nostalgia e novidade. É um ode ao primeiro jogo da série, mas sem esquecer de inovar. Isso fica claro nos elementos do jogo, com a inspiração dos inimigos tirados da série original (os Scarecrows são as Marionettes de DMC1, Mephistos = Sin Scissors, os Frosts reaparecerem, os Blades que ganham o nome de Assaults), o Dante em sua velha forma, etc. Mas as comparações acabam por aqui, pq a quantidade de inovações é imensa, começando pelo protagonista.

Ao contrário das séries anteriores, o personagem principal não é o Dante. Em um movimento parecido com o de MGS2 (porém sem o segredo que houve), vc durante 70% do jogo usa o personagem Nero, adolescente com um estilo arrogante com poderes demoniacos mostrados em sua belíssima mão direita, que mais parece um braço de reptil com escama de peixe brilhante. A trama toda gira em uma cidade que idolatra Sparda (o demonio fodonico que salvou o mundo dos demonios e é pai de Dante), mas que possui alguns segredos. Dante chega lá, mete a porrada em todo mundo, Nero fica sem entender nada, acha que ele é malvado e dá uns sopapos no Dante. A trama é simples e se mantem nas suas dignas tiradas sarcasticas... resumindo, NÃO É PRA SER LEVADA A SÉRIO. Na verdade, em certas partes as cenas viram puro pastelão, ou seja, é ver como se vc estivesse vendo aqueles filmes do tipo Stallone Cobra. Se vc quer uma história complexa e dramática, é melhor vc passar longe.

Em matéria de jogabilidade é que DMC4 se mostra mais diferente dos outros. Por ter um personagem diferente, a Capcom teve a liberdade de criar um novo elemento no seu sistema de batalha, o Devil Bringer, o braço demoniaco do nosso amigo Nero. Com ele, vc é capaz de puxar os inimigos como o Scorpion de MK, joga-los no chão, taca-los em outros, usa-los como escudo e até usa-lo como grappling. Apesar de nero só ter uma Devil Arm e uma Gun, as combinações de golpes entre elas e com a Devil Bringer fazem com que vc nunca fique entediado. Sem contar no sistema de Exceed, uma espécie de cabo de motocicleta atrelada a espada que faz com que ela pegue fogo e modifique seus ataques, gerando combos animalescos e permitindo tecnicas bastante avançadas.

Logicamente, DMC sem Dante não é DMC, portanto em certas missões nós poderemos usa-lo. Agora capaz de usar as suas 4 styles principais com trocas em tempo real e 3 Devil arms e 3 Guns podendo ser trocadas ao bel prazer, chama-lo de demonio não é exagero.

Os inimigos comuns no jogo foram a grande surpresa: enquanto em DMC3 tinhamos uma variedade de inimigos limitada e com o design bastante semelhante entre si, aqui temos uma variedade absurda de inimigos e de táticas, fazendo com que as fases comuns se tornem ainda mais prazeirosas. Porém, em matéria de bosses há um retrocesso que poderia ter sido evitado. Apesar de serem divertidíssimos de serem enfrentados, em DMC4 eles se repetem durante o jogo, fazendo com que 6 bosses se tornem 12 lutas pouco diferentes entre si. E o pior nesse caso é que ainda há a velha fase do Boss Rush, ou seja, alguns chefes vc vai enfrentar TRÊS vezes. A repetição de alguns chefes é justificável, mas a repetição de todos eles mais parece falta de empenho do que qualquer coisa. Com a repetição de chefes também fica mais evidente uma caracteristica de longa data de DMC que vem dos tempos de RE e que permanece até hoje: o backtracking, que pode irritar muitos jogadores.

Em matéria de dificuldade, temos um equilibrio. Se pudessemos estabelecer uma comparação, o nivel normal de DMC4 começa no nivel normal de DMC3 Special Edition e termina no Hard. No inicio os jogadores podem até sentir que a coisa tá fácil demais, mas perto do final a dificuldade aumenta a ponto de ficar divertida. Não chega ao nivel de dificuldade da versão original de DMC3, mas não chega a ser chata. Sem contar nos vários modos de dificuldade que existem no jogo, com destaque ao Hell or Hell Mode, no qual os inimigos tem barras de energia normal mas vc morre com apenas um hit. Um verdadeiro desafio para os malucos de plantão.

