Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ralf Jones

Shenmue 2

Posts Recomendados

Shenmue 2

xboxshenmue2cover.jpg

Pouca gente conhece, pouca gente terminou e pouca gente sabe dar o valor merecido a essa obra prima dos games, mas afinal de contas, que tipo de jogo é Shenmue?

Antes mesmo do Dreamcast começar a ser produzido, existia o projeto de um jogo inovador, na época, era conhecido como Virtua Fighter RPG, porém Yu Suzuki seu criador queria mais, e vendo que o Saturn não duraria muito tempo e também não atenderia suas expectativas com o jogo acabou movendo o projeto pra nova plataforma da SEGA, que na época era praticamente a maquina dos sonhos de todos os produtores de jogos para console, surgiu assim um dos jogos mais caros de todos os tempos, o jogo que mostraria ao mundo que Yu Suzuki e seu time de desenvolvimento a AM2 não eram só produtores de jogos, mas sim criadores da mais pura arte digital...

Um jogo que tem vida...

shm2dc001.jpg

A primeira vez que você vê o jogo rodando na sua frente, você não sabe direito do que se trata, se é um jogo de ação, se é um RPG ou se é um jogo de aventura, tudo é muito real e bem feito, todos os personagens parecem ter vida e aquilo lembra mais um filme do que um jogo, com Shenmue chapter 1: Yokosuka a SEGA inventou um novo estilo de jogo que foi denominado FREE (Full Reactive Eyes Entertainment ) simplesmente um espanto para a época.

O que impressiona no jogo, é que tudo ocorre como no mundo real, se você chegar cedo em uma loja ela estará fechada, você pode ver as pessoas trabalhando, andando apressadas e falar com todas elas se você quiser, é como se tivessem vida própria...

E Shenmue 2 como ficou?

shenmue-2.jpg

Shenmue 2 já começa com Ryo Hazuki descendo do barco que pegou no capitulo 1 para poder chegar em Hong Kong, de cara já nos impressionamos novamente pelo numero de NPCs nas ruas, todos conversando, comprando coisas, trabalhando ou até mesmo jogando Luck Hit pelas ruas...

Em Shenmue 2 você depende muito mais de contatos com as pessoas, já que dessa vez Ine-San não existe no jogo pra te dar uma mesada todo dia, o que significa que você deve trabalhar para sobreviver, para resolver isso a SEGA teve uma idéia de certa forma bem inteligente, onde cada botão do controle é usado para um tipo diferente de conversa, e como no Shenmue 1, você vai conversar bastante.

Como foi dito anteriormente Shenmue 2 tem muito mais pessoas para se conversar, e todo o desenvolvimento do jogo é baseado nisso, por exemplo alguém diz que você precisa falar com alguém para conseguir informações, você pode se basear em um mapa ou perguntar pra alguém na rua onde você está e como chegar no seu destino e tudo muito natural.

E a Jogabilidade, é baseada só em conversa?

shenmue2_002-large.jpg

Bem, o jogo é dividido em modos de jogo de acordo com a situação, normalmente você dispõe de exploração livre a grande parte do tempo, onde você pode andar pelas cidades, conversar ou comprar coisas por exemplo como em um RPG comum, porém em momentos de luta o jogo muda pro modo Free Battle que é basicamente um Virtua Fighter simplificado, normalmente Ryo dispõe de técnicas de combate para vários oponentes de uma só vez, o que acaba acontecendo com freqüência nas lutas, no começo pode parecer difícil, mas depois que pega o jeito fica muito fácil. O outro modo de jogo que ocorre com freqüência são as cenas em QTE (Quick Time Event) nesse caso, podem ocorre todo tipo de cena assim, desde de lutas a fugas e perseguições mas tudo rola numa direção bem hollywoodiana que deixa tudo bem bonito de se ver, porem ai que vem a primeira reclamação, muitas dessas cenas te levam a um game over direto sem direito a erro, o que nas primeiras parecem besteira pois são bem fáceis acaba se tornando um tormento mais na frente, muitas cenas de QTE acabam vindo justamente depois das cenas em Free Battle o que muitas vezes te pega desprevenido e se errar já viu, mesmo que você tenha ganhado de todos os oponentes sem ter levado nem um soco, se você errar o QTE e leva um arranhão você perde e tem que refazer tudo novamente, outra vez pensamos que não seria um erro tão grave, até ver que os QTEs no decorrer do jogo ficam cada vez mais complicadas exigindo que você faça uma seqüencia de 6 toques em mais ou menos 2 segundos e o pior, depois de uma luta contra chefes e afins...

