Ir para conteúdo
psg1

Google Stadia - The future is not a box

Posts Recomendados

17 minutos atrás, psg1 disse:

Eu só não vejo utilidade nenhuma para você ter um chromecast com um tv smart minimamente decente. (apesar que la fora o chromecast custa peanuts, mas enfim...)

Se a ideia deles é pegar market share, nada mais obvio seria que facilitar o acesso para qlq aparelho. 

Ou fica mesmo a impressão que pode ser apenas um daqueles projetos mirabolantes que o google não vai pensar 2x em matar.

Outro ponto contra, a net neutrality caiu nos EUA. Precisa ver como os provedores de la vão se comportar com um sistema desses. Vale lembrar que boa parte do barulho que os provedores fizeram sobre o assunto era que o Netflix e YT consumiam muita banda e que os provedores não arcariam sozinhos com isso.

também acho que você tendo uma tv smart razoável dispensa o chromecast, porém como você disse o chromecast é baratíssimo lá fora e se o cara já não tem um e tiver interesse a barreira de entrada é insignificante. Talvez seja até mais fácil pra todo mundo comprar um do que tentar enfiar o Chrome em qualquer aparelho de tv, minha smart Samsung velha por exemplo já nem recebe mais atualizações dos apps e vale mais a pena usar o PS4 pra ver Neflix e usar Youtube.

sobre o resto do post não faço idéia mas os provedores vão ter que rebolar pois isso é apenas a ponta do iceberg,

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Beto Paz & Amor disse:

Só PGS1s hypam.

PSG1 É TIPO UM CINEGO PRA VIDEOGAMES, AQUELE HISPTER FUMADOR DE MACONHA E APRECIADOR DE FILMES C DA NOVA ZELANDIA

VEJAM SO ESSE FILME, A MULHER OLHA PRO NADA DURANTE 40 MIN, QUE OBRA DE ARTE

CONVERTE ISSO PRA VG E VIRA O PSG

Compartilhar este post

Link para o post

acho que isso vai conviver com consoles tradicionais por mais uma geração, ainda mais que jogos multiplayer online são os mais populares atualmente e latência e limitações de banda podem ser empecilhos, mas já não sei dizer o que vai ser o PS6 ou Xboxwhatever.

aliás a Microsoft fez uma apresentação da xCloud hoje na GDC, mostrou um mapa dos data centers

mbQA4S7.png

só São Paulo na América do Sul inteira, não tem muito mais informações ainda mas se quiser ver a discussão na Era https://www.resetera.com/threads/xcloud-details-from-gdc-controller-touch-mapping-datacenters.106787/

mapa que a google mostrou pra comparação, lembrando que o esquema deles é um tanto diferente e que eles se referiram a "Edge Nodes" e ainda não descobri o que isso significa lol

ndkur8ly0pqcbb9p9rvx.png

edit: aqui https://peering.google.com/#/ 

é basicamente uma rede auxiliar que se liga aos data centers e a Microsoft tb usa uma infra estrutura assim, só não entendi porquê não usar esse mapa que parece bem mais importante, a Google tb só tem um Data Center em São Paulo aliás. 

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post

Acho sensacional, não sei se já vai funcionar, como disseram talvez mais 1 geração.

mas é inevitável uma Netflix dos jogos rodando em qualquer TV/ Celular e etc

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, CZAR disse:

Mercado de VGAs será a primeira vítima

parece que a NVidia quer montar um serviço de streaming tb

Compartilhar este post

Link para o post

Vai acabar com os consoles nada... as quase 100 milhões de unidades do PS4 não indicam nenhum cansaço dos consoles.

Sucesso do Switch mesmo em um hardware mais fraco, idem.

Agora... realmente é um porre ler essas previsões apocalípticas para o mercado de jogos.. Apocalipse não é o fim.. mas o recomeço, o fim do velho e o nascimento do novo, novo contexto, novo mercado.

Cansei de ler/ouvir que isso:

playstation-move-wii-remote.jpg

Iria acabar com os controles convencionais... debates.. posts.. fóruns... bla bla bla bla bla bla horas de bla bla filosofias sobre novos conceitos de jogar VG...