Graficamente temos um dos action games mais bonitos da geração. Os modelos gráficos dos personagens aparecem com um leve efeito de cel-shaded, deixandos eles visualmente muito bons. Os cenários se tornaram maiores e diversificados, passando do tipico castelo gótico malvado até a uma floresta amazonica style. Os unicos pontos baixos neste quesito são as sombras do cenário que são no minimo... esquisitas, aparentando estarem com serrilhado e algumas efeitos bem simples, mas detalhes muito simples perto de um todo.

Em matéria de trilha sonora, temos algo parecidíssimo com o estilo encontrado em DMC3, um rock com vocais meio gritados e afins, e alguns remixes de musicas clássicas, como a Lock & Load do primeiro jogo.

Impressões Finais: DMC4 claramente é uma evolução de DMC3, com diversos tweaks para que a jogabilidade ficasse melhor e balanceada, sem contar com os gráficos lindos. A única ressalva que fica é o reaproveitamento de bosses, que, se houvesse em menos quantidade, deixaria o jogo em estado de perfeição.

Editado por Master Sword

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, chapa. MS >> Ziff Davis Media.

Gostei de saber que DMC4 vai ficando mais difícil, ao contrário do 3 que ia ficando mais fácil, hehe.

Agora poscte foctos da versão DEVIL MAY QUATRO LIMITED ELICTE DEMAIS

Compartilhar este post

Link para o post

Lol, não é que DMC3 fosse ficando mais facil, mas a dificuldade que começa bem alta vai se mantendo, o jogador é que fica melhor

DMC4 achei bem facil o demo, tipo o que eu acho que o easy de DMC3 seja, mas pode ser que melhore

Pra mim DMC1 continua tendo a learning curve mais acentuada

Ah sim, belo review Master! Já habilitou o Hell or Hell?

Compartilhar este post

Link para o post

Achei mais fácil do que os outros, a mão do Nero facilita e muito as coisas.

Agora, quem diabos é Nero?pq ele tem o poder?boiei

Compartilhar este post

Link para o post

EXCELENTE REVIEW!!

Falou tudo... estou jogando o jogo e a impressão que tive vc traduziu neste tópico.

Mas não escondo a decepção do personagem principal ser o Nero. Mesmo ele sendo maneiro, mas não tem o carisma do Dante.

A frustração é meio parecida com Metal Gear 2, quando se jogo com o homo-erótico Raiden.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah sim, belo review Master! Já habilitou o Hell or Hell?

Ahahahah, ainda estou procurando a ultima blue orb que deixei escapar do jogo e não faço a menor ideia aonde ela esteja. To começando a achar que é melhor começar o Son of Sparda e procurar a blue orb enquanto jogo normalmente (já que as Secret Missions eu acabei de fazer todas)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos comentários do Master Sword digo que devo me decepcionar com Devil May Cry 4 no quesito enredo, tinha esperança que voltaria ao mesmo patamar do primeiro.

Não digo que o primeiro teve uma história fodônica inesquecível, mas era uma história que cativava e tinha bons momentos maduros como a relação entre a Trish e o Dante em que ela lembrava a mãe dele e o caso do irmão que estava sendo usado por Mundus.

Devil May Cry 2 foi insuportável, nem terminei aquela merda e pelo que vi a história é muito fraca e no 3 transformaram o Dante num aborrecente e fazia tudo meio que na brincadeira (aquela cena do começo com pizza e aquela da moto pelo amor de deus).

Enfim sinto falta do meu Dante adulto e maduro e com momentos sarcásticos.

Compartilhar este post

Link para o post

.... Rodolfo, a história de DMC nunca foi feita pra ser levada a sério. Como falei, quando ela tenta, tudo vai pro brejo. Lembro-me de fica com cara de tacho quando o Dante em DMC1 fala "I WAS THE ONE THAT SHOULD FILL YOUR HEART WITH LIGHT", assim como em DMC3 ele falando "MY SOUL IS TELLING ME TO STOP YOU!!!!" ahahhaha.

