Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cyco

vamos falar sobre o DLSS 2.0 da Nvidia

Posts Recomendados

Eu ando lendo impressões bastante positivas sobre isso e até como a Nvidia "liberou o potencial dos PCs " com essa tecnologia, parece exagero, mas pode ser que a Nvidia tenha mesmo descoberto a gambiarra master.

Em termos leigos isso é uma tecnologia que já existe, a reconstrução de imagem usando inteligência artificial pra corrigir os pixels que faltam de resoluções mais baixas pra resoluções altas. Eu não consegui achar vídeos muito bons mas nesse da Digital Foundry depois de perder um tempão comparando a versão anterior com a 2.0 ele finalmente faz o que promete no título, coloca o jogo pra rodar em míseros 540 p com upscaling pra 1080p e o resultado é impressionante, por mais que rolem algumas perdas você tem que literalmente colar o focinho na tela pra ver.

Graças a esse truque você pode rodar os jogos com todos os recursos gráficos no máximo (incluindo ray tracing) e ter framerates altos até em 4K, parece bom demais pra ser verdade mas olha.. até que é viu. Estou curioso pra ver a evolução disso.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

A DF elogiou muito a implementação no Death Stranding. Inclusive disseram que fica melhor do que em 4K nativo, bizarramente.

Essa é uma tecnologia que seria excelente para consoles, mas o PS5 e Xbox Series X tem hardware da AMD e aparentemente a solução similar da empresa  não chega nem perto.

Quem sabe o próximo console da Nintendo, supondo que vai continuar com hardware da NVIDIA, vai ter os tais tensor cores e suporte à tecnologia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é cara, a AMD tava numa maré boa mas parece que vai tomar outra rasteira se não correr atrás disso. eles podem desenvolver uma versão deles ou será que a Nvidia tem alguma exclusividade?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou entendido, mas a Nvidia vem investindo pesado nessa área há algum tempo, então imagino que não vai ser fácil para a AMD. E a tecnologia é possível por conta dos tensor cores, presentes nas GPUs mais recentes da empresa.

Dito isso, a MS anunciou uma solução de machine learning própria, então é esperar para ver se vai propiciar algo similar e com a mesma qualidade.

DirectML – Xbox Series X supports Machine Learning for games with DirectML, a component of DirectX. DirectML leverages unprecedented hardware performance in a console, benefiting from over 24 TFLOPS of 16-bit float performance and over 97 TOPS (trillion operations per second) of 4-bit integer performance on Xbox Series X. Machine Learning can improve a wide range of areas, such as making NPCs much smarter, providing vastly more lifelike animation, and greatly improving visual quality.

https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-glossary/

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/07/2020 em 15:07, Soul Reaver disse:

DirectML – Xbox Series X supports Machine Learning for games with DirectML, a component of DirectX. DirectML leverages unprecedented hardware performance in a console, benefiting from over 24 TFLOPS of 16-bit float performance and over 97 TOPS (trillion operations per second) of 4-bit integer performance on Xbox Series X. Machine Learning can improve a wide range of areas, such as making NPCs much smarter, providing vastly more lifelike animation, and greatly improving visual quality.

https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-glossary/

DirectML is a high-performance, hardware-accelerated DirectX 12 library for machine learning. DirectML provides GPU acceleration for common machine learning tasks across a broad range of supported hardware and drivers, including all DirectX 12-capable GPUs from vendors such as AMD, Intel, NVIDIA, and Qualcomm.

biriba, teoricamente todas as placas que fazem dx12 full podem usufruir...

pelo que eu entendi é algo semelhante aquele esquema de renderizar usando fp-16 que tem no wolfenstein.

@ragecom deve manjar dessas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

Vi esse video da DF no monitor 4K e posso falar com todas as palavras: O 1080P com DLSS 2.0 ficou oceanos de distância superior ao 4K nativo. E com mais que o dobro de quadros por segundo.

