Ir para conteúdo
Rare

DOIS MIL E VINTE E DOIS

Posts Recomendados

(editado)

AKA JOGOS QUE EU NAO JOGAREI EM 2022

Vamos ver se eu volto a amarrar, porque ano passado a profecia se realizou. Vou postar só jogo já lançado e provado com bons reviews. O propósito do tópico é catalogar todos os jogos realmente notáveis do ano em termos de crítica, usando a média da OpenCritic. 

Acabou esse negócio de ano bom, quem aproveitou, aproveitou. Vai ser só ladeira abaixo a partir de 2018 2019 2020 2021 + 2022, corram para o bunker de emus.

Relembrando as regras e critérios utilizados:

Remakes aparecerão com um asterisco do lado (em essência o mesmo jogo com assets refeitos, ex. REmake, Shadow of the Colossus).

Reimaginings serão considerados jogos totalmente novos (mesmo conceito com mudanças bem significativas de design, ex. Tomb Raider Anniversary, Metroid: Samus Returns, Final Fantasy VII "Remake").

Reboots naturalmente também são jogos novos (novo jogo dentro uma mesma IP que faz proveito basicamente de um nome e de um universo, com diferenças mais radicais de conceito e de design e que pode até ser considerado uma sequel ou prequel, ex. Tomb Raider 2013, Hitman 2016, Doom 2016, God of War 2018, Spider-Man 2018) 

Remasters não farão parte da lista (mesmo design e mesmos assets com mais resolução, frame-rate, efeitinhos on/off, mesmo que tenha um ou outro conteúdo extra, ex. ports de jogos do Wii U).

Expansões/DLC de MMOs ou GaaS não são considerados novos jogos.

Jogos que estão em Early Access também ficam de fora até a versão 1.0 sair. E o mesmo vale pra jogos episódicos, só entra quando a obra estiver completa, com a nota final sendo uma média das notas de cada capítulo.

Jogos lançados exclusivamente no Japão também ficarão de fora. Sempre vai valer a data de lançamento da primeira versão que sair no ocidente, seja americana ou europeia.

Outro ponto que vale ressaltar, e é algo que eu só precisei usar uma vez com Cyberpunk, é a possibilidade de usar a Metacritic ao invés da OpenCritic para casos específicos. Prefiro usar a Open porque ela agrega todos os reviews que cada jogo recebe, impendentemente da plataforma. Numa época onde raramente existem diferenças significativas entre versões de um jogo, acho a melhor opção porque os jogos ficam sempre com um bom pool de notas e isso elimina a necessidade de ter que escolher de qual plataforma usar a média, como aconteceria se eu usasse a Metacritic. Porém, existem raras exceções onde uma versão de uma ou mais plataformas pode sair completamente cagada, destoando muito de outras versões, e isso acabar detonando a nota geral do jogo na OpenCritic, como aconteceu com Cyberpunk. Nesse caso a versão de PC, apesar de bastante bugada, era vinho em comparação com a versão de console, que é água de esgoto. São duas experiências completamente diferentes, e misturar a média das duas não faz muito sentido porque não representa o que cada versão é. Nesses casos, me dou o a liberdade de segregar as notas, usando as médias da Metacritic pra cada versão. 

Anos anteriores:

2017

2018

2019

2020

2021

JANEIRO

18 | Nobody Saves the World -- 81

20 | Windjammers 2 -- 78

27 | Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2 -- 81

28 | Pokémon Legends: Arceus -- 85

FEVEREIRO

04 | Dying Light 2: Stay Human -- 77

08 | Sifu -- 80

08 | OlliOlli World -- 85

10 | Grapple Dog -- 78

11 | Lost Ark -- 82

14 | Infernax -- 81

14 | River City Girls Zero -- 71

17 | The King of Fighters XV -- 82

17 | Total War: Warhammer III -- 87

18 | Horizon Forbidden West -- 88

22 | Sol Cresta -- 77

25 | Atelier Sophie 2: The Alchemist & The Mysterious Dream -- 83

25 | Elden Ring -- 96

25 | Grid Legends -- 76

MARÇO

01 | FAR: Changing Tides -- 81

01 | Shadow Warrior 3 -- 74

04 | Gran Turismo 7 -- 87

04 | Triangle Strategy -- 83

04 | What Lies in the Multiverse -- 76

08 | WWE 2k22 -- 76

08 | Will You Snail? -- 86 (5 reviews)

10 | Chocobo GP -- 68

10 | Grand Mountain Adventure: Wonderlands -- 77

16 | Tunic -- 85

17 | ANNO: Mutationem -- 74

17 | Monster Energy Supercross 5 -- 74

18 | Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin -- 73

19 | Syberia: The World Before -- 81

24 | Tentacular -- 83 [VR] (4 reviews)

25 | Kirby and the Forgotten Land -- 85

25 | Ghostwire Tokyo -- 76

25 | Tiny Tina's Wonderlands -- 79

25 | NORCO -- 91

28 | Nightmare Reaper - 81

31 | Weird West -- 77

31 | Moss: Book II -- 83

31 | Coromon -- 75

ABRIL

05 | Lego Star Wars: The Skywalker Saga -- 82

07 | Kombinera -- 82

07 | Green Hell VR -- 83 [VR]

