Ir para conteúdo
BDGAME

Nintendo Switch

Posts Recomendados

7 horas atrás, Beto Paz & Amor disse:

Assinei e estou adorando, julguem-me. Com umas três ou quatro horas de jogatina única coisa que aconteceu foi uns cinco segundos sem música em uma pista do Mario Kart 64. Ainda não testei o online que é onde parece ter mais problemas. 

Espero que vc tenha assinado pra jogar online, pq se vc tem uma caralha de um switch desbloqueado e pode instalar o retroarch pra jogar um emulador de graça e que roda melhor, mas resolveu assinar um serviço porco desses... É quase um auxílio emergencial pra Nintendo :lolmor:

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, qqt disse:

Espero que vc tenha assinado pra jogar online, pq se vc tem uma caralha de um switch desbloqueado e pode instalar o retroarch pra jogar um emulador de graça e que roda melhor, mas resolveu assinar um serviço porco desses... É quase um auxílio emergencial pra Nintendo :lolmor:

Não, não roda melhor, quem te disse isso mentiu. Tenho o retroarch instalado aqui e é muito bugado, lento, os jogos engasgam o tempo todo, alguns mal funcionam. Fake news. Emuleiro adora pagar de espertalhão "ain pq as configurações", sempre ouço mentirada dessa raça, talvez tenham te enganado. Mas te garanto que não roda bem, na verdade mal roda. 

Mas sim, um dos principais atrativos pra assinar foi poder jogar online com os amiguinhos até porque deve rolar os piratinhas do emulador oficial da Nintendo. 

Editado por Beto Paz & Amor

Compartilhar este post

Link para o post

Impressões do Switch OLED, podem chorar.

- Mesmo desligado, o console parece ser maior que o Switch normal (mesmo não sendo).
- A qualidade da tela é, de facto, melhor. A tonalidade das cores é outra (mais correta, espero) e é tudo bem melhor mesmo. Não precisa fazer esforço pra notar que é uma tela superior. Você bate o olho e já percebe, outra coisa. Vendo Youtube, um dos videos demorou pra carregar, a tela ficou preta e eu até achei que o negocio tinha desligado. LOL. No Switch normal eu evitava jogar handheld pq imagem na minha TV era melhor... Agora a imagem no Switch é melhor. Minha prox. TV sera OLED... Quando ficarem mais baratas. Um dia... Quem sabe.
- De fábrica ele vem num modo "brilhante" ou "vivido" ou algo do tipo. Parecido com a forma como as TVs vem de fabrica, toda escrota e descalibrada. De fabrica vem com tudo muito forte, aquele vermelhão estourando, propaganda PTista da China comunista. Você precisa ir nos menu procurar e mudar pra normal (acho que é na parte de sistema). O mais engraçado foi ver os jornalistas tudo: "ah, mas eu deixei no modo vivido mesmo, muito melhor"... Jornalista é uma desgraça.

- Colocar o jogo é foda pra quem não tem unha. Deixem a unha crescer um pouco em um dos dedos pelo menos.

- O som é um pouco mais alto. Mas ainda é som de coisa portatil. Ainda to pra ver algo portatil (isso incluiu notebook) com som realmente bom.
- Não achei a versão branca, então comprei a edição especial colorida dos palhaços Patati Patata. Depois eu vou precisar uma skin pra cobrir essas cores horríveis.

b8S8fBg.jpg

O cara fazendo uma analise da cor e falando que o modo vivido está "absolutamente errado". :lolmor::lolmor::lolmor:

Editado por Kenshin Br
  • Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Beto Paz & Amor disse:

Aí Kenshin 

Desses jogos só tenho Streets of Rage e Fire Emblem.

Mas todos os jogos ficam bons, bem mais nítidos.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bowser pleads guilty, ordered to pay $4.5M to Nintendo

No, not that Bowser, or the other Bowser, for that matter

image6.0.jpeg

Nintendo Switch hack creator Gary Bowser has plead guilty in a criminal case filed by federal prosecutors last year. Bowser was arrested in 2020 with French national Max Louarn for leading the group of Nintendo Switch hackers known as Team Xecuter.