Os os saudosistas do tradicional joystick choraram caminhões de água... Ai veio o próximo passo que iria superar até os "moves" "remotes" - Sem estes alcançarem o sucesso que se esperava.. WII era um ponto fora da curva e com prazo de validade.

34182443_OVR.png

Acabou os controles.. esbravejavam... futuro... fuuuuturoooo

teste com sistemas sem mídia física, outro futuro inabalável; E aqui nesse exato fórum.. nego dizia que o PSP GO era o que mesmo..ha sim.. FUTURO dos portáteis.

31Leh7cNPEL._SX385_.jpg cagou.. tem cara que nem sabe que existe.

images?q=tbn:ANd9GcQ_-3YdOiCa5UaYInIKYxX Cagou mais ainda...impressionante o fundador da OUTERSPACE Reinaldo Normand... dizer que era para competir com o PS2 e mercado periféricos.. sendo que isso.. é um lixo colossal até diante de um SNES/Mega Drive.. é uma porra de um celular meia boca ligado na sua TV.

Mas ai..o pessoal visionário não desiste não.

Que desistem nada.. eles tem a "visão" do futuro.

61fZu0BWpNL._SX522_.jpg

Eu considero isso ai.. mais fracassado que o próprio Kinect.. ao menos em vendas totais. E não é acessório novo.

Segundo alguns colegas que usam.. é legal só no começo. Cansa e enjoa rápido.

Para ser sucesso... A google vai precisar de uma plataforma barata de se produzir e uma puta conexão. Que nem os EUA tem.

Eu acho que o PS5 e o próximo console da Nintendo.. vai vir de modo tradicional.. PAPANDO TUDO na próxima geração.

Playstaton, como em 2014.. Knack..foi suficiente para vender horrores na época.

Eu acho corajoso por parte do Google.. deve fazer mais algum sucesso que o 1512864445617279892.jpg

Que alias.. vejam só... virou peça de colecionador. E ninguém fala mais nada.. não subestimem os jogadores hardcores clássicos.. eles é que sustentem o mercado a longo prazo.. o resto... vive de modinhas passageiras. 

Compartilhar este post

Link para o post

É meio que fisicamente impossível acabar com os consoles, no sentido de física mesmo

Enquanto cada vez mais se tenta diminuir o delay e input lag das tvs, pra 120 hz e com tempo de resposta menor de 15 ms, existe um próprio limite físico de delay que se pode alcançar por streaming, já que a informação não pode ser transmitida mais rápido que a velocidade da luz.

É só imaginar o que seria usar um serviço de streaming pra realidade virtual. Seria um espetáculo de vômito da galera, por conta do atraso da imagem.

É mais um serviço que tem espaço pra no mercado, mas não vai mudar tanta coisa. Streaming de jogos é bem diferente de streaming de vídeo, só os istas negam

Compartilhar este post

Link para o post

Tommy,  mas o streaming não funciona com um pré carregamento em buff?

assim o tempo para a TV é o mesmo de um console

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, hoel disse:

Tommy,  mas o streaming não funciona com um pré carregamento em buff?

assim o tempo para a TV é o mesmo de um console

Não funciona, infelizmente. Na hora que vc apertar o botão, o sistema tem que jogar essa informação pro servidor. Como tudo é renderizado no servidor, tudo tem que ir pra lá. Em vídeo, se fizer buff de 1 segundo pro vídeo não travar, é tudo beleza. Se fizer isso em jogo, não dá pra jogar.

Um cálculo simples que dá pra fazer pra ter uma ideia. 120 fps significa que cada quadro é renderizado em 8 milissegundos. Em 8ms, a luz percorre 2400km. Então, pra ter um jogo a 120fps, se num mundo utópico em que a renderização e todo o processamento fosse instantâneo, você só conseguiria jogar se tivesse fibra ótica e os pacotes de dados tivessem que percorrer menos de 1200km até o servidor. Pra 60fps, seria 2400km.

Só que ainda existe todo um gargalo de processamento, renderização, transmissão, etc.