Algumas partes são mais paradas, como em áreas que se deve examinar uma área ou algo assim, mas no geral Shenmue 2 acaba sendo muito mais focado em ação do que o primeiro!

Gráficos e som

shenII2.gif

Bem, nessa parte quem já teve o prazer de ver essa obra prima em ação sabe que o jogo é muito bonito, até hoje já com Xbox 360 e PS3 no mercado ele continua bem impressionante, algumas vezes temos efeitos que só foram usados em jogos muito mais tarde... Mas Shenmue 2 não é um espetáculo de gráficos por causa de contagem poligonal ou algo assim, já que muitas vezes vemos alguns modelos quadrados ou chapados em muitas partes apenas com uma textura que simula variação de relevo ou algo assim (e convenhamos, que texturas lindas!), o jogo brilha mesmo no seu trabalho artístico, em Shenmue os criadores fizeram tudo com muito esmero, por exemplo, todas as lojas do jogo você pode entrar e cada uma é detalhada diferente refletindo as características do próprio dono, os bares tem mesas que você realmente pode sentar, em feiras livres, ambulantes vendem coisas ou fazem comida a céu aberto, em lugares onde a transito os carros passam, você vê pessoas trabalhando, as texturas das roupas obedecem a época e é tudo muito bem feito, por exemplo em todo o jogo não existem lojas repetidas, é ver pra crer.

Já o som de Shenmue é mais ambiental, algo mais pra relaxar, é claro que todas as zonas e áreas do jogo tem um tema só delas, mas não é nada marcante, pessoalmente acho o som do primeiro fabuloso, já o segundo é tão grande que acho que não tinha como ser melhor do que é, porém mesmo com a trilha sonora não sendo tão marcante no jogo, tem algo que impressiona novamente, que é a dublagem, imagina um jogo com muitos personagens (mais de mil pois existem pessoas que moram na cidade), imagine um jogo com muitos diálogos (você conversa com todo mundo), e agora imagina que tudo isso é dublado com uma qualidade acima da média. Pois é todas as vozes do game são dubladas com uma sincronização labial perfeita e com expressões faciais que condizem com o que esta sendo falado.

Finalizando

shenmue.jpg

Sem você tem um Dreamcast (saudades :( )ou um Xbox não deixe de jogar esse jogo, que provavelmente vai durar muito tempo na cabeça de quem jogou, Shenmue mostra que jogos não são apenas um tipo de diversão qualquer, e sim obras de arte quando são feitos com esmero e não apenas pra vender e sim pra tocar nos sentimentos de quem joga!

Nota Final: 10,0

Compartilhar este post

Link para o post

Chorei aqui chapa!Pq reviver essas coisas, tomarei umas biritas para esquecer de Shenmue :(

Belo review (manda bem hein!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

pow chacpa, nunca tinha jogado o 2... vai pra puta que pariu com um jogo bom desses! :P

tinha o 1 do DC e antes do 2 sair vendi o pobre finado, hoje faço justiça a uma das melhores sagas de todos os tempos gamisticos com esse humilde review!

Compartilhar este post

Link para o post

Shenmue1 é fantástico. Nunca joguei o 2, pena não ter um Xbox1 aqui pra poder aproveitar um jogo desses.

X360 roda jogos Xbox1?

SE SIM FIM DO ANO TOU PEGANDO UN

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu sei, não são todos os jogos do Xbox 1 que funcionam no Xbox 360... felizmente Shenmue 2 é um deles! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz joguei na época do lançamento!nada paga comprar o jogo duas vezes pra poder passar de CD lol

Compartilhar este post

Link para o post

Eu joguei o 2 no xbox no final do ano passado e realmente é perfeito...fiquei a semana de férias inteira jogando ele e os graficos ainda impressionam, principalmente na viajem do final é tudo muito lindo e armonico...a cena do ryu vendo lan-di no elicoptero pra mim é antologica...clássico mor...comprarei o original quando encontrar para re-joga-lo no 360..