Last week, he pled guilty in a Seattle court, according to documents obtained by Torrent Freak. Bowser, who is Canadian and of no relation to Nintendo of America president Doug Bowser (or the Mushroom Kingdom villain), admitted to participating in the scheme to create and distribute tools designed to hack Nintendo Switch consoles. His customers would then use the tools to get Nintendo Switch games for free.

The plea agreement described Bowser’s role in marketing these devices and distributing them to retailers, for which he said he was paid up to $1,000 a month for. The plea agreement also says Team Xecuter “generated at least tens of millions of dollars” in selling the hacking devices, including a custom operating system that got players around Nintendo’s security features.

With the two guilty pleas, Bowser has agreed to pay $4.5 million to Nintendo in restitution and continue to cooperate with ongoing investigations of Team Xecuter. If he completes these terms, the remaining nine charges will then be dropped.

This case is separate from the civil lawsuit Nintendo filed against Bowser earlier this year, alleging copyright infringement related to the Nintendo Switch hacking devices. Nintendo, at that time, described Team Xecuter as “an international pirate ring.” That case is still active. Nintendo is looking for damages of $2,500 for each trafficked device, as well as $150,000 for each copyright violation.

https://www.polygon.com/22759520/bowser-pleads-guilty-nintendo-switch-hacker

Troco de pinga! Tá na cara que ele vai pagar essa. :lolmor:

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

O cara na prisão:

- Qual seu crime, mano?
- Eu criei um negócio que permitia você instalar coisas extras no Switch.

Compartilhar este post

Link para o post

PQP mermão! Facilmente o pior serviço online da atualidade ( o hate em cima daquele vídeo já passa dos 160 Mil, um dos piores da historia do Youtube até o momento :lolmor:) e ainda assim conseguiu ter mais inscritos e em menos tempo que a "Vitrine do Jogos" (aka GamePass) que já está disponível desde o Xbox/PC a geladeiras Smart.

Minha elefantona linda é magia pura mesmo. Cadê os contestadores e hereges infiéis? 🤣

Muito bom! Agora traga os outros jogos no mínimo de maneira tão decente quanto a esse Nintendo.

Nintendo Will Make 20% Fewer Switch Consoles Than Expected Through March

swoled.jpg

If you thought buying a Nintendo Switch was tough over this past year, that challenge is not going to let up anytime soon. 

That’s because Nintendo will be making 20% fewer Switch consoles than expected through March, according to a new report from Nikkei Asia. The 20% reduction translates to roughly 6 million fewer Switch consoles, as Nintendo originally planned to manufacture and ship 30 million Switch units by March. Nikkei Asia reports that the planned number has been reduced to 24 million. 

As you might expect, the reason for this reduction in production is chips, or rather, the ongoing shortage of chips. The same chip shortage that has made buying video cards, new vehicles, PlayStation 5s, and Xbox Series X/S consoles is the same shortage affecting Nintendo. 

“We are assessing their [component shortages] impact on our production,” a Nintendo spokesperson told Nikkei Asia.

Despite this decreased target number, demand for the Switch remains high. In fact, if the production was able to meet this demand, there’s a very good chance Nintendo would have hit its 30 million target number. According to Nikkei Asia, the ongoing supply crunch “has left Switch with a 37% fall in sales to 214,000 units in September from a year ago, marking the third straight month of year-on-year declines,” a stat the publication learned from Japanese video game magazine Famitsu. 

Nintendo’s original goal was to sell 25.5 million units in the 2021 fiscal year that ends next March, but now that number doesn’t seem likely. However, the Switch is nearing 100 million units sold, having sold a total of 89 million since the Switch’s release back in March of 2017. 