Então existe um limite físico mesmo pro que se consegue fazer com streaming. VR será sempre inviável. A experiência do streaming vai sempre estar aquém de ter o console mesmo, e isso não tem jeito de superar. Um exemplo é se a pessoa tivesse internet via satélite de 1gbps. Não adianta essa banda gigantesca, o sinal de satélite tem que viajar até fora do mundo, e isso leva um bom tempo. Satélite sempre tem essa latência por conta da distância. (Onda eletromagnética, que o satélite usa pra mandar informação, também se propaga na velocidade da luz, assim como na fibra ótica)

Testei o geforce now aqui pra ver como iria sair. Street fighter vs Tekken. A ideia é um barato, mas a latência era de 188ms, então não dá pra jogar e se divertir, que ficou muito lento. Joguei duas lutas e desisti.

Editado por Tonmy

Compartilhar este post

Link para o post

Como funcionam os MMORPG?

Jogo FFXIV, e apesar de morar no Brasil e ter um ping mais alto, claro. Da pra jogar tranquilamente. Não seria a mesma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, nem o stream play da Steam em REDE LOCAL presta direito. O problema não está na tecnologia, está na infraestrutura (que não vai mudar pelo menos nos próximos 30 anos). Nego compra televisão com tempo de resposta reduzido, mouse, e o caralho por causa de 10ms, imagina isso aí. Huahuahua, flop lindo

Compartilhar este post

Link para o post

Tonmy, acredito que o tempo de renderização é irrelevante pois o que está sendo transmitido é apenas o vídeo já renderizado, é como assistir a um stream no Twitch ou Youtube, a diferença é que você também está enviando os inputs do controle e o software tem que fazer essa interface entre você e o computador que está transmitindo o jogo no servidor, o que vai variar dependendo da sua conexão é a resolução da imagem, exatamente como acontece no Netflix quando a sua conexão oscila de velocidade. Agora, pelo menos com a infra que existe hoje jogos que exigem muita precisão como luta ou FPS competitivos não vão ser viáveis obviamente, não é a toa que a Google escolheu o AC Odyssey como demonstração, jogos single player, rpgs por turnos etc, certamente vão ser ideais.

Dito isso, sempre que sai uma tecnologia disruptiva as pessoas jogam os braços pro alto e começam a gritar que vai ser o fim dos tempos, hahahaha Ora, se pra música que é muito menos exigente que games até vinil anda convivendo com streaming, não vai ser em games que isso vai acontecer, eu vejo isso sendo bem mais utilizado pra divulgação dos jogos do que outra coisa, imagine você poder testar demos de todos os jogos sem precisar ocupar espaço no seu HD.

Editado por Cyco

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Kuro disse:

Nego compra televisão com tempo de resposta reduzido, mouse, e o caralho por causa de 10ms, imagina isso aí. Huahuahua, flop lindo

Só nerd. O público alvo desse troço aí não sabe e nunca vai saber o que é input lag.

Compartilhar este post

Link para o post

muito chororo vcs tem que prever o input lag e adequar ao timing das respostas

joguei fps de console ano atras com aqueles interpoladores de frames, e 100 ms de input lag e jogava perfeito, era uma questao de treinar o cerebro a adequar os lags nas suas respostas

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa, se a rota da sua casa para o servidor for toda em fibra ótica, vai que é uma beleza. Se não for, fica inviável.

Contando o fato que a grande maioria dos novos acessos de internet no pais já são em fibra ótica (apesar da % total baixo), da para arriscar que com uma estrutura decente no eixo RJ/SP por parte do google, questão de lag de conexão não serio muito problema para boa parte dos brbr. 

Editado por psg1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que os gargalos são mais dos provedores de internet do que outra coisa, mesmo já tendo fibra ótica aqui no centro de sp a velocidade cai bonito em certos horários e as portas já estão todas ocupadas. Imagina as nossas Tim, Vivo e cia que já entregam aquele serviço bacana,  tendo que lidar com um influxo de milhares de jogadores que vão ficar pendurados por quatro, cinco horas direto.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, hoel disse:

Como funcionam os MMORPG?

Jogo FFXIV, e apesar de morar no Brasil e ter um ping mais alto, claro. Da pra jogar tranquilamente. Não seria a mesma coisa?