Compartilhar este post

Link para o post

Terminei Shenmue 1 umas 4 vezes, achava o melhor game ever. Quando pus minhas mãos no 2º não pude acreditar que aquilo era possivel, é simplesmente MUITO melhor que o 1º, pena que o shenmue2 só terminei uma vez :( pq os cds estavam dando muito pau. Comprarei o X360 no final do ano e usarei o recurso de retrocompatibilidade a rodo para jogar Shenmue2 N vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Chapas, joguei o shenmue 2 JAPONÊS no DC, com guia da Gamefaqs. Embora não tenha entendido bulhufas da história (risos), deu pra apreciar e admirar essa obra-prima em sua jogabilidade quase que perfeita!

Falow

Compartilhar este post

Link para o post

po, jogar shenmue sem entender a história é meio sem graça, mas deve ter entendido mais ou menos alguma coisa e teve o prazer de jogar essa obra prima...

não é de todo mal! :D

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º por ter uma escala menor, tem uma ambientação mais cuidadosa, principalmente com relação aos NPCs. Mas acho o 2º mais jogo em todos os demais aspectos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa Ralf, bela homenagem para serie, Shemue merece isso e muito mais.

Feliz quem pode jogar esse jogo no Dreamcast, serio, sair do play1 e pegar um jogo desse foi uma coisa sem noção lembro quando coloquei o jogo pra rodar pela primeira vez, aquele inicio cinematografico e o final a imersão que é aquele jogo lembro de eu mexendo nas gavetas e falando "pqp, até nas gavetas" hehehehehehe, simplismente uma perola(mais uma) do Dreamcast(console fodonico demais, me arrependo de ter vendido).

Não é atoa que todo mundo elogia o jogo, um dos mais marcantes que joguei sem duvida, e impreciona demais até hoje, atemporal o jogo.

O 1 pra mim é o melhor também, mas só zerei ele na epoca do Dreamcast, o 2 só pude jogar até o fim do primeiro CD e uns 4 anos depois peguei a gravação do meu colega(no Xbox) que já tava no meio do segundo CD e terminei, jogo pra se apreciar.

Chapas não conhecem nenhum emulador de Dreamcast que rode-o não? nossa saudades do jogo, queria rejoga-lo e jogar o 2 do começo pra entender melhor a historia.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu chacpas...

os emuladores que rodam Shenmue, perfeitamente no caso do 1 ao menos, que foi o que eu testei são:

Chankast

http://chanka.emulatronia.com/FrameSetDC_Down.htm

NullDC

http://emudev.com/funstuff/nullDC_100b1_setup.rar

Bios

http://www.clubedosjogos.net/dreamcast.htm

Usuário Para Download: clubedosjogos

Senha Para Download: www.clubedosjogos.net

Bem depois de vc baixar a bios é só renomear de dc_bios para dc_boot e joga na pasta data do null dc junto com o arquivo dc_flash

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Ralf, já to baixando Shemue aqui, relembrarei o jogo.

Bonita a capa de Shemue 2 nunca tonha visto.

O Yu Suzuki ta trabalhando com que ultimamente Ralf? Podiam aproveitar a Engine de Yakuza 3 e fazer o Shemue 3 com o 1 e o 2 no mesmo Blue Ray.

Editado por Leonhart

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei dizer qual dos dois é melhor. Para mim, ambos levam nota 10. A ambientação atingida nesse jogo é impressionante. Eu viajei enquanto passeava por Yokosuka ou Hong Kong. Quem não jogou, DEVE pegar um Dreamcast para jogar. Sem mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Ralf, já to baixando Shemue aqui, relembrarei o jogo.

Bonita a capa de Shemue 2 nunca tonha visto.

O Yu Suzuki ta trabalhando com que ultimamente Ralf? Podiam aproveitar a Engine de Yakuza 3 e fazer o Shemue 3 com o 1 e o 2 no mesmo Blue Ray.

parece que ultimamente ele está trabalhando em um jogo de corrida arcade... nem precisa dizer que vai ser do caralho... só pra constar, a maioria dos classicos da SEGA são todos dele... é quase o Miyamoto da SEGA...

sobre a capa do Shenmue, é linda mesmo...

e sobre preferir o Shenmue 1 ao 2 acho que é porque o 1 é mais realista... mais marcante... talvez porque foi uma epoca que pulei de jogos de PSone pra Shenmue que era incomparavel...

