Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sonymaster

El Viento – Conheça a heroína dos bumerangues!

Posts Recomendados

Grande sucesso da Wolf Team para o Mega Drive, El Viento é o primeiro jogo de uma trilogia que ainda conta com os títulos Earnest Evans e Anett Futatabi (exclusivo do Sega CD no Japão).

Com uma narrativa bem diferentona e com bons gráficos e música, não demorou muito para esse jogo chamar a atenção das pessoas, especialmente pela sua bela protagonista que luta contra as forças do mal 

 

el-viento_capa.jpg
 
A aventura se passa no ano de 1928, época em que os gângsteres e mafiosos dominavam o território dos Estados Unidos, e quando os céus da cidade de Nova York estão escuros e assustadores, anunciando a chegada de uma tempestade avassaladora (por isso o nome El Viento). Porém essa tempestade não é um efeito natural, é apenas um reflexo das forças malignas que se manifestam em outra dimensão, onde está aprisionado um ser maléfico conhecido como Hastur.

 

el-viento-10.gif

 

Um culto fiel a Hastur planeja sacrificar uma garota para que possa ressuscitar seu terrível soberano em nosso mundo. A tempestade que se aproxima servirá para varrer a humanidade da face da Terra para que Hastur possa iniciar um novo mundo sob seu comando.
Vamos conhecer os principais personagens dessa história:

 

Annet

 

el-viento-2-1.jpg

 

A bela protagonista desse jogo, ela tem origem peruana e possui grande fé e esperança na humanidade. Apesar de em seu sangue amaldiçoado correr os poderes do terrível Hastur, ela fará qualquer coisa para defender a humanidade com suas habilidades mágicas. Ela tem como arma principal um bumerangue e possui uma relação muito forte com Earnest Evans.

 

Restiana

 

el-viento-1.jpg
 
Essa bela loira segue as ordens de Henri, e será uns dos desafios para Annet poder continuar sua jornada. Também é descendente de Hastur, e assim como Annet, conta com poderes mágicos poderosos. Ela está sendo enganada por Henry, afirmando que ela ganhará os poderes de Hastur, mas que na verdade pretende usá-la como um sacrifício.

 

Henry

 

el-viento-5.jpg
 
Ele é o líder da seita de adoradores de Hastur e o principal responsável pelas ações em trazê-lo a nosso mundo por meio de um templo que está sendo construído no Empire State Building, o famoso arranha-céu de 102 andares em Nova York (e que no momento começava a ser construído). Um homem que controla muitos, possui segredos até mesmo de Restiana, e que serão revelados mais tarde.

 

Vicente DeMarco

 

el-viento-6.jpg
 
Também conhecido como El Capone na versão japonesa, um gângster que realmente existiu nos anos 30 causando dor de cabeça para muita gente nos EUA, e que faz uma participação especial neste jogo como uma espécie de guarda-costas (junto com a sua gangue) para a seita de Henry (em troca de dinheiro). Annet tenta dissuadi-lo de ajudar Henry. Seu rosto nunca aparece no jogo.

 

Earnest Evans

 

el-viento-3.jpg
 
Uma espécie de irmão mais velho de Annet, ele vai aparecer (apenas em cutscenes) para ajudá-la em sua luta contra Hastur, indicando uma pessoa que pode lhe dar informações úteis, o Zigfried. Earnest é um arqueólogo que já enfrentou a ameaça de Hastur no passado (e quando conheceu Annet), história essa contada no jogo Earnest Evans, lançado posteriormente.

 

Zigfried

 

el-viento-4.jpg
 
Antigo braço-direito de Vicente DeMarco, que se voltou contra o seu chefe após um incidente (revelado no game Earnest Evans). Bastante misterioso, virou amigo de Earnest e está bem informado sobre o que acontece com Hastur e seus seguidores.

 

Começando a AventuraEl Viento não possui gráficos estonteantes, mas apesar de seus cenários simples, são bem charmosos e funcionam bem com a proposta do game. Faltou um pouco de preocupação da Wolf Team nos detalhes e acabamentos, utilizando melhor os recursos gráficos do Mega Drive. No entanto, a personagem principal ficou bem desenhada, seus movimentos e articulações ficaram bem bacanas, assim como os inimigos.

 

el-viento-13.jpg

 

Ainda podemos contar com cenas de anime na abertura do jogo e entre as fases, que ajudam a contar a história de Annet contra as forças de Hastur. Algumas fases são bem extensas e podem levar algum tempo até você explorar por completo, o que as vezes é necessário, para poder encontrar frascos de vida para recuperar a energia.

 

Podemos perceber alguns truques gráficos dos designers da Wolf Team que simulam zoom e rotação de sprites (efeitos não nativos do Mega Drive), que certamente dão um toque todo especial ao game.

 

As fases são bem variadas e oferecem um tour pelos Estados Unidos, passando por Nova York e enfrentados os gângsteres que estão ajudando os seguidores de Hastur. Vai dar uma voltinha pelo Grand Canyon, o Monte Rushmore (aquela montanha com a face dos presidentes americanos), além de andar em um navio, cavernas, num Zepelim e até mesmo nas costas de um golfinho, terminando a aventura no topo do Empire State.