For more about the Switch, check out our thoughts on the latest iteration in Game Informer’s Nintendo Switch OLED review and then read what we think of Mario Party Superstars. After that, catch up on everything coming to Animal Crossing: New Horizons in the new Happy Home Paradise DLC, which goes live on Friday.

https://www.gameinformer.com/2021/11/03/nintendo-will-make-20-fewer-switch-consoles-than-expected-through-march

Final do próximo ano fiscal...escassez de chips...claro.  Também acho que esse é o motivo de diminuir os números do hardware antigo ano que vem. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Nintendo president says Switch is at the ‘mid-point of its lifecycle’

Switch-lifecycle.jpg

The Switch lifecycle started in 2017

Console and system lifecycles are an interesting case study. I mean, it’s really hard to beat the likes of the PS2, which clawed its way through the industry and survived in many countries well into the launch of the PS3. But Nintendo occasionally is up to the challenge, as we say with the Wii. Will the Switch lifecycle continue that legacy? As always, it depends on a number of factors, but Nintendo seems to think so.

Here’s what president Furukawa had to say in a recent investor Q&A :

“We are not able to comment about the next game system at this time. It is now the fifth year since the launch of Nintendo Switch, and the total hardware sell-through has exceeded 90 million units. We recognize that the system is at the mid-point of its lifecycle. The launch of Nintendo Switch – OLED Model has also been contributing to continued sales momentum and we are now offering consumers three Nintendo Switch models to match their play styles and lifestyles, as well as a wide range of software.

With this, we believe a foundation for growth has been laid that exceeds what we previously considered to be a conventional hardware lifecycle. With regards to the next game system, we are considering many different things, but as far as the concept and launch timing are concerned, there is nothing we can share at this time.”

There’s a lot to unpack here. It’s paramount to understand that Furukawa is speaking to investors, first and foremost. But at the same time, “mid-point of its lifecycle” would keep the Switch going for roughly five more years at the top-end. Furukawa also specifically calls out the Switch OLED as a positive, so it’s probably going to stick around for a while.

Furukawa, always the politician, also refuses to comment on a “next game system,” even though there might be one in the works already. We don’t know if this “mid-point” comment is going to actually play out or not, but for the time being, things are going well for the Switch. Keeping the status quo doesn’t seem so bad for Nintendo.

https://www.destructoid.com/nintendo-president-says-switch-is-at-the-mid-point-of-its-lifecycle/?utm_source=feedly&utm_medium=rss&utm_campaign=nintendo-president-says-switch-is-at-the-mid-point-of-its-lifecycle

Ah tá, então mais 4 ou 5 anos de NS atual !? Declaração tão confiável quanto a capacidade cognitiva de Joe Biden. Não que eu duvide que eles podem mesmo arrastar o "Switchão danado" por pelo menos mais uns 3 anos . O foda é que até os estúdios da Nintendo já não tem mais de onde arrancar sangue dele, por que água também já arrancaram. :lolmor: Isso ai é só a velha cortina/bomba de fumaça executiva para segurar o máximo possível as vendas do modelo mais novo do hardware atual, principalmente depois dos últimos vazamentos a respeito de jogos e rumores do "NS Pro". 

Com a cadencia certa de lançamentos e anúncios de suas próprias franquias a Nintendo consegue mesmo segurar a onda por mais um tempo, mas o sucesso do NS não é mais questão só de suporte da Nintendo. Assim que o fornecimento de componentes der uma esquentada e antes da data de lançamento (anuncio do nome oficial) da continuação de Zelda BoTW eles devem anunciar o novo hardware.  

Compartilhar este post

Link para o post

Gagámoto devia ser proibido de pisar nas dependências da Nintendo sob risco de prisão. Já deu sua gloriosa contribuição ao mundos dos games e está na hora de ir ficar em casa só coçando o saco.... E parar de entravar o desenvolvimento de um novo F-Zero e sabe -se lá Deus quais outros jogos mais. :lolmor:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/11/2021 em 16:33, Marcelo Roffer disse:

Ah tá, então mais 4 ou 5 anos de NS atual !? Declaração tão confiável quanto a capacidade cognitiva de Joe Biden. Não que eu duvide que eles podem mesmo arrastar o "Switchão danado" por pelo menos mais uns 3 anos . O foda é que até os estúdios da Nintendo já não tem mais de onde arrancar sangue dele, por que água também já arrancaram. :lolmor: Isso ai é só a velha cortina/bomba de fumaça executiva para segurar o máximo possível as vendas do modelo mais novo do hardware atual, principalmente depois dos últimos vazamentos a respeito de jogos e rumores do "NS Pro". 