14 | Demon Turf: Neo Splash -- 80

14 | Gotta Protectors: Cart of Darkness -- 83

21 | MotoGP 22 -- 78

21 | Teardown -- 84

26 | King Arthur: Knight's Tale -- 80

27 | Vampire: The Masquerade - Bloodhunt -- 78

28 | Kaiju Wars -- 82

28 | Rogue Legacy 2 -- 89

29 | Nintendo Switch Sports -- 73

MAIO

03 | Loot River -- 72

05 | Citizen Sleeper -- 84

05 | Trek to Yomi -- 72

06 | Crowns and Pawns: Kingdom of Deceit -- 80

10 | Salt and Sacrifice -- 76

10 | Eiyuden Chronicle: Rising -- 72

13 | Evil Dead: The Game -- 74

20 | Cotton Fantasy -- 80

26 | Sniper Elite 5 -- 78

27 | Kao the Kangaroo -- 68

27 | Arcade Spirits: The New Challengers -- 84

JUNHO

01 | Silt -- 76

02 | Card Shark -- 81

02 | Souldiers -- 77

10 | Mario Strikers: Battle League -- 74

10 | The Quarry -- 79

10 | Symphony of War: The Nephilim Saga -- 84

15 | Neon White -- 90

16 | Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge -- 87

16 | Redout 2 -- 70

23 | Gordian Quest -- 82

24 | AI: The Somnium Files - Nirvana Intiative -- 86

24 | Pocky & Rocky Reshrined -- 79*

28 | Birushana: Rising Flower of Genpei -- 78

JULHO

01 | F1 22 -- 81

05 | Yurukill: The Calumniation Games -- 75

08 | Klonoa Phantasy Reverie Series -- 78* 

14 | Loopmancer -- 74

14 | Eyes in the Dark -- 81

14 | Escape Academy -- 81

19 | As Dusk Falls -- 78

19 | Endling: Extinction is Forever -- 79

19 | Stray -- 84

21 | River City Saga: Three Kingdoms -- 72

21 | Hell Pie -- 73

22 | Live a Live -- 81

28 | Bear and Breakfast -- 76

28 | Azure Striker Gunvolt 3 -- 84

29 | Xenoblade Chronicles 3 -- 89

AGOSTO

04 | Hard West 2 -- 81

09 | Two Point Campus -- 84

10 | Lost in Play -- 82

11 | Cult of the Lamb -- 86

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

FLOPS

Babylon's Fall -- 41

SUBTITLES:

< 79 (menção honrosa)
79-84
85-89
90-94
95-99
*Remake

[VR] = VR obrigatório

[VR*] = VR opcional

Editado por Rare
  • Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Topico lindo.

Tou no aguardo de ano hixtórico

Horizon em Fevereiro

Elden ring em Fevereiro

Gran turismo 7 março

Witcherzao 3 remake

Cyberpunk launch hauaha

Zelda Bafo 2

Tem godao tbm

Bayonetta 3

Mue dues deve ter anunceo de Máreo novo que deve ser baseado em Bowsers Fury jogo lindo.

Deve mostrar Mario Kart 9 versao cross switch e swtich next coisa linda de deux

Metroid prime 3 deve ser cross tbm

2022 tem tudo pra bater 2017

Compartilhar este post

Link para o post
Em 04/01/2022 em 21:50, Rare disse:

... aconteceu com Cyberpunk. Nesse caso a versão de PC, apesar de bastante bugada, era vinho em comparação com a versão de console, que é água de esgoto.

Pior que estava vendo umas noticias sobre a DLC do CB2077 e acabei dando uma olhada no meta da versão de PC.

86...

Bem justo para o que o jogo é.

Compartilhar este post

Link para o post

Pokémon Legends: Arceus com 84 deve ser o primeiro lançamento importante do ano

https://opencritic.com/game/12091/pok-mon-legends-arceus

Critic Consensus

While Pokémon Legends: Arceus has its flaws - notably on the technical and graphical side - most critics agree that it's just the shakeup the franchise needed, resulting in one of the best Pokémon games in years.

Compartilhar este post

Link para o post

o goty ja saiu em fevereiro

zelda bafo sei nao se sai esse ano

nintendo lanca o proximo console ano que bem com bafo 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou tão otimista quanto alguns internet afora. O Q1 é muito bom, mas daí pra frente........... vai ser necessário que muita coisa que tá marcada apenas como "2022" se confirme. E que os jogos com janela no segundo semestre, como GOW e Starfield, não sejam adiados. Nintendo tirar umas surpresinhas do rabo na E3, como um MK9 ou DK datados pro holiday, ajudaria horrores. Por enquanto não vejo o ano batendo 17, 18, muito menos se equiparando a 98 como vi um pessoal da mídia gamal séria (não-iutuber) prevendo.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Alucard disse:

o goty ja saiu em fevereiro

mmJDPty.png

Boa previsão.