 

el-viento-14.jpg

 

A trilha sonora, mais uma vez, conta com outro excelente trabalho de Motoi Sakuraba. As músicas do jogo são muito boas, principalmente nos estágios com ação rápida e intensa, que são acompanhados com temas empolgantes. Mais um prato cheio para os fãs de Sakuraba.

 

O gameplay da Annet é excelente, não vai dar dor de cabeça (como o game do Earnest Evans…), com respostas rápidas e precisas nos comandos. Nossa heroína de cabelos verdes pode atirar seu bumerangue enquanto corre (recurso muito utilizado no game), assim como lançar as suas magias (que no total são 5), além de dar grandes pulos.

 

Algumas fases contam com obstáculos como pontes que caem, plataformas móveis, pulos de grandes distâncias e por aí vai, algumas fases tem muitas armadilhas onde você pode morrer facilmente, como becos sem saídas com espinhos no chão.

 

el-viento-15.jpg

 

O jogo é relativamente fácil, mas pode dar um pouco de trabalho para aqueles que não estão acostumados com jogos de ação. Não há um minuto de folga e o tempo todo tem um inimigo atirando ou indo na direção de Annet, e às vezes apenas o uso do bumerangue (aliás, uma arma muito criativa para uma heroína) não será suficiente.

 

Os inimigos são bem variados e vão de motoqueiros a gângsteres e monstros. Alguns são bem chatos, como os ratos nos esgotos ou os irritantes morcegos das últimas fases.

 

Os chefões também são variados, grandes e criativos (pra não dizer esquisitos). Você irá enfrentar monstros, máquinas, um tanque e claro, a bela Restiana. Alguns chefes podem dar um pouco de trabalho, pois necessitam um pouco de paciência, mas depois que você manjar seu ponto fraco, fica fácil.

 

Algo interessante é que algumas criaturas são inspiradas nos monstros da literatura Mitos de Cthulhu, criada por HP Lovercraft, como o próprio Hastur, que nos mitos é cria de Yog-Sothoth, meio irmão de Cthulhu, ou o bicho voador de Restiana, que é um Byakhee nos contos de Lovercraft.

 

El Viento é um outro excelente título do catálogo da Wolf Team, obrigatório para os fãs do Mega Drive e mais do que recomendado para quem gosta de jogos de ação de plataforma. Uma grande personagem que deixou saudades, esperemos que algum dia ela retorne em um grande jogo, afinal ela merece!

Fonte: Tectoy

Compartilhar este post


Link para o post

Trivia aleatória:

 

El Viento é o segundo jogo de uma trilogia composta por Earnest Evans e Anett Futatabi. Eu sempre me amarrei nas artworks dos jogos e El Viento é relativamente interessante... Os outros dois são bem ruinzinhos :lolmor:

 

E o Wolf Team depois que vc foi implodido deu origem ao Team Tales, que criou toda a série Tales of.

Compartilhar este post


Link para o post

Cheguei a alugar o cartucho algumas vezes. Lembro que o char design me chamou a atenção, numa época que o sucesso de Cavaleiros do Zodíaco tinha explodido.

Compartilhar este post


Link para o post

Só sei que uma vez joguei esse Ernest com o personagem todo estranho, ai parei de jogar ahahahahahhaa

Compartilhar este post


Link para o post

Só tive conhecimento na época pela revista GAMES FERAS, nunca vi ninguém jogando. Em algum momento, vou jogar no emulador pra ver qual é.

Compartilhar este post


Link para o post

El viento era ótimo, principalmente por causa dos demos entre as fases, a abertura e a zerada. Era um jogo com uma dificuldade bem altinha. Se não fosse o macete de pular fases e conseguir magias, acho que eu não teria conseguido zerar nem com os poderes do emulador.

 

Em comparação, Earnest Evans é uma merda. Nunca joguei a versão do sega cd, mas a do mega era uma tristeza: sem abertura, sem demos, sem zerada, e a jogabilidade era uma merda porque tentaram fazer a animação do boneco em flash ou coisa parecida, daí ele era travadão. Além disso, se tornava mais difícil porque o chicote tinha alcance curto se comparado ao bumerangue de Anett no jogo anterior. Uma pena!

Editado por Zero Byte

Compartilhar este post


Link para o post
11 horas atrás, Zero Byte disse:

El viento era ótimo, principalmente por causa dos demos entre as fases, a abertura e a zerada. Era um jogo com uma dificuldade bem altinha. Se não fosse o macete de pular fases e conseguir magias, acho que eu não teria conseguido zerar nem com os poderes do emulador.

 

Em comparação, Earnest Evans é uma merda. Nunca joguei a versão do sega cd, mas a do mega era uma tristeza: sem abertura, sem demos, sem zerada, e a jogabilidade era uma merda porque tentaram fazer a animação do boneco em flash ou coisa parecida, daí ele era travadão. Além disso, se tornava mais difícil porque o chicote tinha alcance curto se comparado ao bumerangue de Anett no jogo anterior. Uma pena!

 

Me arrependi na época de ter alugado esse jogo do Ernerst hehehehehehe deu muita raiva. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Visualizando este tópico:   0 membros online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..