Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sonymaster

Microsoft tentou comprar Nintendo em 2000, mas empresa riu da proposta

Posts Recomendados

Em uma matéria para celebrar os 20 anos do Xbox (completados agora em 2021), o site Bloomberg publicou um artigo com diversas curiosidades sobre a evolução da marca dentro da Microsoft. Um detalhe curioso é a menção de que, bem no início, a empresa fez uma oferta para comprar a Nintendo.

 

“A primeira companhia que fizemos contato para compra foi a EA, mas eles disseram ‘não, obrigado’. Depois nos reunimos com a Nintendo para ver se topavam a compra. Eles simplesmente riram desenfreadamente. Pense em um momento em que alguém começa a rir sem parar, foi assim que a reunião aconteceu”, revelaram Bob McBreen e Kevin Bachus, executivos da Microsoft.

 

doughlings-consoles-header.png

 

Foi dito ainda que executivos da Nintendo chegaram a visitar a sede da Microsoft em 2000, e na ocasião a Microsoft tentou juntar esforços com a casa de Mario para que ela desenvolvesse jogos para o primeiro Xbox – o argumento usado foi literalmente falar que o videogame da Nintendo era pior que o PlayStation na tentativa de fazê-los desistir deste mercado (na época, a disputa era entre GameCube e Playstation 2). 

 

Na ocasião, houve a menção de outras duas empresas que a empresa de Bill Gates tentou adquirir: Square Enix (na época ainda conhecida como Squaresoft) e Midway Games. Porém, a primeira achou a oferta feita muito baixa, enquanto a outra até tinha interesse, mas o negócio deixou de fazer sentido para a Microsoft.

 

Fonte: Tecmundo

 

Microsoft tentou comprar a Nintendo e ouviu “uma hora de risadas”

 

 

Um ex-executivo da Microsoft revelou que a empresa tentou comprar a Nintendo enquanto desenvolvia o primeiro Xbox, mas a proposta não rendeu mais do que risadas por parte dos japoneses. 

 

Em uma reportagem da Bloomberg sobre a origem da divisão Xbox, o então diretor de relações com terceiros do Xbox, Kevin Bachus, contou que a Nintendo “morreu de rir” quando ouviu a proposta da Microsoft de comprar a empresa.

 

“A primeira empresa que procuramos comprar foi a EA. Eles disseram: ‘Não, obrigado’ e depois veio a Nintendo”, lembrou Bob McBreen, o primeiro chefe de desenvolvimento de negócios da divisão Xbox.

 

“Steve (Ballmer, ex-CEO da Microsoft) nos fez encontrar a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos”, acrescentou Bachus. “Eles apenas morreram de rir. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião transcorreu”.

 

McBreen acrescentou: “Na verdade, tivemos a Nintendo em nosso prédio em janeiro de 2000 para trabalhar nos detalhes de uma joint venture em que daríamos a eles todas as especificações técnicas do Xbox. A ideia era que eles eram péssimos em hardware e, em comparação com o PlayStation da Sony, eram mesmo”.

 

“Então a ideia era: ‘Ouça, você é muito melhor na parte do jogo com Mario e tudo mais. Por que você não nos deixa cuidar do hardware? Mas não deu certo”, lembrou McBreem.

 

O executivo contou também que a Microsoft ainda tentou comprar a Square, criadora de Final Fantasy, e a Midway Games, a editora de Mortal Kombat naquela época.

 

“Recebemos uma carta de intenção para comprar a Square. No início de novembro de 1999, fomos ao Japão. Tivemos um daqueles grandes jantares com seu CEO e Steve Ballmer”.

 

“No dia seguinte, estávamos sentados na sala da diretoria e eles disseram: ‘Nosso banqueiro gostaria de fazer uma declaração’. Basicamente, o banqueiro disse: ‘A Square não pode prosseguir com este negócio porque o preço é muito baixo’. Fizemos as malas, fomos para casa e foi o fim da Square”.

 

Na Midway, Bachus disse que, após discussões, a Microsoft finalmente decidiu que um potencial negócio não fazia sentido.

 

“Eles levavam muito a sério o desejo de serem adquiridos, mas não podíamos descobrir como fazer o negócio funcionar porque os tiraríamos imediatamente do negócio do PlayStation e não precisávamos de seu grupo de vendas e marketing, e assim isso os deixou sem muito valor”.

 

Uma aquisição crucial que a Microsoft acabou fazendo foi a do então pouco conhecido estúdio Bungie, que acabou criando aquela que é, até hoje, a principal propriedade intelectual do Xbox: Halo. Na época, o negócio enfrentou algumas reações internas e externas, de acordo com Bachus.

 

“Recebi uma mensagem de voz de Neil Nicastro, o CEO da Midway, dizendo que éramos as pessoas mais idiotas do setor, que ele poderia entender que talvez não quiséssemos comprá-los, mas por que compraríamos um desenvolvedor de jogos para PC? Todo mundo achou que isso era idiota”, disse ele.

 

“E os caras da Microsoft Japão estavam tipo, ‘Não vamos nem lançar Halo porque, como todos sabemos, como uma lei imutável da física, os jogos em primeira pessoa não funcionam bem em console’”.

 

Halo funcionou nos consoles e o Xbox acabou conquistando a posição de principal competidor da Sony e o PlayStation a partir do Xbox 360 anos mais tarde.

 

Fonte: Outerspace

Editado por Sonymaster

Compartilhar este post


Link para o post

Primeiro ponto, Outerspace ainda existe, WTF O.O ... Não sabia, achei que já tinha fechado eras ...

 

No mais, legal esses bastidores dos negócios, eu curto muito. Imagina a Nintendo na MS, essas coisas de e "SE" eh maneiro, bastidores ...  

Compartilhar este post


Link para o post

Na verdade, fora as risadas se o Hiroshi Yamaushi fez parte de uma dessas reuniões deve ter mandado eles irem tomar no cu. Aquele velho não brincava em serviço :lolmor: Ele riu até da cara do Bill Gates na época do lançamento do Xbox original.  

Editado por Marcelo Roffer

Compartilhar este post


Link para o post
13 minutos atrás, NandoMK disse:

Primeiro ponto, Outerspace ainda existe, WTF O.O ... Não sabia, achei que já tinha fechado eras ...

 

No mais, legal esses bastidores dos negócios, eu curto muito. Imagina a Nintendo na MS, essas coisas de e "SE" eh maneiro, bastidores ...  

 

Um fórum que foi para o limbo foi o "Nes Archive" não sei se conhece mas adorava ele, uma pena que se foi. Mas OS sempre existiu, acho que eles não sabem que a Players voltou. 

Compartilhar este post


Link para o post

Queria o outro lado da história dos bastidores da compra da Sega by Reirom

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Visualizando este tópico:   0 membros online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..