Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cyco

Genshin Impact (review da versão 2.0)

Posts Recomendados

Genshin Impact (versão 2.0)

Eu ia só fazer um adendo ao meu review anterior da versão do lançamento mas resolvi refazer tudo, acho que agora posso dar uma opinião mais embasada.

Em Outubro de 2021 Genshin Impact faz um ano e se tornou um blockbuster, o estúdio chinês MiHoyo já era bem sucedido em celulares mas resolveu ser mais ambicioso com seu novo produto e arriscou lançar Genshin simultaneamente no Android, iOS, PC e PS4, surpreendendo a todos com um game open world bem produzido e ainda por cima free to play, trazendo um pouco dos dois mundos pra melhor e pra pior. 

Genshin é um jrpg de ação focado em PVE single player, existe um modo cooperativo mas ele ainda não recebeu muita atenção, o jogo tem monetização através de battle passes e o "gacha" que é um sistema popular em celulares, principalmente na Ásia, nada mais é do que uma lootbox onde vc tem uma chance de conseguir heróis novos e armas. O jogo te dá bastante alternativas gratuitas e é perfeitamente jogável sem gastar um tostão mas não se engane, a roleta é sedutora e se vc é compulsivo e propenso a gambling melhor evitar, mas se não for vai encontrar bastante coisa pra gostar nele, a não ser que tenha alergia a anime.

gameplay e design

Apesar da óbvia influência de Zelda Breath of The Wild no design, o game me lembra mais jogos das séries Y's e Tales e possui um sistema de combate simples porém divertido, você monta times de 4 personagens que combinam seus poderes elementais, além de bastante exploração com puzzles e colecionáveis, além de eventos temporários regulares. No lançamento ele chegou com dois mapas, Mondstadt e Liyue que juntos somam facilmente dezenas de horas de conteúdo, cada região tem sua própria história e personagens que também fazem parte do gacha e eles prometeram adicionar mais 5 áreas, depois de uma longa espera a versão 2.0 adicionou a primeira dessas novas áreas, Inazuma, há uma notável evolução do design do mapa e nos desafios encontrados, onde o jogo tem espaço pra melhorar é na interface e nos elementos multiplayer, mas o principal problema é que após esgotar todo o conteúdo de história e exploração ainda não existe um modo endgame robusto, apenas o Spiral Abyss, que é uma série de arenas com desafios pra vc testar seus personagens. Como primeira grande expansão devo dizer que ela atendeu a expectativa e pinta um futuro promissor ao jogo.

Não foi exatamente um primeiro ano suave, atrasos e problemas aconteceram, mas os developers foram até relativamente ágeis em adicionar melhorias importantes e da versão 2.0 em diante o caminho parece mais estável, embora se saiba que cada nova expansão deve vir uma vez por ano somente. A espera é amenizada com updates regulares a cada 40 dias mais ou menos, adicionando novos personagens, áreas, modos de jogo e eventos. Jogadores que começarem agora vão encontrar muita coisa pra fazer e pode até ser intimidador devido a quantidade de opções, currencies e o escambau, a primeira coisa que você deve saber é que não existe nenhum modo competitivo em Genshin, com exceção do Spiral Abyss a dificuldade do conteúdo também não é elevada (mas tem alguns picos) então não existe muita pressão pra cometer erros ou perseguir "meta", existem tier lists por aí com os melhores e piores personagens mas todos são viáveis e possuem diversas variáveis, como equipamentos e composições de times que vc pode usar pra compensar fraquezas, use as listas mais como uma referência de onde priorizar recursos. No começo minha única recomendação é divirta-se, use os personagens que gosta e explore bastante, faça também as missões principais, assim você eleva o rank de aventura e vai abrindo aos poucos os modos de jogo.

A história não é das mais profundas, porém é divertida o bastante pra embalar a jornada, com um lore curioso e momentos até brilhantes prejudicados por uma inconsistência no texto. Estou jogando com legendas em português e me pergunto se era um problema da localização, mas como vejo pessoas que falam inglês com reclamações parecidas então imagino que o problema seja o original mesmo, os redatores têm uma tara por monólogos que se estendem às vezes mais do que o necessário sobre coisas aparentemente sem relevância, os personagens tb não recebem o mesmo tratamento, alguns só estão ali pra encher o gacha e têm pouca presença no mundo, os principais costumam ser interessantes e às vezes pequenos npcs também possuem boas histórias, é bem satisfatório descobrir esses, quests importantes costumam ser completamente dubladas e possuem boas animações em momentos chave, escondidas no mundo se pode encontrar missões secundárias que surpreendem por conter desafios únicos e belos prêmios, infelizmente os momentos entre elas são complementados por fetch quests então é aconselhável coletar tudo o que encontrar e ter uma boa reserva de itens pra entregar assim que recebe pedidos como: "você pode me trazer sete maçãs?". Mas a maior falha do design é que os recursos pra evoluir os personagens estão atrelados ao lugar de origem dos mesmos, e se vc for um jogador novo que tirou um personagem de Inazuma por exemplo, só vai poder usar esse personagem quando explorar Inazuma, o que pode estar bloqueado depois de dezenas de horas de jogo. 

