Ir para conteúdo
lucaslcr

Meu monitor não apresenta imagem vinda do meu ps4 por adaptador HDMI DVI, alguma solução?

Posts Recomendados

Tive um problema com minha TV e não consigo comprar outra no momento, iria utilizar meu monitor para substituí-la.
O monitor tem resolução 1920x1080, igual à saída do ps4, já desativei o HDCP e comprei um adaptador DVI D - HDMI que conecta ao monitor e ao ps4 (visto que não há mensagem "sem sinal") porém a tela fica preta, um pouco acinzentada, como se estivesse recebendo imagem porém não é transmitida, e já reduzi a resolução do ps4 para 480p e ainda não obtive sucesso, fiz um certo investimento em alguns acessórios para que pudesse substituir minha TV mas este problema impede o uso de todos, alguma possível solução? grato desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, lucaslcr disse:

Tive um problema com minha TV e não consigo comprar outra no momento, iria utilizar meu monitor para substituí-la.
O monitor tem resolução 1920x1080, igual à saída do ps4, já desativei o HDCP e comprei um adaptador DVI D - HDMI que conecta ao monitor e ao ps4 (visto que não há mensagem "sem sinal") porém a tela fica preta, um pouco acinzentada, como se estivesse recebendo imagem porém não é transmitida, e já reduzi a resolução do ps4 para 480p e ainda não obtive sucesso, fiz um certo investimento em alguns acessórios para que pudesse substituir minha TV mas este problema impede o uso de todos, alguma possível solução? grato desde já.

Seu cabo é parecido ou possui exatamente a mesma configuração e quantidade de pinos que esse da imagem, Lucas?

cabo-dvi-d-para-hdmi-macho-2-metros-fren

Quando preciso realizar algum teste aqui em monitor, geralmente uso um como esse (DVI -D 24+1) sem problema algum, seja em Xbox One, PS4 ou placas de video. Veja se não precisa selecionar o tipo de entrada de sinal no seu monitor entre digital ou analógica. Caso contrario pode ser algum problema no cabo ou na conexão com o PS4. Bem vindo e espero que resolva o problema.

PS: Desculpe Lucas, agora que notei que você escreveu adaptador e não cabo. Não querendo ser chato mas já sendo, esquece esse adaptador e compre um cabo. Muito provavelmente o problema está nesses adaptadores, que na maioria das vezes não tem uma qualidade confiável. Se for possível teste seu aparelho em uma outra TV com conexão HDMI entre o PS4 e a TV, só para tirar qualquer duvida sobre o seu aparelho. Depois tente buscar por um cabo como esse que mostrei para evitar ou minimizar problemas de conexão entre os aparelhos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, o HDMI do PS4 não passa carga. Pra esse tipo de conversor funcionar, você precisa de um que aceite uma fontezinha de 5 volts pra dar energia pro sinal. As TVs geralmente provêm esse tipo de alimentação e por isso o PS4 funciona normalmente nelas.

Enfrentei esse problema ao tentar projetar o sinal do PS4 em um projetor antigo que necessitava de um conversor para VGA que se encaixa no mesmo problema que você está tendo. Resolvi com um hub e uma fontezinha de 5 volts.

https://www.americanas.com.br/produto/37428878/switch-hdmi-5-entradas-e-1-saida-com-controle-remoto-e-fonte-de-energia?pfm_carac=switch hdmi com fonte&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Compartilhar este post

Link para o post

O problema no seu caso é que você precisava mesmo de um conversor "ativo" (que precisa de uma fonte de energia), Evan. Você queria converter HDMI para VGA (digital para analógico), no caso de DVI para HDMI é digital para digital, com a exceção que o DVI não possui sinal de audio (e outros pormenores) incluso como no HDMI. Um cabo adaptador como esse que indiquei, não faz conversão de sinal só "adapta" a conexão, exatamente como o adaptador que ele deve ter comprado.

O problema é que esses adaptadores muitas vezes vem com ligações mal feitas ou até rompidas, na melhor das situações. Pois as vezes acontece como muitos desse cabos Scart RGB vindos da China, onde existem curtos e até fios trocados entre sinal de cor e tensão (alem de usarem sincronismo por video composto que não ajuda muito), ai já dá para imaginar o que geralmente acontece com os aparelhos na pior da hipóteses.    

