Ir para conteúdo
Marcelo Roffer

Black Myth: WuKong, trailer de revelação do jogo que chegou chegando.

Posts Recomendados

Para um trailer de anuncio com gameplay de um jogo que ninguém esperava ou imaginava que estivesse em produção, Black Myth: Wukong causou bastante alvoroço e também criou muito interesse e expectativas na comunidade gamer. 

Apesar de muitos acabarem por acreditar que se tratava de mais um "trailer target render" criado para enganar (por conta do visual incrível da produção), pratica muito comum na industria principalmente por parte de desenvolvedoras como Ubisoft, os devs de Wukong mostraram em uma entrevista que se tratava de um "slice" perfeitamente jogável do projeto.

Entrevista completa a quem interessar, infelizmente ainda unicamente em mandarim:

Um usuário do Resetera teve a boa vontade e bondade de traduzir alguns pontos chave abordados pelos devs durante a entrevista:

eqSkWCP.png

My Chinese is not that good, and there are... jokes or idioms(?) in there that I'm not familiar with - don't want to misrepresent, so I'll refrain from a word-for-word translation, but I think I should be able to provide a general gist of what he's saying.

- He wanted to expand the development team and recruit more people.
- But wasn't able to or struggled at achieving that (I think.)
- He just wanted to record an honest trailer for purpose of recruitment and didn't expect to be praised as an industry savior
- 13 minutes of B1 ( I dunno what B1 means - B-roll? )
- There are a lot of patchwork and rough aspects on what was shared of the trailer
- He then talks about areas of the game that in his view, were still in poor shape
- something in regards to the animation of small bodies?
- something in regards to how they made the sculpt/mold of the golden cicada?
- how the body of water in the trailer completely lacked any fluid physics/any feedback
- the poor sound depth/implementation
- how the framerate during the 1,000 enemy musou sequence tanked so bad it gave them PTSD (not sure if the PTSD referred to the devs or not)
- hmm, something about how the fur implementation was still poor compared to hairless skin (I think?)
- He knows many people are currently in a depressed state and he's happy to provide some comfort
- The team is happy that the response to the reveal has been explosive, but they aren't letting it get to their heads.
- Please forget what we have shown as of this time ( p.s. context - it's more of a statement of modesty and how they don't feel like it's necessarily representative of their best work, they also want to do better )
- We will hide again after this to slowly continue, continue, continue working on the game.

I'd appreciate if someone could provide a better translation, but it should be... 70% there.

Basic gist is he’s saying they are just trying to recruit people with this honest little video, and they ended up getting viewed as some industry superstar. There are signs of it in the video that shows the game is some sort of a kit bash work and you can find flaws if you look. He is happy that the video is helping people to find comfort in this period of time, and the team is happy with the reception, but they are going into the background for a while to continue working hard so people can forget them for a while (essentially saying they won’t provide any update in the foreseeable future)

There are mild sexual innuendo so word for word translation is a bad idea

https://www.resetera.com/threads/feng-ji-game-science-founder-comments-on-the-reveal-and-response-towards-black-myth-wu-kong-at-weibo.271965/

Black Myth: Wukong Developer Responds to Huge Popularity of First Trailer

Developers at Game Science are delighted with the response, but aren't letting it get to their heads.

https://www.ign.com/articles/black-myth-wukong-developer-response-popularity?sf127157389=1

Para quem estiver pensando em qual água o diretor (e também CEO da Game Science, se não me engano) está se referindo quanto a "falta de física de fluidos", são aquelas poças que estão no chão logo quando o Wu Kong se transforma de cigarra e aparece para enfrentar o primeiro inimigo :lolmor: O modéstia e humildade dos caras é incrível em apontar as falhas do trailer, mesmo sendo algo tão ínfimo que passou despercebido a maioria e, apresentando algo tão bonito e polido com pouco mais de 2 anos de produção (iniciaram em meados de 2017) se comparado a algumas produções AAA de estúdios ocidentais. Quando o que geralmente vemos em produtoras que já "moram em nossos corações" é o velho: "...fomos afetados pelo covid (Aaron Greenberg sobre o fiasco de Halo Infinite), a atual situação do mundo não está fácil com o "home office", está rodando em 30fps (ou menos) e com cara de crossgen por que é beta de build velha (...Assassins Creed Valhalla feelings)...", e todo tipo de desculpa e conversa fiada que já estamos calejados de ouvir.