Essa tecnologia vai dar o que falar (se não nerfarem propositalmente pra vender VGAs). Porra, rodar um jogo com muito mais qualidade visual e metade da resolução é pra alucards aplaudirem com lupa.

Uma pergunta: a VGA precisa necessariamente dos tensor cores pra usar isso, ou pode usar os cuda cores?

To voltando a pensar em uma RTX 3060 pra rodar cyberpunk no talo com photoshop e chrome aberto kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, psg1 disse:

@ragecom deve manjar dessas coisas...

Manjo nada, sou mais de sistemas, banco de dados, essas coisas...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 23/07/2020 em 19:49, Snake Returns disse:

Uma pergunta: a VGA precisa necessariamente dos tensor cores pra usar isso, ou pode usar os cuda cores?

To voltando a pensar em uma RTX 3060 pra rodar cyberpunk no talo com photoshop e chrome aberto kkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que só as placas RTX com tensor cores. Eles são responsáveis pela AI, se eu entendi correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todas RTX tem os tensor cores? isso deixa a coisa bem mais complicada na hora de procurar. Meu PC tá tão defasado que eu acho que pra aproveitar qualquer coisa eu vou ter que comprar tudo novo, e estou vendo que as RTX mais baratas começam pelos 2 mil bozos, pelo visto vai demorar um bocado pra eu renovar meu PC mas já passou da hora, tô sofrendo aqui no home office pra trabalhar no Maya.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha frase ficou ambígua. Acho que todas as RTX tem tensor cores e eles são necessários para usar o DLSS 2.0.

Os modelos anteriores não tem suporte à tecnologia.

Compartilhar este post

Link para o post

ah ok, vou lembrar disso.

A DF postou uma comparação do DLSS2 com checkerboarding, o da nvidia se sai melhor especialmente em assets que usam transparência como cabelos por ex. A diferença não chega a ser gigantesca mas é bem perceptível o flickering de objetos distantes no checkerboarding.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/07/2020 em 14:42, Cyco disse:

Pois é cara, a AMD tava numa maré boa mas parece que vai tomar outra rasteira se não correr atrás disso. eles podem desenvolver uma versão deles ou será que a Nvidia tem alguma exclusividade?

Como se trata de reconstrução de imagens por machine learning, a Nvidia o máximo que pode fazer é ter direitos sobre o termo que está usando (DLSS - Deep Learning Super Sampling) e alguma forma/função muito especifica do processo que desenvolveu. De resto, mais nada. Como comentou o Soul Reaver, o uso da tecnologia é possível por conta dos tensor cores. Mas não por conta das placas anteriores não os possuírem, mas por conta da eficiência computacional de cada núcleo que na nova arquitetura é muito superior a das anteriores. Foi como aquele esquema de habilitar Raytracing na linha GTX 1000, funciona mas... :lolmor:

Também seria possível habilitarem DLSS em arquiteturas anteriores, mas o custo computacional por conta da quantidade absurda de cálculos tornaria o uso praticamente impossível, que é o mesmo que não habilitar. A Nvidia determinou que os cálculos seriam feitos nos "tensor cores" por conta principalmente da quantidade de cálculos por ciclo que eles são capazes de realizar (e também do consumo) se comparados com os cuda cores. Ela também precisava justificar as novas placas, como sempre :lolmor: 

E como ele também comentou, a MS por usar arquitetura da AMD, já desenvolveu também sua própria solução. A Sony pelo jeito também seguiu a linha e, deve ser algo mais próximo do que deve ser apresentado pela a AMD nas placas novas com RDNA 2. A solução da AMD não deve mesmo ser equiparável a da Nvidia logo de inicio (assim como DLSS não era lá essa coisas), por motivos também já citados por vocês aqui. Mas quando os consoles e principalmente as novas placas estiverem no mercado e, com os novos updates das instruções de uso da tecnologia (firmwares), seja lá oque for que tenham desenvolvido deve ir melhorando com o tempo.    

