Ir para conteúdo
Shinobi

Nintendo: Prejuízo de $240.000.000

Posts Recomendados

A questão é que a Nintendo não faz nada pra expandir seu público, aí fica difícil mesmo. Esses dudebros não são tão idiotas assim, COD sempre vendeu muito mais no Xbox e esse último que saiu vendeu mais no PS4. Tudo bem que o PS4 tem mais base, mas mesmo assim é uma diferença considerável, perto de 40-60, que nunca teria acontecido na geração passada. Inclusive o de 360 vendeu mais que o de PS3, se dá pra acreditar nos números da vgchutez.

Imagina se é a Nintendo em 2012 lançando o Wii U com specs de X1 (que nem são lá essas coisas, mas o suficiente) e uma estrutura online boa, já lançando com uma versão next-gen de CoD Blops 2, que tem um dos melhores multiplayers da série. Ia acabar forçando muito CAIXAWAG a comprar o Wii U só por esse jogo. Claro que a maioria continuaria no 360/PS3 e eventualmente faria o upgrade nas plataformas já consolidadas, mas pelo menos a Nintendo teria botado a cara. Se o serviço fosse bom, isso seria divulgado na mídia, ou teria pelo menos um b0ca a b0ca positivo entre os jogadores de CoD, etc. Isso poderia ajudar com vendas de jogos futuros. Tem que começar em algum lugar, se ficar se escondendo pra sempre é óbvio que nada disso vai cair do céu.

Caso do GC não dá pra pegar como exemplo pra dizer que em 2012 um console poderoso não teria apoio. Primeiro porque no GC a Nintendo repetiu a teimosia do N64, usando mídia proprietária com 1/3 da capacidade de um DVD. Segundo que o PS2 já saiu herdando todo o suporte third que tinha sido exclusivo durante uma geração inteira. Ele era a escolha óbvia e natural pras developers no início, e saiu um ano antes ainda por cima. O PS2 foi abrindo e no final das contas a diferença nas vendas era tanta que nem valia a pena perder tempo lançando versão pra um console com 1/6 da base instalada. Sem falar que tem uns papos de locadora aí que a própria Nintendo colocava um monte de restrição pra determinados tipos de jogos nessa época. Mas não sei se é verdade.

Quem imaginava que o 360, vindo de um fracasso como o Xbox 1, conseguiria o que o GC não conseguiu? Quem imaginava que a Nintendo perderia o apoio das thirds pra um console completamente novo no mercado depois do sucesso Snes? E o que o 360 e o PSX tiveram em comum? Três coisas: 1- Competência; 2- Um ano de headstart; 3- Se aproveitaram de cagadas dos seus concorrentes. Por isso que eu digo o que eu disse 2 parágrafos acima........................ se a Nintendo lança 1 ano antes fazendo tudo direitinho como a Sony fez em 2013, porque não acreditar que ela teria apoio total? Se uma empresa completamente imbecil como a MS e uma completamente novata (como a Sony era em 95) conseguiram, porque a NINTENDO, sinônimo de videogames, não conseguiria?

Por mais que o público gamer seja casual e idiota, a história mostra que quem vence uma geração geralmente é quem tem competência e visão pra oferecer o que os gamers esperam de uma next-gen, sejam eles jogadores de Dark Souls ou de CoD. Se o PS4 vencer, isso terá se repetido mais uma vez. Quem fez o trabalho bem feito e se aproveitou da cagada dos outros dessa vez foi a Sony em cima da MS e da própria Nintendo, mas se a Nintendo tivesse feito tudo o que a Sony fez antes da própria Sony, quem iria estar cravando o PS4 como vencedor da geração e a Sony como a madre teresa dos games? Ninguém. Ou seja, além de ser bom pra própria Nintendo, isso teria diminuído a bola da concorrente.