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu considero de bom e o que considero ruim em Shenmue 2:

Prós:

- Gráfico (tanto parte artística como técnica, apesar das falhas a serem citadas abaixo)

- Músicas e sons (capturam muito bem o clima do jogo)

- Desenvolvimento da história (sério, Yu Suzuki deveria ser novelista, pqp. Enquanto eu não terminava o jogo dava aquela vontade monstro de saber o que aconteceria depois)

- Atenção aos detalhes

Contras:

- Loadings intermináveis (na época, lembro dos seguistas falando PS2 TEM MUITO LOADING, PQP, mas se esqueciam dos loadings no DC :lolmor:)

- Jogabilidade travada (sério, Mortal Kombat do SNES era melhor nesse quesito, a resposta do direcional é muitooooooo lerda)

- Cenários relativamente pequenos (é o preço para se ter ambientes tão detalhados, o que só agrava os problemas com loading, já q eles ocorrem na transição entre os quarteirões e nas entradas de algumas lojas. Acho q eu passei 1/4 do tempo q eu joguei o jogo olhando pra tela preta "Now Loading", pqp)

- Falhas gráficas (Slowdown da porra em vários momentos, NPCs sumindo e aparecendo do nada bem na frente do Ryo (o que só reforça a minha teoria que esse foi um jogo ambicioso demais pro DC), chuva de 16 bits, água tosca)

- Bichice do Ryo (

PORQUE CARGAS D'ÁGUA ELE NÃO CATOU A JOY? VAI VER QUERIA DAR A BUNDA PRO NEGAO TOM DO SHENMUE 1

)

Dou nota 7,0 pra esse jogo.

Falow (fica a sugestão da Sega fazer um Reviewer's Guide quando sair Shenmue 3 (isso se sair :lolmor:))

Editado por Knightmare

Compartilhar este post

Link para o post

no Xbox os NPCs não somem e não há slowdown, sem contar que os loadings são bem menores tb!

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa, joguei no DC tinha de fato todos esses probleminhas técnicos que o Knightmare falou, mas devemos lembrar que estava vindo de um psx, que tbm era muito comum ter um draw distance pífio só que em gráficos muito inferiores em contextos muito mais simples. Se pegar Shenmue pra jogar depois de experimentar games de ps2 realmente vai achar os defeitos técnicos muito mais graves, mas jogando na época que o game foi lançado vindo de um N64, PSX ou saturno o salto gráfico e de gameplay era TÃO absurdo que os defeitos técnicos ficaram em segundo plano.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodou perfeito aqui o emulador valeu mesmo Ralf tava doido pra rejogar essa obra prima.

Bem feito demais esse jogo me impressionei denovo com o começo, muito cinematografico, intrigante, empolgante demais, a quantidade de detalhes é incrivel nesse jogo deixa tudo muito imersivo ele tirando o sapato pra entrar na casa mexer em tudo nas gavetas e tal, tudo interativo, revolucionario demais o jogo.

Poxa quero saber o resto da historia cada o Shemue 3 Sega, historia legal demais?

Beleza com esse emulador vou poder terminar alguns jogos que não consegui na epoca do dreamcast, Skies of Arcadia será um deles.

Editado por Leonhart

Compartilhar este post

Link para o post

tb sempre tive vontade de terminar o skies of arcadia e o Evolution... dizem que tem gerador de calabouços e sempre são diferentes! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Skies of Arcadia era bom demais aquelas batalhas aereas cenarios bonitos o combate era bem legal também mas na epoca do Dreamcast travei numa tribo indigena lá que falavam pra achar um passaro ou estatua não lembro direito, mas nunca achei.

Qual é esse Evolution chapa? Ele ou skies que tem gerador de calabouços?

Compartilhar este post

Link para o post

Skies of Arcadia sem duvidas o melhor RPG de DC, seguido por Grandia II. Evolution é ruim demais, da até dor de barriga de tão ruim, dungeon crawling puro.

Vou testar esses emuladores ai, nunca consegui emular DC decentemente, sempre dava muito pau.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..