Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
LeWZ

Review de Bioshock

Posts Recomendados

Prévia

Depois de pouco mais de 20 horas de jogo, Bioshock está terminado. Não tem pra Halo 3, nem Metroid Prime 3, Orange Box ou qualquer outro jogo que vocês venham a jogar esse ano. O GOTY foi definido em 14/08/2007.

Tudo que se previa e se antecipava está consolidado na versão final do título. Os contras são tão escassos e pouco freqüentes que é preciso esmiuçá-los pra caberem em um parágrafo. É como todo FPS deveria ser, comparável (ou melhor?) a Half-life 2 e suas expansões.

O Jogo

Prólogo

O mundo passou pela 2ª Guerra Mundial e tudo está em fase de reconstrução e desenvolvimento a todo vapor. O ano é 1960 e você é Jack, cidadão comum que encontra-se a bordo de um avião sobrevoando o pacífico. A trama começa quando uma explosão acontece e o avião cái no mar, próximo a uma construção esquisita em forma de torre (tipo um farol).

Parece que você é o único sobrevivente do acidente e, já no mar, nada até a construção como forma de se abrigar do ocorrido. É aí que tudo começa e você descobre Rapture, a cidade submarina construída pelo industrialista Andrew Ryan nos idos de 1946. Ryan é um idealista que sonha concluir a sua obra-prima, um reduto auto-suficiente longe de qualquer lei ou país moralista.

E assim é Rapture, com seu próprio sistema elétrico, de produção de comida, purificação de água e mecanismos de defesa utilizando cavidades vulcânicas submarinas. Milhares de pessoas vão morar neste “paraíso” próspero que tem sua própria economia e desenvolvimento científico. Porém, quando você chega no local tudo parece desolado e as pessoas insanas. Algo deu errado...

Sistema de jogo

Você, como pica-grossa protagonista que é, tem dois medidores em forma de HUD no canto esquerdo superior da tela. O vermelho é sua vida, recarregável com kits médicos recolhidos ao longo do jogo (parecido com FEAR), podendo ser usados a qualquer momento. O azul é a sua barra de EVE, uma espécie de combustível para seus poderes sobrenaturais.

Em Rapture, todos têm acesso aos experimentos produzidos pela sua comunidade científica. Ou melhor dizendo, têm de pagar por isso com ADAM. É como comprar munição para suas armas com dinheiro nas máquinas espalhadas pelo jogo. Entretanto, o ADAM só é conseguido quando se tem acesso às little sisters. Elas são as guardiãs do ADAM e os big daddies são os guardiões das little sisters. Pra conseguir chegar perto delas você vai ter que lidar com o monstrengo.

Bioshock é extremamente influenciado por alguns jogos, dentre eles Undying (do Clive Barker que vai lançar Jericho em breve). Quem jogou Undying já está parcialmente familiarizado com a dinâmica de jogo de Bioshock. Sua mão esquerda controla seus poderes sobrenaturais adquiridos por mudanças genéticas. Sua mão direita carrega suas armas de fogo e de projéteis, além da chave-inglesa. Diferentemente de Undying ou você controla um ou outro e não os dois ao mesmo tempo.

Essa dinâmica funciona extremamente bem e, como o próprio jogo enuncia, nenhuma batalha é igual a outra. As possibilidades são praticamente infindáveis quando você combina os seus poderes com as situações do jogo. Um exemplo disso dá pra observar logo no início do jogo com os poderes da eletricidade e do fogo. Você está numa cidade submarina decadente cheia de vazamentos de água em sua estrutura. Então o que faz quando vê um inimigo perto de um vazamento? Ateia fogo nele que, desesperado, corre pra apagá-lo mergulhando numa dessas poças de água. Enquanto ele se resfria você o eletrocuta com o seu poder do choque na poça. Um a menos pra encher o saco.

Gráfico

Um dos jogos mais bonitos que já joguei. Acho que o mais bonito no conjunto do todo. Toda essa beleza gráfica roda a 30 fps constantes com alguns poucos slowdowns e contribui muito para a ambientação do jogo. Existe uma opção para liberar o v-sync e outros recursos gráficos para rodá-lo a 60 fps cravados (na versão de 360!), mas eu preferi me manter com os 30 e a beleza estonteante do cenário.

Tudo parece meticulosamente feito e aprimorado para criar a melhor sensação de Rapture possível. São tantas “micro-coisas” que chega a ser difícil acreditar que conceberam tudo isso para um jogo somente. Comparando com System Shock 2, do mesmo time de desenvolvimento, esse último fica no chinelo com relação a detalhes e direção de arte.