Sim, o mercado é 80-90% composto por casuais que compram jogo pelo nome ou pela capa, mas não dá pra negar que foi a reação dos hardcore, num mundo onde tudo é vomitado via mídias sociais, que atingiu e influenciou o público GERAL ao ponto de fazer até a Microsoft dar um 180º. Graças aos hardcore ainda tem casual que acha que o Xbox não roda usado, tem até loja com cartaz escrito a giz de cera explicando isso linha por linha pra evitar confusão. A Sony soube se aproveitar bem de tudo isso e tem mostrado que políticas pró-consumidor valem a pena e muitas vezes custam barato. Por que a Nintendo não pode fazer o mesmo?

Eu sei que a Nintendo não tem e não teria tido em 2012 uma trouxa como a MS pra tirar vantagem em cima, mas por que precisa ser retrógrada com online, region lock e preço de jogos? Hoje em dia nego sabe que existe Steam. Nego sabe que existe PS+. Nego fica puto quando um jogo bom como Xenoblade não é localizado ou demora pra ser. Nego quer saber de online, de achievements, dessas merdas todas. A Nintendo passou anos ignorando tudo isso, era óbvio que cedo ou tarde ela ia acabar pagando o preço. Concorrência existe pra isso. E tomara que dessa vez tenha servido pra acabar com o elefantismo.

Editado por Rare-fan
  • Gostar 2

Compartilhar este post

Link para o post

Jogador de CoD só joga Cod, na minha lista de amigos poucos gostam de outros jogos, nem BF agrada.

De resto, bela discussão, tenho sempre a impressão de ja ter lido hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Lulu dizendo que COD não tem jogadores casuais, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

A americanada tava DOIDA, molhadinha e uivando pra comprar um consolo novo. A geração PS360 durou tempo demais, e sem dúvida foi um dos fatores que fez tanta gente entrar pra jogatina PCista, pela simples vontade de dar um upgrade. Tanto é que PS4 e X1 venderam e vendem super bem com um line-up que, sinceramente, é bem fraco. Mesmo a mídia corporativista deixou bem claro que quem não quiser entrar na néquis gen agora não tá perdendo nada.

A Nintendo perdeu boa parte da identificação com Cody Wags da vida sim, mas se lança um console com specs boas, fácil de programar com jogos no lançamento rodando de forma claramente e indubitavelmente superior as do PS360, vc já virava o pescoço dos Codywags fácil. Aí já fica mais fácil trazer as thirds pro lado dela, convnecê-las de que quem v ai comprar um WiiU não vai ser só pra jogar jogos de 1rs e 2cond party.

O nome WiiU foi uma escolha de bosta. Sim, o Wii foi extremamente popular, o Wiimote foi a invenção do século nos videogames, mas ele terminou com uma fama meio ruim. Tentar carregar o legado do Wii sendo que os casuais e soccer moms não iriam comprar outro console e que não tinha mais novelty como o Wii teve é burrice. Quem sabe se fosse pra tentar resgatar legado, poderiam tentar é relacioná-lo ao Super Nintendo. Fazer um console hardcore e ao mesmo tempo pra toda família, que se garante em todas as frontes.

Mas agora a Nintendo já cometeu todos os erros. E quem mais vai perder não vai ser a Nintendo, vão ser os consumidores. Que se querem jogar jogos da Nintendo (e eu, particularmente, quero) vão ter que comprar a maquininha de jogos da Nintendo, que não serve pra nada além de rodar os jogos da Nintendo e seus parceiros. Se quiser jogar os jogos das thirds vai ser obrigado a comprar um X1, PS4 ou PC.

A Nintendo vai amargar vendas pobres no console, mas garantirá seus lucros com medalhões tipo Smash Bros, Pokemon, Mario Kart...

Editado por Boomer

Compartilhar este post

Link para o post

"Jogadores de Call of Duty são casuais.", diz INFINITY WARD:

http://info.abril.com.br/games/noticias/2013/10/produtor-de-call-of-duty-diz-que-jogadores-da-serie-sao-casuais.shtml“É meio estanho e irônico. Eles não são hardcore, e muitas vezes nem jogadores de verdade, mas sentam toda noite para jogar Call of Duty. Esse hábito vai continuar independente da plataforma. Então eu não apenas acredito que vamos continuar trabalhando com essa base de jogadores, mas apostaremos no que conseguiremos fazer [para eles] na próxima geração”.[/size]

Mas quem trabalha com o jogo não deve saber o público alvo do próprio produto.