Compartilhar este post

Link para o post

olha ou e horizon ou elder ring

resto do ano nao tem concorrencia, tem o zelda mas sei nao se sai esse ano

Compartilhar este post

Link para o post

A julgar pelos primeiros jogos eu botaria mais fé no GOW do que no Horizon pra ser GOTY. Mas se bem que achei esse Ragnarok muito parecido com o anterior, sei lá. Tenho convicção que Elden Ring vai ser mais jogo que ambos, mas o fator filminho sempre pesa positivamente nas notas.

Podia rolar um Fantasy Critic esse ano hein........ ainda dá tempo.......... quem anima........... @Beto Paz & Amor @Phalk @Xiubaca @Beck @Alucard @Rhazo

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Rare disse:

A julgar pelos primeiros jogos eu botaria mais fé no GOW do que no Horizon pra ser GOTY. Mas se bem que achei esse Ragnarok muito parecido com o anterior, sei lá. Tenho convicção que Elden Ring vai ser mais jogo que ambos, mas o fator filminho sempre pesa positivamente nas notas.

Podia rolar um Fantasy Critic esse ano hein........ ainda dá tempo.......... quem anima........... @Beto Paz & Amor @Phalk @Xiubaca @Beck @Alucard @Rhazo

O que me deixa meio assim com Elden Ring é ser "apenas" um Dark Souls de mundo aberto. Queria uma reformulação maior no gameplay, além das mudanças inerentes ao mundo aberto. Sekiro foi o jogo que mais se afastou da fórmula de Dark Souls e é disparado o meu jogo favorito da From. 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou empolgado pois o Elden Ring parece ser justamente a direção que eu queria pra um novo Dark Souls, mas se vc quer algo diferente acho que não vai ser esse o jogo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, na verdade eu tô muito hypado, mas se for um mero Dark Souls de mundo aberto, como pareceu pelo demo teste disponibilizada, minhas expectativas ficam mais controladas.

Tô bem dividido se jogo primeiro Horizon ou Elden Ring, mas confesso que neste momento estou um pouquinho mais inclinado pro Horizon. 

Compartilhar este post

Link para o post

Transpor as qualidades do Dark Souls para um jogo open world não é algo trivial. Se a From for bem sucedida, vai ser um baita feito e uma mudança significativa de design, ao meu ver ( gostar mais ou menos do novo estilo é outra história).

Algo similar ao que ocorreu do Batman Arkham Asylum para o City.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza. É que eu não sou louco por Dark Souls. Gosto normal, não chega a ser meu GOTY ou coisa do tipo, como costuma ser para os fãs da From. Mas talvez só com essa mudança de design, por conta do mundo aberto, o jogo acaba clicando pra mim como Sekiro clicou, mas é um grande "talvez".

Dito isso, não tenho dúvida que é o grande lançamento do ano pra comunidade ao lado de Bafo 2, talvez um degrau acima de GoW e Starfield, só destaquei um ponto pessoal mesmo, pois queria que a From se afastasse mais de Dark Souls. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim. Esse jogo é uma "evolução" direta do Dark Souls, então acho que não dá para esperar algo drasticamente diferente fora as mudanças relacionadas ao mundo aberto (evolução entre aspas porque não considero open world inerentemente melhor do que Souls-like/Metroidvania).

Porém o pessoal da From disse que quer ter um line-up mais diversificado, então imagino que entre os "Souls" vão lançar jogos mais diferenciados. Segundo rumores, o próximo é um Armored Core.

Compartilhar este post

Link para o post

É, tirando alguns aspectos menores no gameplay (cavalos! botão de pulo yay!) ER é puro suco de Dark Souls.

Mas acho que eles já deram um bom espaço depois do DS3 que é de 2016 experimentando com outros "soulslikes" ou jogos diferentes, claro que se não fosse a pandemia talvez o jogo tivesse saído um pouco antes. 

Falando nisso, quanto aos outros jogos do resto do ano, sim, até confirmarem a data tudo pode escorregar pra 2023, o que dá uma esperança é que a maioria já tinha escorregado dos anos anteriores, então as chances são grandes de finalmente saírem.

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)
22 horas atrás, Rare disse:

Só montar um grupo.

Sobre Elder eu vi pouca coisa porque quero me impressionar, mas acredito que seja um souls like um pouco mais ágil.

Editado por Beck

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizado. Vou testar umas mudanças esse ano, acabei com o apartheid gamal e agora jogo pelego e jogo elite compartilham o mesmo espaço, pra ficar um pouco mais informativo. 

Compartilhar este post

Link para o post
(editado)

Lost Ark recebeu o lançamento antecipado pro pessoal que comprou o founders' pack e recebeu uns reviews mas ainda é pouco, estou curioso pra ver se vai manter a média nos 80 ou cair muito depois https://opencritic.com/game/12680/lost-ark 

pra mmorpgs não cabe esses reviews day one, é preciso chegar no endgame e experimentar todos os modos de jogo e talz, duvido que esses reviewers tenham tido tempo pra analisar tudo.

edit: olha, depois do lançamento a média aumentou pra 84

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..