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Marcelo Roffer disse:

O problema no seu caso é que você precisava mesmo de um conversor "ativo" (que precisa de uma fonte de energia), Evan. Você queria converter HDMI para VGA (digital para analógico), no caso de DVI para HDMI é digital para digital, com a exceção que o DVI não possui sinal de audio (e outros pormenores) incluso como no HDMI. Um cabo adaptador como esse que indiquei, não faz conversão de sinal só "adapta" a conexão, exatamente como o adaptador que ele deve ter comprado.

O problema é que esses adaptadores muitas vezes vem com ligações mal feitas ou até rompidas, na melhor das situações. Pois as vezes acontece como muitos desse cabos Scart RGB vindos da China, onde existem curtos e até fios trocados entre sinal de cor e tensão (alem de usarem sincronismo por video composto que não ajuda muito), ai já dá para imaginar o que geralmente acontece com os aparelhos na pior da hipóteses.    

Nem. Isso é específico do PS4 mesmo.

PC e Switch e até o PS3 por exemplo, na mesma configuração funcionam normalmente, sem a alimentação. Apenas o PS4 tem esse problema. Ele não manda nenhuma corrente ativa no sinal HDMI dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pesquisa rápida na internet, tem vários outros relatos do tipo que chegam na mesma conclusão, exemplo:

https://www.avsforum.com/forum/142-playstation-area/1531576-what-output-voltage-hdmi-port-ps4-having-issues-my-passive-hdmi-switch-my-ps4.html#post24776630

Também ocorria esse mesmo problema ao usar um HDMI hub pra aumentar o número de portas na minha TV (que na época eram somente 2 HDMI).

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Evan / Phalk disse:

Nem. Isso é específico do PS4 mesmo.

PC e Switch e até o PS3 por exemplo, na mesma configuração funcionam normalmente, sem a alimentação. Apenas o PS4 tem esse problema. Ele não manda nenhuma corrente ativa no sinal HDMI dele.

Mas foi o que eu disse ai Evan. Como ele não envia energia (passivo) não tem como funcionar ou fazer uma conversão que precise de energia (ativa). Para fazer uma conversão de sinal HDMI (digital) para VGA (analógico) você precisa de um conversor "ativo" que use a energia que o PS4 não envia. Por isso quando você usou um conversor com uma fonte de energia (ativo) para fazer o funcionamento da conversão necessária, ela funcionou. No caso de HDMI para DVI não necessita de algo desse tipo, por isso indiquei simplesmente um cabo, o mais provável é que:

Ou o aparelho dele está com algum problema na saída HDMI, afinal disse que a TV dele quebrou (surto de energia, algum curto ou outro problema) e pode ter afetado o PS4 caso estivesse ligado a ela. Ou o adaptador que ele comprou está com algum problema (o mais comum e provável).  

"Conversores de sinais analógicos" como esse de VGA para HDMI ou Video Composto para HDMI, como muitos desses que tem por ai no Mercado Livre para usar em consoles, precisam mesmo de alguma fonte de energia para fazer o serviço. Eu tenho uns desses, assim como também tenho um da HDMiKey para Wii quem não usa fonte de energia externa nenhuma, só a própria tensão disponível na saída do aparelho. Dependendo do tipo de HUb e quantidade de saídas que tenha, ele também precisa de uma fonte de energia, tanto para amplificar o sinal de entrada (se tiver muitas entradas) ou para permitir que a seleção de entrada em uso no momento seja feita automaticamente (caso seja automático e muitas vezes também naqueles com seleção manual por botão).     

Conheço as especificidades técnicas do PS4 e de outros aparelhos, e não estou simplesmente tentando lhe contradizer por marra, Evan. Só expus a situação que você mesmo relatou de ter usado um conversor que precisava de uma fonte de energia (HDMI para VGA, digital para analógico) e de uma que não necessita disso (HDMI para DVI, digital para digital) que foi o caso que ele apresentou. Nas inúmeras situações que já testei em diferentes aparelhos e monitores que apresentavam esse caso específico (HDMI para DVI ou vice versa) o cabo adequado funciona. :reijoia: 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..