Ir para conteúdo
Ryo

Jogos ou estilo de jogos que vocês sentem falta

Posts Recomendados

Houve uma época que o gênero metroidvania estava escasso, hoje em dia sobra jogos do gênero.

Jogos estilo Zelda também, agora temos Tunic, Super Dungeon Maker e Death's Door para preencher a lacuna.

Jogos indies vieram para preencher as lacunas deixadas pelas empresas grandes e fazem um bom trabalho nisso.

Só que mesmo assim vocês sentem falta de algum gênero, subgênero ou continuação de um jogo?

Particularmente sinto falta de alguns em específico. Um exemplo é que mesmo uma continuação tendo sido anunciada recentemente, já se vê que não é a mesma coisa.

72744_front.jpg 

O primeiro Valkyria Profile foi bem singular, com exploração das dungeons por plataforma e puzzle, a ambientação nórdica com uma apresentação boa da história pregressa dos espíritos, as batalhas diferentes que requer um bom timing para os combos, etc.

PDS_Cover_Digital.0-700x466.jpeg

Taí uma série que se encontrou em outro gênero, principalmente porque por trás do jogo havia um lore incrível que era subutilizado. E dentro deste gênero de RPG é um jogo singular, com batalhas que dão muita importância ao posicionamento, você se vê sempre procurando o lugar mais seguro nas batalhas. O jogo de câmeras passa a impressão que se está jogando um shooter.

Gostaria muito que tivesse um jogo semelhante mas até hoje nunca veio.

DragonQuarter_7786.jpg

Sim, este é controverso, por ser tão diferente acabou meio que sendo rejeitado pelos fãs.

Só que tirando deste contexto o jogo é marcante e diferente de tudo. Se for para classificar em um gênero seria um... survival RPG.

Itens escassos, dificuldade elevada (qualquer inimigo normal que você não levar a sério... pode dar gameover), save tokens escassos e lugares para salvar espaçados um do outro. Dá um feeling de opressão que lembra a série Souls.

Batalhas estratégicas interessantes, é uma boa base se resolvessem continuar neste caminho em uma continuação.

E um poder apelão que quanto você mais usa, mais perto do gameover fica. Falando assim parece algo solto mas amarraram muito bem este sistema no jogo.

• Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)

Sinto falta de shooters em terceira pessoa lineares. Hoje tudo tem que ser open world com 200 "?" no mapa, online pra vender skin, etc.

Rejoguei esse mês o Max Payne 3, bateu saudade, já tivemos: Splinter Cell, Binary Domain, Vanquish. Acho que na geração ps4/xone tivemos quase nada de franquia nova nessa pegada e/ou continuações desses.

EDIT:

Tava lembrando aqui, no 360 até o 007 Bloodstone me divertiu. 

Editado por grun

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)

Shadow Hearts 2

Star Ocean(mas está voltando)

Final Fantasy Tactics/Tactics Ogre

Editado por Rei_Ayanami
Adicionar informação

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto falta de RPG tático, ainda não conseguiram superar o Final Fantasy Tactics, acho que o gênero morreu.

Também queria mais RPGs desses hiper complexos que você precisa passar semanas lendo, tipo Pillars of Eternity 

Compartilhar este post

Link para o post

Legend of Legaia 

The Legend of Dragon

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o gênero classico de RPG como um todo está um tanto defasado, com o passar dos anos se tornou mais e mais insustentável para as produtoras, uma coisa que percebo que fica no caminho é que hoje em dia os adolescentes tem interesses diversos dos que quando eramos adolescentes, eles preferem jogos mais dinâmicos e chamativos com narrativa simples ou mesmo sem a mesma.

Depois que retomei os video game, também notei que ate mesmo as mais simples narrativas não são interpretadas direito hoje em dia, os jogos também tem de seguir padrões sociais "chatos" para serem aceitos o que muitas vezes faz algumas coisas ficarem forçadas, não acredito em um retorno dos RPGs da era clássica de quando eu era uma adolescente postando por aqui.

Temos uma nova geração de Rpgs, agora bem mais similares a jogos de ação o padrão se repete em basicamente todos os jogos a unica série que lembro que sempre foi um rpg classico foi Dragon Quest (amo o 11 bastante) ate mesmo Shin Megami Tensei já fez persona com outros gêneros. 

Compartilhar este post

Link para o post

Contra LIKE tem muito poucos...

• Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tactics Ogre. Tem alguns similares mas não com a mesma qualidade.