A verdade é que qualquer jogo que venda perto de 10 milhões ou mais tem uma parcela grande de casual comprando. GTA é um jogo que atende ambos os tipos. Até COD eu acho que seja. NSMB e Mario Kart também. Halo, Gears, etc. Até FIFA e Madden ué, por que não? Casual não é quem compra um determinado tipo de jogo, e sim quem se limita a isso.

A projeção que o Robertão fez em outro post deve estar bem próxima da realidade, se existir 5 milhões de jogadores hardcore no mundo é muito. E por hardcore me refiro a jogadores que cresceram com isso, acompanham a indústria, conhecem o passado, etc. Tenho apenas um amigo que não é jogador exclusivo de FIFA, joga principalmente GTA e esses jogos da EA. Não considero o cara hardcore nem fudendo, porque se eu perguntar qual o jogo favorito dele de todos os tempos sem ser FIFA ele vai precisar de 1 hora pra pensar e provavelmente vai escolher algum AC. :lolmormor:

Vcs viram a definicao de jogo casual? Fizeram o teste no google para ver o que sa?

No proprio link do robertao o produtor jamais cita que cod é jogo casual

Jogo casual e um jogo descompromissado de facil acesso

Se os jogadores de cod SO JOGAM COD e um caso a parte

Tem sim franquias de jogadores eventuais, mas que tem um nivel de profundidade e compromisso maior

Nego faz level 55 No multiplayer de COD e vem falar que isso e jogo casual ?

Cod e ste de facil acesso na jogabilidade mas nao a ponto de ser um jogo casual

O Titio deu a definicao bem melhor para isso, nao existe SO Os jogos para o publico casual e hardcore

Tem outras opcoes

Jogadores eventuais e ate jogos que sao de facil acesso que se aproximam desses jogos casuais, ficam la no meio campo ( que AC nunca vai ser obvio, ja um mario tenis, mario kart sao bem mais amigaveis)

De qquer forma a discussao foi a besteira que o robertao classificou de iguais os casuais do wii e os " casuais" do ps2

Dizer que no maximo existem so 5 milhoes de hardcores eh mais que absurdo

:huahua:

Editado por Alucard

Compartilhar este post

Link para o post

Bateu autoquote?

Ah ele tava escrevendo lol.

Editado por Rare-fan

Compartilhar este post

Link para o post

Lulu dizendo que COD não tem jogadores casuais, é isso?

Dizendo que cod nao e um jogo casual, nao e um jogo daqueles que fizeram o publico do WII ser tao grande, nao teve o menor apelo para eles

Nao rare, sai sem querer o quote de vcs no resposta rapida aqui no tablet ou mudou a forma de responder de forma mais completa no forum e nao percebi

Editado por Alucard

Compartilhar este post

Link para o post

Eu separo hardcorismo de casualismo pelo nível de seriedade com que o sujeito enxerga a indústria em geral, não pela complexidade do jogo que ele joga. FIFA é profundo, de difícil acesso pra quem nunca jogou, mas vou chamar meus amigos que SÓ jogam isso de gamers hardcore? Claro que não.

Amigos do Cody riem da cara dele e chamam de viado quando ele fala de Ico e outros jogos de nicho. Mas jogam CoD 8h por dia. Isso é ser um hardcore gamer?

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Pom, mas como vc acabou de dizer, vc vai ter o PC. E quem não tem PC vai ter só WiiU? Não dá. E tinha mto jogo que não era nem multiplataforma mas não lançava pra PC, jogo q saiu só pra 360 e PS3, tipo Bayonetta. Esses jogos o jogador com PC + WiiU tb não vai ter acesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu separo hardcorismo de casualismo pelo nível de seriedade com que o sujeito enxerga a indústria em geral, não pela complexidade do jogo que ele joga. FIFA é profundo, de difícil acesso pra quem nunca jogou, mas vou chamar meus amigos que SÓ jogam isso de gamers hardcore? Claro que não.