Coisas online o processo é mais complicado. No caso de streaming, só interessa o que você aperta no botão e o stream do vídeo. Em jogos online, há toda uma sincronização do cenário entre todas as pessoas jogando ao mesmo tempo. Se não houver essa sincronização, ocorre aqueles casos de jogos de tiro que você nem sabe porque morreu. (Imagina que no seu pc você correndo e e está na posição Y em um lugar protegido, porém no meu PC você ainda está na posição X desprotegida, então eu atiro  mirando em X,e te mato no meu PC. O jogo pode considerar isso como morte sua, aí vem aquele grito "caralho como o fdp me matou", por falta de sincronziação).

MMORPGs não precisam de tempo de resposta tão rápido quanto um fps ou um jogo de luta, então é mais sossegado. Vários tipos de jogo não precisam dessa latência baixa, então não tem problema. Dá pra jogar um RPG com 500ms de latência sem problema. Jogar um fps desse jeito aí já são outros quinhentos.

4 horas atrás, Cyco disse:

Tonmy, acredito que o tempo de renderização é irrelevante pois o que está sendo transmitido é apenas o vídeo já renderizado, é como assistir a um stream no Twitch ou Youtube, a diferença é que você também está enviando os inputs do controle e o software tem que fazer essa interface entre você e o computador que está transmitindo o jogo no servidor, o que vai variar dependendo da sua conexão é a resolução da imagem, exatamente como acontece no Netflix quando a sua conexão oscila de velocidade. Agora, pelo menos com a infra que existe hoje jogos que exigem muita precisão como luta ou FPS competitivos não vão ser viáveis obviamente, não é a toa que a Google escolheu o AC Odyssey como demonstração, jogos single player, rpgs por turnos etc, certamente vão ser ideais.

Dito isso, sempre que sai uma tecnologia disruptiva as pessoas jogam os braços pro alto e começam a gritar que vai ser o fim dos tempos, hahahaha Ora, se pra música que é muito menos exigente que games até vinil anda convivendo com streaming, não vai ser em games que isso vai acontecer, eu vejo isso sendo bem mais utilizado pra divulgação dos jogos do que outra coisa, imagine você poder testar demos de todos os jogos sem precisar ocupar espaço no seu HD.

A relevância do tempo de renderização nesse caso tem relação quanto ao framerate.

Um jogo com taxa de quadros de 30fps tem um frame renderizado a cada 33.3ms. enquanto 120 fps é a cada 8,3ms.

Pense neste caso, que considerando que a latência do seu pc pro servidor é de 20ms.

Se o fps de algum jogo está capado para 30fps, o servidor pode demorar 13,3ms pra renderizar um quadro, e a transmissão com mais 20ms, você vai conseguir jogar a 30 fps sem atraso nos quadros.

Porém, se você quiser jogar a 120 fps, a própria latência do jogo já faz sempre estar atrasado em pelo menos 2 quadros. Pra conseguir jogar normal a 120fps, em uma conexão com latência de 4ms (que você é muito difícil conseguir), o servidor teria que renderizar a 4.3ms um quadro, ou seja, a 240 fps.

Isso basicamente elimina a possibilidade de ser a mesma qualidade de jogar um PC local e um streaming.

Só frisando que latência (delay ou atraso) é diferente de banda. Eu posso ter uma conexão de 2 TBPS, o que é uma banda gigantesca, porém com um atraso de 500ms pros dados. Isso quer dizer que eu conseguiria transferir 250 GB (vários jogos e filmes) em menos de 1 segundo. Porém os dados não chegariam em 1 segundo, chegariam em 1,5 segundos, porque leva eles tem 0,5s (500ms) de atraso. Banda tem a ver com a quantidade de informação que você consegue mandar ao mesmo tempo, e latência é o atraso que demora pra chegar. A resolução tem a ver com a banda.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, eles mesmos durante a conferência meio que já disseram que o framerate máximo é 60fps (o que automaticamente já exclui jogos de VR), você sabe dizer se o servidor rodar o game a 90 ou 120 fps faz alguma diferença pra compensar? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..