São tantos panfletos, mensagens de áudio, logomarcas, slogans, propagandas, conceitos visuais, etc que devem ter contratado uma equipe específica de publicidade ou comunicação pra cuidar disso. É algo tão absurdo como nunca vi em nenhum outro jogo e acredito que não verei em breve (talvez até lançarem Bioshock 2 hehe).

Os efeitos de água são um show à parte. Numa cidade submarina a água está muito presente, então tem de ser o mais fidedigna possível à realidade, principalmente com efeitos de luz e sombra, também abundantes no jogo. Você vai ver água em cada canto do cenário, e retratada na sua melhor forma. Junte a isso os efeitos de fogo, gelo e um pacote de texturas animalesco e você tem um dos jogos mais imersivos graficamente da atualidade.

Som

O som também é maravilhoso. Não digo tanto a trilha sonora ou o acompanhamento de fundo, mas os efeitos sonoros da cidade. Você vai ouvir rangidos e barulhos de pressão da água querendo entrar pelos vidros megaespessos de Rapture. Vai ouvir os splicers (seres humanos que perderam sua consciência e discernimento, habitantes de Rapture) chorarem, gritarem e conversarem consigo mesmos, os grunhidos dos big daddies, os violinos rangerem num momento de tensão... Enfim, tudo como manda o figurino pra tornar a experiência ainda mais hipnotizante.

Some-se a isso as músicas da década de 50 e 60 tocando nas vitrolas e jukeboxes do jogo, dando ares de uma sociedade que vivia ali pacificamente, cheia de glamour e política antes das coisas darem errado. Experimente jogar com um fone de ouvido para maximizar a imersão.

Contras

Menor sessão do Review. São 3 até onde pude perceber e abrangem apenas a parte técnica do jogo, o que seria facilmente corrigido com um patch. O primeiro é um problema com pop-ups de textura quando se avança muito e retorna-se para uma área anterior. Um exemplo disso é quando você olha para um corpo de um inimigo morto no chão depois de regressar para uma área anterior e a textura vai formando aos poucos. O segundo é umas travadinhas quando se joga por muito tempo (relatado inclusive no review da gamespot). E o terceiro é com relação à dessincronização das legendas em algumas partes do jogo. Nenhum desses contras é o suficiente para arranhar o gameplay.

Conclusão

Não preciso dizer que esse jogo é mais que obrigatório para os donos de 360 e PC. Foram mais ou menos 22 horas que passaram voando, tanto que pareceram 10-15. Tudo no jogo é extremamente trabalhado e os esforços para conseguir determinado poder ou conquista são sempre recompensados. A cidade é viva e funciona independente da sua presença.

As batalhas são colossais, principalmente contra os big daddies, com alguns chefes pontuais que dão o tom do cenário em que estão. Os inimigos também se trajam diferentemente para cada lugar distinto pelo qual você passa, o que traz um conceito bastante original e único para os mesmos.

Quando terminei o jogo hoje e parei pra pensar se ele era melhor que half-life 2 e fiquei em dúvida, soube que, qualquer que fosse a resposta, acabava de jogar uma das principais obras da década, muito marcante e inesquecível.

Joguem logo porra!

Nota 10 e ponto final.

Editado por LeWZ

Compartilhar este post

Link para o post

Review foda!

Isso ae, melhor jogo do ano antes mesmo desse acabar.

Não tem pra ninguém, pobre Halo3 :(

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Lewz, estou adorando o jogo.

Gears of War em seu modo solo perde feio para Bioshock. A arte do cenário, suas cores, seu clima, há muito que não jogo algo tão cativante. Sem falar dos sustos que eu já levei sem saber que o jogo tinha esse propósito.

A última foi uma coincidência pelo que percebi. Estava tentando há um bom tempo matar um Big Daddy. Ralei, ralei, ralei e no fim consegui matar o danado. Fraco, cansado, sem life, sem EVE, fui catar o loot da batalha. Quando chego perto de uma porta, um BD com uma LS entram na sala. Dei um pulo da cadeira nessa hora, mesmo sabendo que eles não atacam se vc não fizer nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Review foda!

Isso ae, melhor jogo do ano antes mesmo desse acabar.

Não tem pra ninguém, pobre Halo3 :(

Vlw chapa! ;)

Acho que GOTY Multiplayer vai pra Halo 3, mas SP já era...

Muito bom Lewz, estou adorando o jogo.

Gears of War em seu modo solo perde feio para Bioshock. A arte do cenário, suas cores, seu clima, há muito que não jogo algo tão cativante. Sem falar dos sustos que eu já levei sem saber que o jogo tinha esse propósito.

A última foi uma coincidência pelo que percebi. Estava tentando há um bom tempo matar um Big Daddy. Ralei, ralei, ralei e no fim consegui matar o danado. Fraco, cansado, sem life, sem EVE, fui catar o loot da batalha. Quando chego perto de uma porta, um BD com uma LS entram na sala. Dei um pulo da cadeira nessa hora, mesmo sabendo que eles não atacam se vc não fizer nada.