Amigos do Cody riem da cara dele e chamam de viado quando ele fala de Ico e outros jogos de nicho. Mas jogam CoD 8h por dia. Isso é ser um hardcore gamer?

Pois eh, mas esta errado caixafan

O robertao falou que os 20 milhoes de gta 5 , maioria e casual gamer

Porem jogo CASUAL e uma coisa diferente

Ta tendo alguma confusao de conceito ae

Se tem aqueles jogadores que so jogam poucas franquias famosas, profundas ate, tem outros que so jogam aqueles joguinhos bobos que infestaram o wii e o kinect

Qual e qual?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho o seguinte, eles tb são hardcores, mas dentro do seu mundo, que é CoD. Garanto que em poucos games eles ja jogaram o equivalente a geração de muitos hardcores daqui, sempre achei escroto essa separação, sou casual total por ela, jogo FIFA, CoD e Candy Crush.

Tenho um camarada que o único jogo da vida dele é DOTA, é casual tb?

É BOOMER imundo, se fossem Cody Wags eles teriam todos os consoles da BIG N :reibr:

Compartilhar este post

Link para o post

hardcore, pra mim, é nego que entra em forum de videogame.

sério, é um parâmetro muito bom isso: foruns de videogame sempre foram bons e, se a gente parar pra analisar, 90% aqui esteve frequentando esses foruns desde os tempos da SGP, etc e tal.

hardcores somos nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, que baita status você chegar pros amigos no trabalho, bater no peito e bradar: EU SOU HARDCORE GAMER. Ou trovar uma guria dizendo que platina Uncharted 2.

Mister N (Que é ex-gamer, sem trocadilhos com Gaspar)

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu disse que é status?

e grandes merdas ser ou não ser alguma coisa pelo status.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante Crono Zero

Acho q hardcore é quem se interessa minimamente pelo mercado, é razoavelmente atualizado, consome video gamme e joga.

É besteira, mas é um tipo que eu respeito.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

E quem não tem PC vai ter só Ps4? Não dá.

Nintendo & seus amigos fizeram um videogame, que segundo você, é superior ao Ps2. O Gamecube. Não é por jogos de thirds, certamente, que estavam em massa no Ps2 (os orientais eram os mais relevantes na época) e foram escassos no GC (como o Wii U terá os seus). 

Para o casual padrão que gosta de jogo de tiro e esportes, eu não recomendaria o Wii U. Essa semana nego que eu nem sabia que jogava veio me perguntar se o Wii U vale a pena (porque um outro amigo falou que tenho o Wii U) e presumindo um perfil gamer brasileiro padrão, falei pra pegar um Ps4. Agora falar que ficar só com um Wii U "não da" só se for para o casual padrão ou pra quem termina mais de 15-20 jogos por ano. Pro ITA que termina 50, não da mesmo. Agora se a pessoa termina 15 jogos em um ano pode ser que, como no caso do GC, o Wii U seja melhor. 

Sim, pra mim o Cube é melhor, eu diria que pra hardcore gamers que zeram poucos jogos o Cube é definitivamente melhor, pois os pontos altos do Cube são MTO mais altos q os pontos altos do PS2. Pra um jogador casual ou alguém q não seja fã de Nintendo e sua turma, Cube não dar. Mas uma coisa é definitivo: PSX>>>>PS2, pra qualquer nicho de gamero, a não ser que seja alguém que ame GTA.