Saiu hoje e se encaixa na discussão de vocês:   

Ele tem um video mais antigo muito bom sobre o assunto de DLSS, mas não estou conseguindo localizar. Fica a indicação.

DLSS e Raytracing são processos caros (custo computacional), e a eficiência desses processos demanda principalmente de velocidade desses cálculos. E calculo por calculo, tanto cuda core e tensor core faz. Embora o resultado seja bonito de ver, já ficar esperando nos consoles atuais algo do tipo, sem peso no desempenho do aparelho não é para agora (basta ver as placas que fazem uso decente do recurso). O esquema vai ser o mesmo do raytracing, vão criar "soluções" e o uso vai ser pontual e direcionado (só em alguma parte, situação, objeto). 

A eficiência de todos esses efeitos e processos atuais está diretamente ligada a velocidade de processamento de cálculos. Mais cálculos = mais processamento = ou graficão/resolusaum (Lulu) ou desempenho (escolhe um ou outro). E nos já vimos bem essa historia e sabemos qual vai ser o resultado = fica para próxima geração.

Cyco, você lembra sobre aquilo que discutimos no tópico de TLoU 2, onde você comentou haver pouca variedade dos NPCs/inimigos e, que as reações e comportamentos também variavam pouco? Lembra de que eu disse que um dos motivos de devs estarem empolgados com o SSD do PS5, seria a de poder criar esse tipo de variação? É mais um caso de velocidade e eficiência para poder tornar possível e viável.

O negocio não se trata só de criar, armazenar e carregar rápido os arquivos. Hoje já fazem as capturas e criam muitas variações para comportamento de personagens e npcs nos jogos. A quantidade de dados de TLoU 2 (um disco para instalação e outro para execução) mostra bem que falta de assets não é o problema, parte do problema é ter que escolher quais usar. O problema mesmo é o sistema encontrar esses assets em tempo hábil e processá-los em tela. Os processadores atuais dos consoles já chegaram no limite das informações que podem gerar por cada frame em tela. Encontrar e variar assets de comportamento (por exemplo) nos HDs atuais não é uma tarefa fácil por conta dos sistemas de alocação utilizados e da velocidade de acesso deles. 

Se não me engano o Mark Cerny explica um pouco sobre isso naquela palestra do Road to PS5...se não me engano. Eu sei, aquilo foi um saco ( :lol: também não era o que eu queria ver naquele momento) e não me lembro exatamente de tudo que foi dito, mas tinha muita informação boa e interessante ali. 

Bom, já recomendei (de novo) o canal do Red "Paul fala mole" Gaming Tech (britânicos :lolmor:) não é !?

Editado por Marcelo Roffer

Compartilhar este post

Link para o post

Agora falando na real mesmo: algum chapa aqui já testou no seu PC o DLSS 2.0?

Falei com o Xiubaca, mas ele testou só o Control e desatualizado, e nem sei se foi com o 2.0 ou 1.9.

Infelizmente não tenho como testar, minha vga ainda é a 970. Mas voltei a ter interesse nas vgas com isso aí. Pode ser que uma eventual 3060 faça horrores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu testei em Control com o DLSS 2.0 e... funciona. Funciona mt bem até.

Se você reparar, dá pra ver que tem upscaling sim, principalmente nos elementos menores (e fatalmente com mais aliasing) como cabelo, objetos vazados e etc. Tem uns cenários que tem uns ventiladores gigantes com umas gralhas e dá pra reparar que existe um upscaling sim... Mas quando vc compara com o checkerboard tradicional, é algo que chega a ser feitiçaria.

Além disso, o ganho de performance é perceptível. Como eu falei no tópico de Control, com o DLSS 2.0 num monitor 1440p eu consigo deixar o jogo em 60 frames relativamente estáveis (menos em combates muito bizarros, que ele costuma dar uma abaixada para 50) com raytracing médio ligado. E isso no primeiro nível de resolução disponivel (algo perto dos 960p, senão me engano).