Rei Macaco "Craig" desenvolvido em 5 anos, 500 milhões de dólares de  investimento, uma equipe de mais de 100 "profissionais da área", rodando em um PC e alegadamente com a produção afetada pelo Covid-19 vs Rei Macaco desenvolvido por menos de 30 pessoas, em pouco mais de 2 anos e em um país que foi o inicio/centro da epidemia de Covid-19.

Ef5unMOXkAY_WCQ.png    

A falta de vergonha na cara e incompetência aparente em um dos produtos no comparativo de ambos os trailers é tão grande e absurda, que chega a ser evidente até para um cego, pois é palpável de tão densa. Não é jogo ventilado como AAA feito pela MS, mas ainda assim teriam justificativa para cobrar $70 Trumps como os jogos de "alto custo de desenvolvimento" feitos pela 2K Games e EA. Mesmo não tendo nenhum jogador de basquete famoso com suas novas tattoos e estilos de barba e cabelo, ou o Neymar com cabelo cor de rosa.    

Embora tenha sido só um trailer com objetivo de atrair e recrutar mais integrantes para o time, como disse o produtor, achei que merecia um tópico próprio embora provavelmente o jogo vá ficar sumido por mais um bom tempo, como também disseram na entrevista. Espero mesmo que depois do repercussão que teve o projeto, eles realmente se empenhem ainda mais em entregar um produto final respeitável mesmo que daqui a uns 2 ou 3 anos. Afinal, se a 343 Industries levou 5 anos para mostrar aquela "nova visão artística mais clean" que mostraram, a Game Science que é "jogador de várzea" perto dos estúdios com o selo "Xbox Games Studios", também tem o direito ao tempo necessário.     

Compartilhar este post

Link para o post

esse jogo merecia um tópico mesmo, o game pode demorar ainda pra sair (ou talvez nem sair, fazendo aqui minha amarração reversa Players), mas acho que já cumpriu o papel de mostrar de uma vez por todas que um reveal direto com gameplay é bem mais eficiente pra gerar hype do que os teasers CGI. 

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

É bom ver estúdios asiáticos fora do Japão tentando fazer esse tipo de jogo, ao invés de ficar apenas em MMOs e mobile.

De um vertical slice para um jogo completo há um caminho difícil, mas torço para que dê certo. O mesmo para aquele Lost Soul Aside e o projeto AAA single-player do estúdio coreano do desenhista da série Magna Carta.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Soul Reaver disse:

É bom ver estúdios asiáticos fora do Japão tentando fazer esse tipo de jogo, ao invés de ficar apenas em MMOs e mobile.

De um vertical slice para um jogo completo há um caminho difícil, mas torço para que dê certo. O mesmo para aquele Lost Soul Aside e o projeto AAA single-player do estúdio coreano do desenhista da série Magna Carta.

:lolmor: já tava aqui garimpando sobre ele e outros.

Outro que já está na hora de dar as caras com alguma coisa nova é o Lost Soul Aside, mais um projeto iniciado por um "exercito de um homem só". E tem também o Project Awakening, que embora seja da Cygames, parece que aquele trailer que também impressionou quando saiu, foi feito pela filial da Coreia do Sul da empresa.

Lost Soul Aside para quem não se lembra:

Ao menos Lost Soul Aside a Sony e Epic foram espertas e, montaram um "puxadinho" (estúdio) para o Yang Bing chamar uns parças e dar andamento no projeto. Sob "supervisão" (contrato de exclusividade) deles, claro. 

Primeiro Teaser do Project Awakening:

Trailer 

Fora aquele clone de Nier Automata com character design pelo Hyung-tae Kim (gosto muito, o cara manja demais), o Project EVE, que também deve ter se perdido nas brumas do vaporware e caiu no nimbo.

O Jiggle Physics/Effect na bunda da automata foi colocado no máximo :lolmor:, parece aquelas gelatinas com marca de mercado de tão mole que está. Até com a personagem parada as nádegas estão tremulantes...difícil de não reparar.

Também pintou muito clone e copias naquele projeto China Hero da Sony, alguns como esses aqui:

Mas também apareceu coisa bacana como o F.I.S.T

Agora é mesmo orar para que WuKong não se perca no caminho e esperar.

Editado por Marcelo Roffer

Compartilhar este post

Link para o post

A Digital Foundry está demorando demais, enquanto isso o Gotikozzy saiu na frente.