E não posso me esquecer, a trilha sonora é excelente.

free to play, gacha e suas armadilhas

Falando em recursos, como a maioria desses jogos grátis eles sabem que a maneira de segurar os jogadores é criando uma escassez artificial. Genshin dá muito pouca experiência através de combate com monstros, todos os recursos são itens que vc coleta achando baús ou vencendo desafios como bosses, domínios e ley-lines, mas esses últimos são limitados por um sistema de resina, que é uma espécie de moeda que vc usa pra pegar o loot desses desafios, vc tem apenas 160 resinas por dia e elas acabam rápido, pra complementar você pode participar de eventos ou do Spiral Abyss que não exigem resina. O chato é que pra vencer o Abyss por exemplo, vc vai precisar ter pelo menos dois times de personagens razoavelmente bem equipados e evoluídos, pra isso só com os desafios que usam resina. Recomenda-se não evoluir muitos personagens ao mesmo tempo pela escassez de recursos, até o nível 60/70 é relativamente indolor e pra vários deles é o suficiente (o nível máximo é o 90), acima disso é que começa a ficar bastante demorado e por isso é melhor focar apenas nos que vc acha mais divertidos, o jogo te dá alguns personagens gratuitos pela história e por eventos e é possível completar todo conteúdo com eles, mas com sorte os personagens do gacha podem ser ótimas adições, existem diversos guias online detalhando cada um, com os equipamentos e composições de times mais recomendados pra cada.

Falando em gacha, outro recurso valioso são as primogems usadas pra isso, é meio confuso pra quem não está habituado com esses jogos e não é pra menos, é intencional pra fazer jogadores gastarem as primogems que conseguem jogando de graça. Existem hoje leis obrigando os estúdios a revelar as probabilidades de tirar os prêmios no gacha e elas são baixas, sua melhor garantia é saber onde estão as maiores chances e vale a pena entrar em detalhes aqui. Cada tentativa custa 160 primogems e existem 4 banners, em todos eles vc tem a chance de tirar pelo menos um personagem ou arma de 4 estrelas a cada 10 tentativas, esse é o tal "sistema de pity":

Begginer banner - Só pra novas contas e vai conseguir a personagem Noelle garantida nele. Gaste seus recursos aqui primeiro já que ele tb te dá um item 4 estrelas com 8 tentativas então sobra um pouco.

Character Event banner - Esse é o que vc deve focar suas primogems depois, o personagem 5 estrelas novo de cada update aparece aqui com chances maiores, nesse o pity funciona assim: você é garantido receber um personagem de 5 estrelas em até 90 tentativas, se vc tirar um personagem diferente do que está anunciado no banner, o próximo é garantido ser o do banner independente de qual banner do momento. Ou seja, se vc quer a personagem Ayaka que está no banner mas tirou o Diluc, vc pode continuar tentando e a próxima é garantida ser a Ayaka, mas se vc não tiver mais primogems e preferir esperar acumular elas até o próximo banner, cuja 5 estrelas apresentada é a Yoimiya, vc vai conseguir a Yoimiya com certeza. Por isso esse é o banner mais justo, pelo menos vc tem uma noção de quais são as suas chances.

Weapon's banner - são duas armas 5 estrelas por banner e vc escolhe qual das duas deseja, vc tem até 80 tentativas pra conseguir uma 5 estrelas garantida, se vc não conseguir a que deseja em duas tentativas a terceira é a desejada, o problema aqui é que esse pity não transfere pro próximo banner então se vc der azar vai desperdiçar muitas primogems até conseguir o que quer, sem falar que armas 5 estrelas são boas mas não são necessárias já que o jogo tem várias armas 4 estrelas viáveis, muitas gratuitas, é um banner totalmente voltado pra baleias (os jogadores que gastam muito dinheiro), ou se vc está no endgame e não quer mais novos personagens.