Jogos de estratégia bons, no geral. Fizeram um remake do Age of Empires com visual novo. Novas civilizações. E só.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Seth disse:

Sinto falta de RPG tático, ainda não conseguiram superar o Final Fantasy Tactics, acho que o gênero morreu.

Também sinto falta mas não diria que o gênero tá morto. Talvez muito retraído, mas com potencial pra ressurgir. Triangle Strategy tá aí pra provar que há muito interesse e potencial pra mais jogos assim. Em duas semanas vendeu mais de 800k cópias, o que pra um gênero de nicho como esse é incrível, e isso que está só no Switch por enquanto. Se a Square não for burra, deve colocar em outras plataformas. Vão lançar aquele DioField Chronicle esse ano tb. E ano passado a DotEmu anunciou Metal Slug Tactics.

Fire Emblem é outro caso de sucesso, o último chegou na casa dos 3 milhões de cópias vendidas, apesar de que essa série não sai da Nintendo mesmo.

Dá pra explorar títulos mais variados e indies também, tem coisas boas escondidas por aí. TROUBLESHOOTER: Abandoned Children é um que sempre é muito bem avaliado, saiu uns dois anos atrás, é mais no estilo XCOM, e os devs continuam ativos trazendo melhorias até hoje.

Se algum desses supera FFT ou Tactics Ogre: LUCT, aí é outra história, mas vai ser sempre uma tarefa muito difícil superar os clássicos, e não acho que isso deva servir de parâmetro pra medir o pulso de qualquer gênero de jogos.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Tactics Advance, aquele que você vai montando o mapa, é bom. Mas acho um pouquinho só enjoativo.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Reirom disse:

Reirom manjou.

Sinto falta do meu Goemon lindo. Mystical Ninja é muito underrated. 

• Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto falta de um Megaman X9 que poderia ter gráficos 2D HD como SOR4 por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, H' disse:

Sinto falta de um Megaman X9 que poderia ter gráficos 2D HD como SOR4 por exemplo.

Hasss tem aquele corrupted sai 2030.Valeu xiubaca..   

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)

Sinto falta de shmups ou mais conhecidos como JOGOS DE NAVINHA.

Houve uma época entre a geração PS2/PS3 que a Cave tava atacada e soltava bullet hell como se fosse M&Ms e era lindo. Depois o gênero decaiu de uma maneira que hoje vc tem pouquíssima coisa disponível. Sem contar que esse período teve o lançamento do melhor shmup de todos os tempos e, talvez, um dos melhores game designs já feitos na história da humanidade: IKARUGA.

Ultimamente eu peguei R-Type Final 2, que é muito bom e tá na lista pegar o Sol Cresta. Pena que o novo jogo do criador do Ikaruga já tem status de vaporware nessa altura do campeonato. De lá pra cá, o que dá pra contar são com relançamentos de jogos antigos, muito graças ao pessoal da M2.

Editado por qqt
  • Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Reirom disse:

Hasss tem aquele corrupted sai 2030.Valeu xiubaca..   

Estética do SNES não me agrada muito (joguei mais no PS1), mas tratando-se de um fanservice faz lá algum sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem reclama que falta SRPG precisa apenas de um Switch. 

Sobram opções de qualidade. Mario + Rabbids (que terá sequência esse ano), Fire Emblem Three Houses e Triangle Strategy estão entre os melhores da história do gênero. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto falta de um corrida Arcadão tipo Daytona USA ou então um NFSU. Gostaria de mais beat em ups tbm, SOR4 mostrou que ainda pode haver jogos do gênero com capricho.

Jogando Elden Ring eu sinceramente vejo que a Square podia rebootar a série Final Fantasy com história simples, ambiente dark baseado em combate e exploração com Dungeons e grandes chefes clássicos da série. Mas preferiram fazer isso com Stranger of Paradise :lolmor:

A SEGA podia trazer de volta Phantasy Star clássico TB.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita a minha lista é longa, sinto falta de diversos gêneros (ou jogos que representam eles)

Final Fantasy Tatics

Um Ridge Racer Raiz (Até uma coletânea remasterizada eu aceitaria)

Beat Up (Street of Rage 4 foi um lampejo de esperança)

Um Futebol com jogabilidade Arcade, tipo os Super Star Soccer 

Um  Gradius VI ou Axelay 2 (esses aqui acho que só um milagre)

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/03/2022 em 11:41, Reirom disse:

Tem bastante até.