DMC4 na verdade foi a história que eu mais gostei de todos, pq a seriedade deles não cai pra um nivel novela das 8. Só que, em compensação, DMC4 tem o momento mais wtf da história, quase um Viewtiful Joe ahahha (pra quem quer conferir, é a cutscene antes do chefe da missão 17).

Compartilhar este post

Link para o post

Jogar DMC pelo enredo é foda mesmo, a estória do primeiro até começava bem mas no final era uma imundície só, até o jogo se confundiu, não sabia mais se era action ou shooter :lolmor:

Review do Master Sword pode ser resumido em uma frase: MESMA MERDA DE DMC3, COM GRÁFICOS MELHORADOS, PERSONAGEM NOVO, REPETIÇÃO DE CHEFE E BACKTRACKING :P

Ia colocar a imagem do "eu já sabia aqui", mas fiquei com preguiça. Semana que vem meu X360 deve chegar... e não vou comprar DMC3 HD ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

PELO POUCO QUE JOGUEI(MISSÃO 4):

Achei que melhor que os anteriores, mas ainda assim muito aquém do se pode fazer. A MOVIMENTAÇÃO É IDÊNTICA À DO PS2, é de dar nojo.

Gráficamente é DMC, ou seja, meia boca.

O que mais me irrita nessa série e o selo da ESBR, que para mim deveria ser T e não M, porque matar sacos de farinha com uma foice na mão é de dar nojo, AGUARDO PELO VERDADEIRO ACTION NEXT-GEN COM GOW3 e NG2.

Editado por Rhazo

Compartilhar este post

Link para o post

RHAZO não gosta de DMC pq não tem corpos mutilados :mellow:

E DMC5 JÁ LANÇOU, ROUBADO DIRETAMENTE DO JAPÃO, NINJAS TURCOS AM SHIT.

E parem de estragar meu tópico belo, seus filhos da puta lol.

Editado por Master Sword

Compartilhar este post

Link para o post
RHAZO não gosta de DMC pq não tem corpos mutilados :mellow:

E DMC5 JÁ LANÇOU, ROUBADO DIRETAMENTE DO JAPÃO, NINJAS TURCOS AM SHIT.

E parem de estragar meu tópico belo, seus filhos da puta lol.

Não disse que não gostei PORRA, JOGAREI ATÉ O FIM, termenei as outras versões e esse que é o "melhor" não terminarei?

SIM A CARNIFICINA CONTA PONTOS COMIGO CHAPA.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou falando que é uma história para ser levada a sério, o que estou dizendo é que no 3 senti que houve uma banalização da história, sem dizer que achava o Dante do primeiro bem mais interessante que o do terceiro. No primeiro embora ele seja meio demônio, foi deixada de forma clara que ele tinha sentimentos e fraquezas humanas. Já no 3 tiraram um Dante que achava interessante para colocar um pirralho aborrecente que se acha em qualquer esquina, acho que houve descaracterização.

Eu por exemplo ao terminar o primeiro pensei: jogo foda demais, é assim que um bom jogo de ação deve ser, gráficos excelentes com boa trilha sonora e lutas muito legai. Gostei tanto que zerei no nível Dante Must Die.

Ao terminar o terceiro pensei: lutas fodas e difíceis, mas sinto que falta algo, sei lá, gráficos meio enjoativos e sem a bela arte que sentia no primeiro, trilha sonora um pouco inferior ao primeiro e um protagonista que não fui muito com a cara, única coisa que salva foi o Virgil que ficou bem legal, acho que vou jogar um outro jogo, quando tiver saco tento zerar em uma dificuldade maior (algo que até hoje não aconteceu) e desligo o video game com uma leve sensação de desapontamento.

Ainda pretendo terminar esse jogo no hard e talvez o Dante Must Die, mas sei lá, não tenho a mesma empolgação que tive quando joguei o primeiro.