Com a cadencia certa de lançamentos e anúncios de suas próprias franquias a Nintendo consegue mesmo segurar a onda por mais um tempo, mas o sucesso do NS não é mais questão só de suporte da Nintendo. Assim que o fornecimento de componentes der uma esquentada e antes da data de lançamento (anuncio do nome oficial) da continuação de Zelda BoTW eles devem anunciar o novo hardware.  

2022 tá cheio de jogo e será o ano mais forte do Switch desde o lançamento, portanto 2022 não deve ter Switch 2.

Mas acho que em 2023 Switch 2 lança. Tem como nao.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tem o download da versao patreon e ela e INCRIVEL

https://github.com/pineappleEA/pineapple-src/releases/tag/EA-2203

pelo menos agora ela tem opcoes que a opcao normal nao tem como renderizar em 2x, 4x resolucao

e vc pode escolher o filtro  e aplicar o AMD Super resolution que e um concorrente do DLSS da Nvidia

rodei aqui Mario, Metroid e SMT5 e ficou soberbo

fora que tem mods para jogos

eles melhorar o lod, colocam 60 fps, melhoram sombras, tem de tudo

o SMT5 aqui mesmo tem mod para 60 fps , ficou delicia, melhorei o LOD tb que e baixissimo e mandei rodar 4k/1440p 

to para trocar  minha cpu mas a minha antiga aqui segura 60 maior parte do tempo e as vezes cai numas magias mais estravagantes, nao chega a incomodar por ser batalha de turnos

metroid ficou perfeito em resolucao aumentada 60 fps belezinha

o detalhe de cada inimigo saltando aos olhos

https://yuzu-emu.org/wiki/switch-mods/

Compartilhar este post

Link para o post

Olha pessoal eu acho que o Nintendo Switch foi a melhor compra que fiz em muito, muito tempo.

Por favor que dure mais uns 3 anos até o próximo console pois é bom d+

• Gostar 3

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Alucard disse:

Aqui tem o download da versao patreon e ela e INCRIVEL

https://github.com/pineappleEA/pineapple-src/releases/tag/EA-2203

pelo menos agora ela tem opcoes que a opcao normal nao tem como renderizar em 2x, 4x resolucao

e vc pode escolher o filtro  e aplicar o AMD Super resolution que e um concorrente do DLSS da Nvidia

rodei aqui Mario, Metroid e SMT5 e ficou soberbo

fora que tem mods para jogos

eles melhorar o lod, colocam 60 fps, melhoram sombras, tem de tudo

o SMT5 aqui mesmo tem mod para 60 fps , ficou delicia, melhorei o LOD tb que e baixissimo e mandei rodar 4k/1440p 

to para trocar  minha cpu mas a minha antiga aqui segura 60 maior parte do tempo e as vezes cai numas magias mais estravagantes, nao chega a incomodar por ser batalha de turnos

metroid ficou perfeito em resolucao aumentada 60 fps belezinha

o detalhe de cada inimigo saltando aos olhos

https://yuzu-emu.org/wiki/switch-mods/

E jogar, vai?

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Kirby And The Forgotten Land Has Been Rated For Nintendo Switch

Learn some more about the pink puffball's next adventure

FEvhV-kWYAMM1WH?format=jpg&name=medium

One Switch release we're definitely keen to get our hands on in 2022 is Kirby and the Forgotten Land - a new 3D platformer that places Kirby in a mysterious setting filled with abandoned structures of the past.

With the game scheduled to arrive in Spring 2022, it comes as no surprise that it's now been rated by the ESRB in North America. It's 'E10+' suitable for ages 10 and up and at the very least suggests the game is still on track. Here's the game's rating summary in full, which also gives fans of the pink puffball a better idea of what to expect.