Unreal Engine, competência, empenho, esmero e como disse o Gotikozzy, vontade e paixão no que faz e pelo projeto. Resultado = reconhecimento pelo ótimo trabalho. Espero que alguém, que não seja da EA, Activison, Bethesda etc...já tenha procurado pela Game Science para oferecer suporte, seja lá no que eles estiverem precisando. Tomara também que o trailer tenha conseguido cumprir o intuito inicial, de chamar a atenção de mais profissionais qualificados para o projeto e, eles deem algum feedback no futuro próximo mesmo que seja só para dizer que já tem mais pessoal embarcado. 

Compartilhar este post

Link para o post

cara essa gameplay foi linda demais, tapa na cara de muita gente.

Torcendo aqui pelo sucesso desses caras.

Compartilhar este post

Link para o post

Torcendo muito aqui tb. No início do trailer eu pensei: "pqp mais um musou/mmo genérico". 

Agora esse Eve aí... por mais que seja design do Tae Kim, ficou escancarado o jiggle e glossy lips pra weaboozada melar as cuecas. Automata ainda tem um design mais sóbrio e artístico.

Tentei ver o video desse Gotikozzy aí mas não deu não, o cara parece que tá sendo asfixiado. Deu agonia aqui. LOL

Compartilhar este post

Link para o post

Esse trailer do F.I.S.T. tinha um monte de cenas que eu não tinha visto, é o jogo mais próximo de chegar às nossas mãos de todos esses, já colocaram dublagem em inglês e tudo, mesmo assim ele também não tem data.

Compartilhar este post

Link para o post

A empresa do Genshin Impact postou um featurette com bastidores, a produção e não deve nada a AAAs japoneses pelo visto, curioso pra ver se o jogo vai prestar. Ligue as legendas.

Me corrigindo, esse é o jogo chinês mais próximo de sair, com lançamento já no final do mês que vem, 

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Ta aí um lugar que a MS poderia garimpar para trazer jogos pro seu console, tinha que rodar korea e china atrás de empresa de games e conseguir exclusivos.

Numa dessas pode sair um Demons souls da vida novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que não inventem de botar elementos "Souls-like" nesse jogo. Eu sou jogador das séries Souls, mas acho uma merda quando todos os outros jogos de ação/hack slash tentam botar elementos Souls nos jogos. Darksiders 3 mesmo ficou uma merda por conta disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo menos pra mim nem sempre a influência de souls é pra pior, na verdade acho até que a maioria dos jogos que eu conheço que imitaram a From se sairam até bem, Ni-Oh e o Mortal Shell foram bem recebidos e eu curti a versão sci-fi que fizeram no The Surge. Eu só joguei o primeiro Darksiders mas a série é famosa por pegar emprestado elementos de outros jogos em cada título da série, no primeiro foi "Zelda-like", no segundo foi "open world", no terceiro foi "Souls-like" e no quarto foi "Isométrico".

Compartilhar este post

Link para o post

Até que demorou para o olho gordo da Epic/Tim Sweeney encostar para oferecer "ajuda". Devia ter colocado ela na lista das que citei que não deviam passar nem perto do jogo, ao menos não para oferecer nada além de suporte técnico a engine.

"This isn't a publishing deal" ...mas é claro que não. Não me passou pela cabeça que a Epic esteja querendo isso, principalmente com um bom tempo de exclusividade incluso na barganha. 

264x264.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o tópico não oficial de jogos chineses então vou colocar aqui, o Genshin Impact já é o maior launch de um jogo Chinês ever

Já tem um tópico pro jogo então minhas impressões dele estão lá, mas falando do mercado de games em geral, será que foi um golpe de sorte ou é só o começo? 

E se o Wukong tb for free to play, vai mudar alguma coisa pra vocês ou vão continuar interessados?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho acompanhado as impressões de vocês sobre o jogo no tópico dele, Cyco. E pelo visto, ao contrario das imundices com esquemas de lootboxes e micro transações da EA, Actvision e UBI, o jogo parece permitir um bom aproveitamento sem necessidade de gastar dinheiro. Sem falar que parece ser muito bom. Se a empresa soube balancear tudo corretamente em um jogo free to play, não estragou o jogo por conta de ganancia (ainda mais quando o jogo já é vendido a preço full), eu acho valido o sistema. Só não me agrada mesmo é o sistema de "aways online".