Editado por Rodolfo Luiz

Compartilhar este post

Link para o post

O DMC1 tinha muito mais clima, isso é inegável

Um clima meio macabro, ao contrário do pastelão do 3

Porém eu gostei do clima do 3 também (apesar do 1 ser insuperável), e casa melhor com a proposta do jogo: enquanto o 1 tem bastante exploração, o 3 é basicamente voltado para a ação

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, essa de "não é pra levar a sério" é balela.

É pra levar à sério sim. E é ruim ? Não.

Concordo com Moai, DMC1 foi mais macabro, o 2 não joguei, o 3 foi uma comédia imunda, talvez por isso a cena do dante falando q ia parar o virgil soou idiota e tosca.

DMC4 achei melhor, tem as partes cômicas de sempre, mas o enredo (apesar de cliche MOOOOOOOOOOOOOOOOOR) achei sério tb, não tanto quanto o 1, mas achei sério.

E PORRA, TRAILERS ME ENGANARAM GLORIA APARECEU 2 VEZES SO É MUITA MALDADE, LADY UMA VEZ ATE AGORA, TO NA MISSAO 19, É DE DAR NOJO SERIO.

P.S: Já ouvi falar q nao tem explicação pro nero possuir o poder. TOU PUTO.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que o Strife iria comprar um PS3... Vejo que me enganei.

DMC4 deve ser muito bom, ótimo review. Eu não tenho PS3 ou X360 e o jogo não saiu para Wii (lol), mas me interesso em joga-lo então devo pegar para PC em abril...

Compartilhar este post

Link para o post

Belo Review, a vontade de jogar é imensa mas terei de esperar sair pra PC.

Master, quanto aos estilos, tem novos? E o Nero só tem o Devil Bringer?

Conheci DMC a partir do 3 que acho o melhor dos DMCs disparado, até joguei o 1 depois de zerar o 3 achei um bom jogo e tal, mas nada demais, a evolução do 1 pro 3 pra mim foi imensa em diversas areas, os varios estilos, cut scenes animais e a historia bem masi legal de acompanhar.

Ellian, afinal de contas sai quando a versão PC? Vi que era em Abril também, mas depois na Gamespot vi que ta pra 2 de Junho, qual a data certa?

Editado por Leonhart

Compartilhar este post

Link para o post

Ellian? lol... É Ellion. :P

Quanto ao lançamento, fiquei na dúvida também. Na IGN consta que será em abril e na Gamespot consta que será em junho. Seja lá quando for, assim que sair eu compro! Foda se tiver que esperar até junho...

Compartilhar este post

Link para o post
Achei que o Strife iria comprar um PS3... Vejo que me enganei.

Comprarei um PS3... no futuro. O único que vou manter distância é o Wiimundo mesmo :P

Compartilhar este post

Link para o post
Comprarei um PS3... no futuro. O único que vou manter distância é o Wiimundo mesmo :P

Hahahah, ok, mas vai comprar o 360 desbloqueado ou bloqueado?

Compartilhar este post

Link para o post

O Dante tem 4 estilos iniciais e um 1 estilo que ele ganha na missão 18, mas este estilo não é o que podemos chamar de... novo :P

E sim, o Nero só tem o Devil Bringer, mas acho que falar que ele é um personagem restrito seria exagero, pq a jogabilidade dele é muito bem diversificada. Na GameFAQs, definiram bem os dois personagens, o Nero sendo excelente em crowd control e o Dante excelente em lutas um contra um (aka chefes).

Compartilhar este post

Link para o post
O Dante tem 4 estilos iniciais e um 1 estilo que ele ganha na missão 18, mas este estilo não é o que podemos chamar de... novo :P

E sim, o Nero só tem o Devil Bringer, mas acho que falar que ele é um personagem restrito seria exagero, pq a jogabilidade dele é muito bem diversificada. Na GameFAQs, definiram bem os dois personagens, o Nero sendo excelente em crowd control e o Dante excelente em lutas um contra um (aka chefes).

Você pode optar por Nero ou Dante nas missões ou é missão X, Y e Z para Nero e A, B e C para Dante?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..