It seems Kirby will be having to save kidnapped creatures from evil forces in his new adventure. There are also some more details about the weapons he'll use and the style of boss battles players can expect.

"This is an action-adventure game in which players help Kirby save kidnapped creatures from evil forces. Players traverse 3D platforms while collecting coins, solving puzzles, and using Kirby's abilities to battle cartoony enemies (e.g., mushrooms, foxes, giant turtles). Players use swords, bombs, and blaster-type pistols to defeat enemies; some weapons allow players to use targeting/crosshairs for ranged firing. Boss battles can be frenetic, with laser fire, explosions, and projectiles flying at Kirby, often from a close-up perspective."

kirby-and-the-forgotten-land.large.jpg

kirby-and-the-forgotten-land.large.jpg

https://www.nintendolife.com/news/2021/11/kirby-and-the-forgotten-land-has-been-rated-for-nintendo-switch

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais bonito que Mario Odyssey.

Mario Odyssey é meio vazio, uns cenários meio genérico, meio low effort.

É bom, mas eu fico com a impressão de eles não fizeram tudo o que poderiam com o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/11/2021 em 15:21, Marcelo Roffer disse:

Gagámoto devia ser proibido de pisar nas dependências da Nintendo sob risco de prisão. Já deu sua gloriosa contribuição ao mundos dos games e está na hora de ir ficar em casa só coçando o saco.... E parar de entravar o desenvolvimento de um novo F-Zero e sabe -se lá Deus quais outros jogos mais. :lolmor:

Acho que fez muito pelos videogames e historia dos games para ficar nisso de nao poder entrar na empresa

E olha que tem coisas questionáveis demais como por exemplo dizem que ele é contra um novo Fzero

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Kenshin Br disse:

É bom, mas eu fico com a impressão de eles não fizeram tudo o que poderiam com o jogo.

To hypando torcendo espero jogaço AAA

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, Kenshin Br disse:

É tipo Mario 64. Lançamento carro-chefe do console, é um senhor jogo, GOTY e tudo mais, mas ainda não era 100% do que o hardware poderia dar.

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Char disse:

É tipo Mario 64. Lançamento carro-chefe do console, é um senhor jogo, GOTY e tudo mais, mas ainda não era 100% do que o hardware poderia dar.

Mas acho que em Mario eles fizeram o que dava pra na epoca. Visualmente não é tão complexo quanto os outros jogos de N64 (também pq os cartuchos de primeira geração do N64 eram pequenos), mas em termos de gameplay, variedade, conteúdo, simplesmente humilhou toda a historia da humanidade até aquele ponto.

Basicamente a Nintendo criou um jogo uma geração acima, já que os games em 3D do SS e PS1 naquela época (e depois também, até o final da geração) eram bem limitados, meio travados, meio esquisitos de jogar.

Nintendo pulou do 2D para o 3D praticamente perfeito, tipo, conseguiu pular a fase de transição esperada (do gameplay 3D tosco e limitado que se via no PS1/SS).

Já Mario Odyssey, é um jogo 9 out of 10, mas sei lá... Me parece ser "mais um jogo do Mario". Não é revolucionário e nem tem aquela cara de novidade fodástica que Galaxy e Sunshine tinham.

A Nintendo deveria ter feito algo mais com cara de open world, com cenários bem complexos e cheio de coisas, colocando mais personagens jogáveis, mini-games mais complexos, etc.

Tipo, foi o que a equipe do Zelda Breath of the Wild fez... Simplesmente ligaram o foda-se e fizeram um jogo pra entrar na historia.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs são loucos.

Mario Odyssey dá de bucha em Sunshine e é criativo pra caralho. Não a toa que ninguém compara ele a um 3D World ou New Super Mario da vida, pegam logo os suprassumos da série, o 64 e o Galaxy, jogos que serão considerados referências por gerações a frente.

Outra coisa é a utilização de hardware. Eu acho justamente o contrário, Odyssey chegou bem perto do que o hardware permite sem fuder com a experiência toda. E, pra mim, isso ficou bem claro com Bowser's Fury, que tenta uma grandiosidade maior ao mundo (mesmo ele sendo um único mundo integrado) e o Switch SE CAGA pra rodar aquilo. Quando o Bowser entra em modo PUTAÇO então, jesus cristo amado...