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Snake Returns disse:

Infelizmente não tenho como testar, minha vga ainda é a 970. Mas voltei a ter interesse nas vgas com isso aí. Pode ser que uma eventual 3060 faça horrores.

Ainda não vi specs vazadas sobre as 3060 (devem manter a linha 60 com 6Gb de RAM) mas as 3070 parecem que vão manter a linha dos 8GB atuais de RAM. Quando possível é uma escolha melhor ter um pouco mais de margem para desempenho e poder levar a placa por mais tempo.  

O consumo estimado da 3070 também não está mal se for mesmo perto disso. 

Anteriormente sobre a RTX 3060:

Sobre a performance das novas placas (Ampere) em relação a arquitetura atual (Turing), o rumor é de em torno de 50% a mais de desempenho. Realmente muita coisa. Se for verdade, significa que a NVidia ficou mesmo apreensiva com o rumor das AMD Big Navy e, de RDNA2 ter cerca de 45% de desempenho sobre RDNA1. 

E continua a briga de gato e rato. Daqui a pouco aparecem novos rumores e vazamentos de novos specs da AMD vistos em Benchmarks e por ai vai....

Compartilhar este post

Link para o post

220W de TDP na 3070?

Cara, a nvidia quer chutar tudo com essas placas, deve estar apertando o cheiroso mesmo com o avanço das Navi.

Como é que podem achar isso "pouco"? Pra efeito de comparação a 2070 é 175W.

Acho que a 3060 vai aguentar com certa folga a próxima geração inteira. 3070 pra cima vai ser pra entusiastas.

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente, eu achava que meus 650 W de PSU foram exagerados...

Aí eu vejo o TDP dessas placas e fico pensando "ainda bem" :lolmor:

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algumas matérias por ai dizendo que é com a RTX 3060 que a NVidia pretende minar o impeto da AMD no mercado, principalmente entre os jogadores. Vamos novamente esperar para ver se as expectativas vão mesmo ser correspondidas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ter que trocar o nobreak aqui. É um APC 600VA com fator 0,5 de potência. Ou seja: libera 300W nas tomadas. Quando eu tinha a GTX460 (que consome 15W a mais que a 970) e rodava um jogo, essa merda apitava direto. 

Preciso de um nobreak de 1200VA ou algum com fator 0,8 por aí. Alguém sabe indicar um bom?

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Snake Returns disse:

Vou ter que trocar o nobreak aqui. É um APC 600VA com fator 0,5 de potência. Ou seja: libera 300W nas tomadas. Quando eu tinha a GTX460 (que consome 15W a mais que a 970) e rodava um jogo, essa merda apitava direto. 

Preciso de um nobreak de 1200VA ou algum com fator 0,8 por aí. Alguém sabe indicar um bom?

Na hora lembrei do demo de Recompile que testei rodando em um setup de Core i5 com uma GTX 1070. Fez um Nobreak da SMS de 700VA pedir arrego legal, parecia uma araponga :lolmor:, não havia acontecido antes com outros jogos que testei. O jogo é efeito visual puro mas estava extremamente mal otimizado na demo. Mesmo um core i7 com RTX 2070 o uso da GPU é bruto.

Snake, eu geralmente uso Nobreaks da SMS, principalmente por que a SMS costumava oferecer garantia estendida (não sei se ainda oferece) e tinha uma rede de assistências bem ampla. Eu tenho um Station II 1200VA e segura fácil um setup de Core I7 7700K e RTX 2070, monitor e um One X (ou PS4) de boa ligados juntos. Ele já é antigo, já está com mais ou menos 7 anos de chão. 