Heuaheuhaueahuehau. Também caguei o pau antes de descobrir que ele não é hostil huhuhuhuhu... Muito bom chapa. Está aonde?

Compartilhar este post

Link para o post

LOL eu metia bala em tudo que se movia, depois de MUITO tempo que vi que o infeliz não te ataca.

Compartilhar este post

Link para o post
Heuaheuhaueahuehau. Também caguei o pau antes de descobrir que ele não é hostil huhuhuhuhu... Muito bom chapa. Está aonde?

Eu já sabia que ele não atacava pelos vídeos que baixei. Mas não tem como não conter o cagaço ao ver o bicho bem em frente de vc ao abrir uma porta. hehe!

Agora onde foi que parei... fiz pouquíssima coisa só devo ter pego 4 LS, o que diabos acontece quando pego o ADAM? Cresce a barra de EVE? Se for nem notei...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu já sabia que ele não atacava pelos vídeos que baixei. Mas não tem como não conter o cagaço ao ver o bicho bem em frente de vc ao abrir uma porta. hehe!

Agora onde foi que parei... fiz pouquíssima coisa só devo ter pego 4 LS, o que diabos acontece quando pego o ADAM? Cresce a barra de EVE? Se for nem notei...

Não, você vai ver mais pra frente. Não vou nem falar porque é bastante óbvio. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem nada de mais dizer agora. Pegando Adam, tu troca esses pontos por novos gene tonics nas máquinas de Gene upgrade.

Sobre o review, está muito legal. O interessante é que não tem nenhuma imparcialidade, BioShock é um jogaço de fato, tudo o que foi escrito confere. Tô quase acabando a Arcadia.

Lol, acho que ninguém sabia que os Big Daddies não eram hostis. Mas o primeiro que eu tentei matar me deu uma surra de pau mole, MUEDUE. Era um Bouncer, fiquei até com medo de tentar enfrentar o cara de novo. Me deu a impressão de que o Bouncer é muito mais forte que o Rosie.

Compartilhar este post

Link para o post

Apanho muito desses papangus!Fora que deixem um mané jogar na minha gravação enquanto jogava uns contra no futiba, qndo vi o infeliz ACABOU com toda minha munição e gravou ainda :( (detalhe, não saiu do lugar)

Compartilhar este post

Link para o post

Já terminei o jogo 2 vezes e vi os dois finais. viciei mor no jogo, jogaço, melhor do xisbox até agora.

Ainda bem que descobri que eles não eram hostis desde o começo, foda é quando tu tá matando slicers e sem querer tu dá um pipoco num BD que tá passando a esmo, ele vem com tudo pra cima de tu, chata bagarai, mas depois de matar muitos eles até que ficam facil de matar.

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem nada de mais dizer agora. Pegando Adam, tu troca esses pontos por novos gene tonics nas máquinas de Gene upgrade.

Sobre o review, está muito legal. O interessante é que não tem nenhuma imparcialidade, BioShock é um jogaço de fato, tudo o que foi escrito confere. Tô quase acabando a Arcadia.

Lol, acho que ninguém sabia que os Big Daddies não eram hostis. Mas o primeiro que eu tentei matar me deu uma surra de pau mole, MUEDUE. Era um Bouncer, fiquei até com medo de tentar enfrentar o cara de novo. Me deu a impressão de que o Bouncer é muito mais forte que o Rosie.

Bouncer >>> Rosie. Além do mais, Bouncer muito mais estiloso, confere?

Já terminei o jogo 2 vezes e vi os dois finais. viciei mor no jogo, jogaço, melhor do xisbox até agora.

Ainda bem que descobri que eles não eram hostis desde o começo, foda é quando tu tá matando slicers e sem querer tu dá um pipoco num BD que tá passando a esmo, ele vem com tudo pra cima de tu, chata bagarai, mas depois de matar muitos eles até que ficam facil de matar.

É chapa... Terminei vendo o final bom e vi o ruim no youtube. Quando tu vê o ruim dá até um nó pelas coisas que você faz durante o jogo. Final bom >>>> Final ruim

Compartilhar este post

Link para o post

Passa o link do ruim ae, até ia jogr de novo mas nem dá, tem jogo pa carai aqui.

Jogo bom demais, pqp!

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo definitivamente eu nao so um jogador de 1 pessoa, ainda mais meio classico assim, mas estou achando bioshock um pouco dificil e esta me irritando ja, e normal isso? serio msm fico chato ja. jogar no easy ouvi falar heim....