Por isso que, novamente, tá mais do que na hora de soltar uma revisão ou novo Switch em 2, talvez 3 anos. Esse papo de 4k é uma palhaçada, mas hoje chegamos num estágio em que o hardware do Switch está defasado e isso é visível nos jogos.

• Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo que 4k é palhaça.

Ainda do risada do pessoal que dizia que PS5 seria 4k 120 fps, quando o negócio só aguenta 4k se você colocar os jogos em "quality mode 30 fps" e ainda assim com os jogos atuais todos ainda tendo grafico de PS4 e saindo pro PS4. Quero ver quando começarem a lançar jogos de PS5 de verdade.

Acho que o Switch 2 vai ter 4k... Mas vai ser aquela coisa: 4K nos menus, pra jogos indies leves, jogos 2D e ports de jogos antigos.

Pior vai ser ouvir o povo de "mimimimi Switch muito fraco" igual ficaram com o Switch normal... O povo tem algum problema na cabeça e não entende que um negocio quase do tamanho de um celular não tem condições de fazer os graficos dos outros consoles que são caixas tão grandes que ocupam quase metade do bairro onde vc mora.

Editado por Kenshin Br

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/11/2021 em 08:30, DanDan disse:

Acho que fez muito pelos videogames e historia dos games para ficar nisso de nao poder entrar na empresa

E olha que tem coisas questionáveis demais como por exemplo dizem que ele é contra um novo Fzero

Claro que eu falei em tom de brincadeira Dandan :lolmor: Mas ele precisa ser retirado urgentemente de qualquer cargo que possa influenciar no desenvolvimento de jogos. Sejam de franquias já existentes ou novas criações. As ações de Miyamoto nessa área são mais do que meramente "questionáveis".

Ele foi o responsável direto por sabotar de todas as maneiras possíveis a continuação de Twilight Princess, e a equipe de desenvolvimento já possui material e ideias mais do que suficientes para todo o jogo na época. Além de também estarem muito animados para fazer uma continuação direta para o jogo. Miyamoto interferiu para que transformassem o jogo naquela porra de Crossbow Training, o que resultou inclusive na saída de alguns membros do time de Zelda por insatisfação com o ocorrido.  

Também tentou transformar Splatoon em uma espécie de Mario Paintball, e se não fosse a equipe de desenvolvimento ter mantido os pés firmes ele talvez tivesse conseguido sabotar mais essa e não teríamos mais uma nova franquia bem sucedida. Fora as vezes que tentou furar os olhos do Aonuma com Zelda BoTW, basta ver as entrevistas com ele comentando sobre o jogo e de não gostar de estarem se referindo a ele como um "Zelda de mundo aberto" e etc...

Lembro que por conta disso o Kyle Bosman fez uma zoeira onde ele se passava pelo Miyamoto dando pitaco e exigindo mudanças no desenvolvimento dos jogos na Nintendo, dizendo que só ele sabia o que era divertido ou não em um jogo. :lolmor: Chega uma hora/idade que alguns desses nomes da indústria precisam dar espaço para que surjam novos nomes, tem muita gente criativa e competente esperando uma oportunidade de mostrar do que é capaz e talvez ser um novo "Miyamoto" para a indústria. Foi assim que Hidetaka Miyazaki apareceu. 

No mais:

Tragam também os outros jogos da Vanillaware seus filhosdasputas! Os jogos deles merecem mais reconhecimento.

Editado por Marcelo Roffer

Compartilhar este post

Link para o post

Miyamoto nessa altura do campeonato já deveria estar numa função mais gerencial da Nintendo, algo mais macro mesmo, acima da produção... Não precisa ser uma transição que nem a do Iwata, mas acho que já deu.

Isso que as atuais pérolas da Nintendo são velhos tb. O Aonuma tá velho já e o Sakurai precisa tirar férias com urgência :lolmor:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..