Já o WiiU, ele é um console com um nicho mto curto pra ser a plataforma única de games de alguém. Até pq quem é o aficcionado por Nintendo em geral é alguém mto informado e interessado em viodegame pra ter só o WiiU. Ele vai ter o WiiU e + 1 no mínimo. E em termos de opções e variedade o WiiU provavelmente vai ser o último lugar como plataforma de game primária.Eu, pessoalmente, acho que o combo ideal é PC + PS4 + WiiU. Mas isso para o MEU nicho de minigameiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante Crono Zero

WiiU vai ser meu unico console, aliado ao 3DS é garantia de diversão e tempo a ser ocupado jogando até o fim da geração

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinto falta de certos jogos, mas a maioria deles está disponível pra PC. Então eu vou pegar ainda esse ano um laptop (sim, quero portabilidade)  mid-range pra gaming e brincar na Steam mesmo. Não me vejo pagando fortunas em jogos pra PS4 ou Xbox One podendo pegar jogo barato na Steam e que provavelmente vai rodar melhor, por mais que o investimento inicial seja maior. Não vejo exclusivos pra esses consoles que justifiquem comprar outro console além do Wii U. 

Eu tô pensando em me desfazer sim é do meu 3DS depois do Zelda, que pegarei finalmente em Fevereiro. Ele tá parado faz um bom tempo. Se eu me arrepender recompro.

Mister N (Dúvidas e mais dúvidas. Tô com medo de vender meu 3DS e anunciarem um jogaço pra ele. Acho que vou esperar a E3)

Eu não curto portáteis, mas se fosse meu caso eu esperaria o lançamento do Yoshi's Island 3, que pra mim é jogão.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é Pom, mas como vc acabou de dizer, vc vai ter o PC. E quem não tem PC vai ter só WiiU? Não dá. E tinha mto jogo que não era nem multiplataforma mas não lançava pra PC, jogo q saiu só pra 360 e PS3, tipo Bayonetta. Esses jogos o jogador com PC + WiiU tb não vai ter acesso.

Isso eu acho q vai acontecer bem menos nessa geração. Devido à arquitetura dos consoles, será bem simples lançar pro PC tbm. E o mercado da Steam tá enorme já, vai ser difícil ver as publishers ignorando uma grande base instalada como essa para seus jogos AAA multimilionários.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q hardcore é quem se interessa minimamente pelo mercado, é razoavelmente atualizado, consome video gamme e joga.

É besteira, mas é um tipo que eu respeito.

Mais ou menos.

Pq se fosse isso mesmo, então a molecada que ve esses BRKSedu e Coisa de Nerd são tudo hardcore.

Acho que hardcore é mais quem joga gameS no plural de fato, que não fica limitado aos Minecraft, Call of Duty, God of Wars e Battlefields da vida. É quem procura jogar coisas fora do que é modinha e do que a midia manda vc jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ai é simplesmente a gente querendo desqualificar a molecadinha pois "no nosso tempo era melhor".

Esse pessoal que se dedica a alguns jogos, separando algumas horas do dia só pra eles, tem mais discernimento pra falar sobre estes joguetes do que muitos Alucards da vida e estes tipos de jogos exigem isso.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nintendo teve o melhor hardware com o Gamecube e não recebeu os multis. Tenho a impressão que se o WiiU tivesse um hardware compatível com o PS4 e Xone ela de novo não os receberia ou se recebesse não venderiam muito bem. Os jogadores de CoD, GTAs e FIFAs, que sustentam o console, acho que não associariam esses jogos com a imagem da Nintendo e provavelmente prefeririam jogá-los no PS4.

É fato que a Nintendo tem uma maior fanbase, capaz de sustentar seu console, com níveis pequenos de lucro inclusive. É uma fanbase muito maior que a Sony ou MS tem (se esses multis todos não saíssem no PS4 ou no Xone, tipo, só saíssem num deles, o outro não se sustentataria). Mas pra ganhar geração ou se tem os multis ou se faz que nem a Nintendo com o Wii, algo único.

Como Robertão disse, apenas hardware não garante os multis. Sinceramente não sei o que a Nintendo deveria fazer para tê-los novamente. Só sei que seria o OURO! Imagina um console da Nintendo com todos os multis, de qualidade similar às dos concorrentes e contando ainda com os jogos da Nintendo, a melhor softhouse do planeta? Só louco pra não comprar.

• Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..