Mercenary Kings, Valfaris, Blazing Chrome, Super Time Force.

Até o Cuphead tem alguma similaridade com o estilo.

Pessoal sentindo falta de beat'n up:

Tem The Friends of Ringo Ishikawa, Contract Killer, Mayhem Brawler e Kung Fury.

Futuros lançamentos tem:

-Brok the investigator

-Fading Afternoon

-Jutsu Squad

-o novo tartarugas ninja

Compartilhar este post

Link para o post

Tem bastante até.

Mercenary Kings, Valfaris, Blazing Chrome, Super Time Force.

Até o Cuphead tem alguma similaridade lol.  Zerei todos esses aí CINCO em 30 anos tem muitos né hishuahuq  huahua ryo...blazing crhome e unico contra clone desees e e bom meu amigo Danilo dias ..

Compartilhar este post

Link para o post

Esses aí lançaram em menos de uma década, boa parte não tem nem 5 anos de lançamento.

Se for pesquisar mesmo tem um monte de jogos similares que lançaram em 10 anos.

Lembrando de mais alguns: Expendabros, Huntdown, Clash Force, Biolab Wars, The Bug Butcher, Super Cyborg e Steel Assault.

Todos lançados em menos de 10 anos.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Ryo disse:

Esses aí lançaram em menos de uma década, boa parte não tem nem 5 anos de lançamento.

Se for pesquisar mesmo tem um monte de jogos similares que lançaram em 10 anos.

Lembrando de mais alguns: Expendabros, Huntdown, Clash Force, Biolab Wars, The Bug Butcher, Super Cyborg e Steel Assault.

Todos lançados em menos de 10 anos.

Zerei todos cara de indie eu sei tudo.  Huntdown ótimo ok .esse é contra LIKE  .outros aí sao  nada haver só por que dar tiro não e contra. E qualidade mesmo só huntdown e  blazing crhome  são tops resto e fraco 

Clash Force,  lol mehaman like cara.  Tu não sabe o que é contra LIKE Como falei erei tudo que tu citou. Cyborg e antigao sim esse é contra LIKE apesar de meia boca 

Steel Assault. Saiu ano passado e é outro mais megaman que contra de indies 2d eu manjo muito ryo

Ryo confunde contra LIKE com Megaman LIKE. 

ryo zerei 420 metroidvanias amigo e tu ? Abraços 

Compartilhar este post

Link para o post

Aí depende de quão parecido vc quer.

Megaman e Contra tem suas similaridades, são sidescroller plataforma 2d com shooter.

Vc quer mais um Contra clone do que Contra like.

É como falar que quer um Metroid like e depois reclamar que citaram jogos metroidvanias diferentes do Metroid.

Se for ver por este aspecto, Metroid clones são escassos mesmo tendo um excesso de metroidvanias.

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)

Vc confundiu tudo não tem 420 metroidvanias zerados. E metroid e nem castlevania foram pioneiros nesse gênero chamado Metroidvania .Vc não entende o básico. Eu sou do ramo. Contra e Megaman são bem diferentes.  Contra tem menos armas e mais ação menos plataforma. Megaman e muito mais plataforma que contra. Só pra começar.  Contra LIKE do que vcs citou apenas  blazing crhome  cyborg fraco e velho e huntdown. Maioria se parece mais plataforma com armas . Bem não vou ofender pois vc é novato no mundo indies. Eu zerei todos jogos que vc falou cara . Tá no meu DNA o 2dismo . A braços ah sonic clones tem poucos que gostaria de mais só Curti  freedom Planet e spark Jerster falo Sonic 2d. donkey Kong 2d e raro também só kate wild mask e bom e donkey country 2d like .Abraços ryo. Sou Metroidvaniaco.nao dar pra vc debater sem estudar como eu .

Editado por Reirom
  • Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você não entendeu a analogia com metroidvania mesmo, então deixa pra lá. Tem nada a ver com a origem do gênero metroidvania.

Sobre MM e Contra, é normal jogos de mesmo gênero serem bem diferentes um do outro.

Por isso que é bom não utilizar os termos Contra like e Contra clone como sendo a mesma coisa, assim como você vem fazendo. Pois o primeiro termo admite um leque maior de jogos, todos que citei tem similaridades com Contra.

A conversa já começou truncada por você falar Contra like pensando em Contra clone.

Valfaris e Bug Butcher vc também não considera Contra like? Não são cópia carbono e tem algumas diferenças na estrutura do jogo mas são bem similares.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..