Standard banner - esse aqui tem o mesmo sistema de 90 tentativas e vc pode tirar um personagem ou uma arma 5 estrelas, porém, aqui é uma seleção fixa de personagens que já estão um pouco defasados e como dividem o pool com armas é muito incerto o que vc vai conseguir, melhor evitar usar primogems nesse também. O jogo te dá alguns wishes do standard banner como prêmios de graça por elevar o rank de aventura ou evoluir personagens, melhor usar apenas esses.

conclusões

Minha regra pessoal pra jogos free to play é: Se eu investi tempo nele e gostei, compro alguma microtransação mas nada além do que eu gastaria com um jogo pago. Eu já tinha colocado mais de 100 horas nele então acho que os developers merecem, pesquisei e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício são os battle passes: O principal tem uma versão gratuita e te dá recursos extras por completar certas tarefas em 50 níveis, pagando 10 dólares vc quase triplica a quantidade dos recursos e pega uma arma de 4 estrelas exclusiva. 50 níveis parece muito mas é tranquilo de completar especialmente fazendo os eventos que costumam dar bastante pontos, as armas do battle pass tb são muito boas e os recursos extras te dão um belo adianto sem precisar gastar resina, existe também o passe Welkin Moon, são 5 dólares e te dá 90 primogems por dia durante um mês, se vc está a fim de tentar uns wishes por algum personagem é um boa maneira de aumentar as suas chances e é barato, ele também dá 300 genesys crystals, esses só servem pra comprar cosméticos mas até agora não tem nada que me interesse então deixo eles lá guardados, tem ainda um terceiro battle pass que custa mais caro, porém os prêmios extras dele são uma bobagem então não acho que vale a pena citar. 

Joguei bastante Warframe e Dauntless no PS4 mas Genshin é provavelmente o jogo free mais interessante e divertido que eu já experimentei, acompanhar sua evolução têm sido tão cativante quanto jogá-lo.

pra quem quiser acompanhar a discussão do jogo no Consoles

Edit: Um adendo sobre a comunidade 

Apesar de não ser algo relevante em um "review de game" acho que vale a pena falar um pouco sobre esse assunto. Genshin é até o momento que eu escrevo o videogame mais comentado no twitter no mundo, mesmo talvez não tendo tantos jogadores quanto um Fortnite da vida, o engajamento gerado pelo jogo é muito grande e com ele a toxicidade acaba multiplicando sua voz. O risco desse tipo de coisa aqui é gerar o que se chama de FOMO (fear of missing out), um termo que surgiu em mmos pra descrever uma tática sacana usada por quase todos os jogos com monetização, cria-se uma ansiedade em torno de coisas que acabam fazendo jogadores mais suscetíveis se sentirem obrigados a gastar dinheiro ou jogar horas sem parar pra não ficar pra trás, Genshin não se exime de culpa nesse departamento, existe um sistema que se vc tirar cópias de armas ou personagens no gacha, pode usar essas cópias pra desbloquear upgrades e o problema é que, dada a raridade dos itens cinco estrelas, tirar cópias deles é algo que certamente vai exaurir seus recursos e as discussões em torno da otimização dos personagens acaba levando os jogadores a desejar esses upgrades, chamados de 'Constelações' ou 'Refines' pra armas. Não caia nessa, os personagens cinco estrelas são viáveis mesmo sem nenhuma constelação e o mesmo vale pra armas cinco estrelas, vários dos criadores de conteúdo que fazem esses cálculos são baleias que gastam muito dinheiro no jogo pra maximizar todos os personagens, então é fácil encontrar vídeos com os personagens causando quantidades exorbitantes de dano, mas isso é resultado de um cartão de crédito ilimitado mais do que a habilidade do cara. Nem vou entrar no mérito de discutir outros dramas que a comunidade cria, mas de vez em quando é bom pra chamar atenção dos developers a priorizarem melhorias importantes como balanceamentos dos personagens. 

Claro que não estou aqui pra dizer como cada um usa seu dinheiro, apenas pra tentar informar.

Editado por Cyco
revisão

Compartilhar este post

Link para o post

Seis meses do lançamento e eu fiz uma pequena atualização no review já que é um jogo em progresso, não era bem a atualização que eu esperava porquê o desenvolvimento do jogo atrasou hahahaha, apesar de não ter rolado grandes novidades achei que era bom avisar. Aproveitei tb pra dar uma revisada.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Estava esperando chegar a um ano do jogo pra atualizar, mas estamos próximos e a versão 2.0 está aí então já dá pra formar uma opinião melhor com base na primeira grande expansão. Além do mais, no aniversário pode rolar algumas surpresas, (já vazou que vão dar a Aloy do Horizon Zero Dawn como presente) então caso interesse é bom já ficar de sobreaviso.

edit: fiz algumas atualizações e correções

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..