Se Wukong for um "free to play aways online", coisa que até o momento não parece, eu provavelmente vou passar longe. Prefiro pagar pelo jogo e não depender de nenhum tipo de limitação, como conexão a internet, e poder jogar quando bem me der na telha. Principalmente um jogo single player (ou que pode ser jogado tranquilamente em modo solo) e pode acabar tendo sua vida útil atrelado ao tempo de vida do servidor.  

Sobre ser um golpe de sorte, não sei se é o caso. Principalmente o jogo parecendo ser muito bom e divertido como Genshin Impact. O consumidor hoje em dia (ao menos a maioria) sabe identificar boas praticas e recompensa o respeito das devs/empresas. Basta ver o caso da CD Red, que também valoriza e atende os fãs. Não atoa a "mídia imprestável de merda" a detesta tanto e está tentando de tudo para destruir sua reputação perante o publico...estão falhando miseravelmente, ainda bem.  

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Genshin custou $100mi entre desenvolvimento e marketing. E pelo tuíte aí, já está no lucro.

Sobre F2P, não vejo como fariam isso no Wukong sem trazer prejuízo. Curti o Let it Die, mas várias decisões para incentivar os jogadores a gastar dinheiro acabam prejudicando o jogo e em certo ponto acabei abandonando. Poderia ter sido bem melhor se fosse um jogo pago tradicional.

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria teme isso nos jogos free, temor que muitas vezes se torna realidade. Ou colocam alguma barreira de progressão para fazer o usuário gastar dinheiro, ou ele tem que se virar em algum tipo de sistema de grind extremamente maçante e desencorajador. É nesse ponto que a maioria percebe a furada e pula fora do barco.

Outro que estou esperando para ver o revival (se é que vai mesmo ter) embora não fosse um F2P, é o Anthem. Não nego que mesmo sendo da EA, tive esperanças no jogo quando foi anunciado e pelo trailer (não era algo visualmente irreal vista a outros jogos, imho). Mas depois nos trailers seguintes e com o lançamento, vi que era para manter distancia segura do alvo e com arma em prontidão de disparo :lolmor: Principalmente quando começaram a vir a tona, que muitas merdas ocorridas ainda nos últimos Mass Effect, foram culpa e decisões da própria BioWare. A "EA de sempre" tinha sido só a cereja no bolo. 

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Soul Reaver disse:

Sobre F2P, não vejo como fariam isso no Wukong sem trazer prejuízo. Curti o Let it Die, mas várias decisões para incentivar os jogadores a gastar dinheiro acabam prejudicando o jogo e em certo ponto acabei abandonando. Poderia ter sido bem melhor se fosse um jogo pago tradicional.

A sacada do Genshin foi montar um pacote maroto, entrega pelo menos umas 30, 50 horas de gameplay single player sólido mas ele ainda é um gaas free to play, a história para como se fosse uma série de tv com mid season e enquanto espera o próximo update, pode ficar no grind com amigos ou solo.

E isso ainda é melhor do que os Anthem e Avengers da vida fizeram lol

Pensando assim WuKong poderia entregar um formato parecido, o que me acendeu o sinal de alerta foi que na lenda ele pode assumir 72 outras formas, o que é perfeito pra um GACHA, na demo inclusive vemos ele enfrentar um outro personagem e depois pode assumir sua forma, muito parecido com o esquema do Genshin, que tem alguns personagens gratuitos que vc recebe ao longo da história, mas o restante vc só obtém pelo gacha. 

Eu prefiro que o jogo seja o tradicional full price, fechadinho e talz, só estou especulando aqui.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acompanho esse canal há um tempo, e ela geralmente faz analises de produções chinesas e, comenta sobre referencias da cultura e historia chinesa nessas produções em geral. Ela fez uma boa analise do trailer de Black Myth, traduzindo os diálogos e comentados as referencias ao folclore, literatura ( obra na qual o jogo foi baseado e todo mundo já deve estar careca de saber qual é) e cultura chinesa que aparecem durante o trailer do jogo. Não trouxe antes pois é longo e não deve ser muito interessante para a maioria aqui. Encontrei o canal por acaso quando estava procurando assuntos relacionados aos últimos trabalhos do Zhang Yimou, no caso o filme Shadow.

Compartilhar este post

Link para o post

Mal saiu o Genshin e me aparece mais um rpg chinês anime like lindo, pqp. Vai ser publicado pela Perfect World no resto do mundo, mas parece que por enquanto é só PC e mobile.

achei outro trailer de 4 meses atrás

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..