E nesse tempo o máximo que tive que fazer foi eu mesmo trocar um conjunto de relés, uma vez depois de 5 anos de uso, e as baterias (isso fiz 2 vezes se não me falha a memoria). Mas isso é normal do tempo de uso. O meu usa duas baterias, não sei se nos modelos atuais houve alguma revisão. 

Compartilhar este post

Link para o post

É o que estou inclinado a pegar mesmo. Sempre ouço falar bem do SMS e TS Shara tb. O APC é bom, mas esse aqui meio que deixou a desejar pela potência de saída que faz apitar em jogos pesados (se eu colocar uma RTX aqui fudeu) e também porque ele me impede de ligar o PC antes que termine o teste dos circuitos. As vezes funciona, mas tem vezes que ligo o PC antes dele terminar o teste e ele começa a apitar que nem louco.

Já troquei 2X a bateria aqui tb. Ele é de 2011. Troquei em 2015 e final do ano passado. É o tempo de vida médio da bateria mesmo, 4 anos e meio por aí. A primeira troca de bateria acho que foi uns 70 reais. Já na segunda, o mais barato que consegui foi R$ 110. Isso que tive que dar a minha na troca.

Pesquisei sobre o SMS Station II. Tá por volta dos 550 ou 600 bozos. Vai ser a pedida mesmo. Só não gostei de usar duas baterias, mas foda-se. 

Já achei o kit com 2 baterias por R$ 270.... mas depois pesquisei pelo modelo individual e tava R$ 70/90. LOL

Marca SecPower, deve ser marca diabo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Usa duas do modelo HR 1221W. O pessoal as vezes se apega demais a querer colocar a mesma marca que veio como original de fabrica, modelo da CSB. Alguns dos vendedores do ML (principalmente) sabem disso, e arrancam o couro sem pena. Não que a marca realmente não seja boa, mas fui lá dar uma olhada e tem até Moura por 95 Bozos, com 1 ano de garantia e tudo mais. Eu mesmo não pensaria duas vezes se precisasse trocar hoje.  Mas é claro que sempre tem marcas duvidosas desde a procedência e não vale a pena arriscar. 

Como eu disse, não sei se os modelos mais atuais mudaram o sistema. Depois da uma pesquisada Snake, ou entre em contato com a SMS para procurar se informar melhor caso necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi não mudou, continua sendo essas duas baterias.

Achei a Moura no ML por 90 bozos, tá valendo. Só não sei com certeza se é o modelo exato, mas parece ser igual: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1313886463-bateria-nobreak-vrla-smsapctsshara-12v-5ah-moura-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwpZT5BRCdARIsAGEX0zlrq979TgZI1_lGg9eWv9fHY1S8whwY7G6fOtvem0EgBWSVoxPKApoaAmywEALw_wcB&quantity=1

Compartilhar este post

Link para o post

Que outros jogos já tem suporte a esse DLSS 2.0? Não tenho o Control original aqui, inclusive parei de jogar no início pra pegar num descontão depois, jogar com o DLSS ligado e aproveitar o ray tracing. Quero ver se tenho algum compatível na minha biblioteca da Steam. Um dos mais atuais que tenho é o Doom Eternal, mas esse não tem patch ainda. Ouvi um zunzum que ia ter mas ainda não saiu pelo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Xiubaca disse:

Que outros jogos já tem suporte a esse DLSS 2.0? Não tenho o Control original aqui, inclusive parei de jogar no início pra pegar num descontão depois, jogar com o DLSS ligado e aproveitar o ray tracing. Quero ver se tenho algum compatível na minha biblioteca da Steam. Um dos mais atuais que tenho é o Doom Eternal, mas esse não tem patch ainda. Ouvi um zunzum que ia ter mas ainda não saiu pelo jeito.

Death Stranding

Final Fantasy XV

Anthem

Battlefield V

Monster Hunter: World

Shadow of the Tomb Raider

Metro Exodus

Control

Deliver Us The Moon

Wolfenstein Youngblood

Bright Memory

Mechwarrior V: Mercenaries

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..