Compartilhar este post

Link para o post
Tipo definitivamente eu nao so um jogador de 1 pessoa, ainda mais meio classico assim, mas estou achando bioshock um pouco dificil e esta me irritando ja, e normal isso? serio msm fico chato ja. jogar no easy ouvi falar heim....

Estranho ouvir isso, já que o pessoal anda reclamando que o jogo chega a ser fácil até.

Eu por exemplo to jogando no hard e to achando normal, mas vale lembrar que jogo no PC logo mouse+teclado >>>>>>>>>> joystick, por isso é dificil de julgar. Mas eu levo em conta que o jogo possue itens de cura a rodo pelo mapa, sem contar as diversas maquinas para comprar; agora o que pode estar ocorrendo ae é que vc não anda tirando poucas fotos dos inimigos, isso garante muitos bonus de ataque contra eles, pois a medida que vc avança no jogo as armas vão perdento o poder contra os inimigos.

Editado por TOGURO

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho ouvir isso, já que o pessoal anda reclamando que o jogo chega a ser fácil até.

Eu por exemplo to jogando no hard e to achando normal, mas vale lembrar que jogo no PC logo mouse+teclado >>>>>>>>>> joystick, por isso é dificil de julgar. Mas eu levo em conta que o jogo possue itens de cura a rodo pelo mapa, sem contar as diversas maquinas para comprar; agora o que pode estar ocorrendo ae é que vc não anda tirando poucas fotos dos inimigos, isso garante muitos bonus de ataque contra eles, pois a medida que vc avança no jogo as armas vão perdento o poder contra os inimigos.

Putz tem isso, conte-me mais com urgencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Lol, Cenoura não se aprofunda no jogo. Tirando fotos tu ganha uma parcela da barra que tem que encher. Dependendo do grau da foto (A, B ou C), ela enche mais ou menos. Quando completar, tu ganha um extra. Os inimigos ficam mais vulneráveis às antipersonel rounds ou tu ganha até mesmo um tônico novo.

Quanto à dificuldade de BioShock, sou meio suspeito pra falar. Toda vez que mato um inimigo eu salvo. Se faço alguma cagada eu salvo também, não sou de ficar repetindo o que eu fiz. Entretanto, sempre que posso eu lanço um Electro Bolt nos splicers, chego perto e estouro a cabeça deles com um tiro de pistola comum, embora eu já tenha feito 100% de upgrade nela (o que não é tão difícil). Assim tu economiza EVE e tiros.

O que acontece é que eu sempre fico achando Eve Hypos e First Aid Kits a baldes no cenário. No final das contas, não se tem muita dificuldade, não. A única merda é quando tu enfrenta muitos inimigos de uma vez. Aí, os first aid kits vão fácil demais, mas talvez porque eu uso pouco meus gene tonics.

Compartilhar este post

Link para o post

LOL tb não usei a máquina fotográfica...só qndo era OBRIGADO :P

Compartilhar este post

Link para o post

to torando fotos, so que agora tenho outra duvida, peguei altos tonicos e como usa eles, ou nao se usa e so deixar equipados, me expliquem essa bagaca dos tonicos plsss

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria são equips mesmo, basta ter slot disponivel e equipa-los. Agora tirando fotos das Little Sisters eu consegui um tonico de aumentar barra de life.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar Fotos é essencial , eu pesquisei todos os inimigos do jogo , cada um tem 5 barras pra encher .

Por exemplo um turret :

1 barra - + dano com armor piercing rounds

2 barra- dano x 1

3 barra- dano duplicado

4 barra- hacking se torna automatico

5 barra- dano triplicado

e assim por diante , sobre os tonicos tem que equipar na respectiva categoria , physical/engeering ou combat , eles não são ativos como os plasmids , é só equipar, com eles vc pode hackear mais rapido, camuflagem , diminuir o tempo de alarme , ficar praticamente invisivel a leitura das cameras , dar loot 2 x , aumentar dano e ou velocidade do wrench , aumentar a resistencia com fogo ou eletricidade , etc , etc ... são 58 tonics no total , alguns são raros e só se consegue salvando as LS ou pesquisando com a camera .

Compartilhar este post

Link para o post

zerei bio, GOTY mue dues, a relacao mr Bublles e litle sister e comovente.

Mr BUbbbblleeeeeeeeeeeeeeeeeee

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: já respondido pelos chapas

Tô recolhendo pedaços da Big Daddy Suit ainda. BioShock é um jogão, mas já tô ficando meio cansado de jogar, jogar e não acabar. Tô no final do jogo, já que vi que ganhei o achievement de ter pego todas as Little Sisters. Se não fechar em mais umas 2h não sei o que eu faço. Tô cansadom0r já. E o pior é que não tem contador de tempo de jogo. Fico puto com jogos que não tem isso, porra.

Editado por Xiubaca

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..