Ir para conteúdo
Shinobi

Nintendo: Prejuízo de $240.000.000

Posts Recomendados

Não dá pra comparar a situação de hoje com a da época do Cube. Naquela geração os multis eram quase todos lixos e a grande maioria dos jogões das thirds era exclusivo do PS2. Hoje praticamente todas as thirds daquela época viraram multi, e ainda tem as developers ocidentais que evoluíram absurdamente de lá pra cá. Suporte multiplataforma virou algo essencial pra qualquer console que queira vencer uma geração, a não ser que a fabricante invente um conceito totalmente diferente que atraia toneladas de não-gamers, como a Nintendo conseguiu com o Wii.

A relação da Nintendo com as thirds é boa, elas só não lançam os jogos porque dá muito trabalho portar. Se o próximo console for poderoso e tiver uma arquitetura fácil de programar/portar, vai receber todos os multis. Não acho que o público da Nintendo seja tão restrito assim, alguém acha que um FFX da vida não teria vendido no Cube se tivesse saído pra ele? Dudebros não são muito parâmetro, CoD é jogo com foco em multiplayer onde a patota de amigos conta muito. Mas mesmo se um COD43 vendesse 10% num console da Nintendo, já daria umas 2 milhões de cópias. Melhor que nada. Aí vai somando um jogo dudebro em cima do outro e vai dar many fuck millions ao longo de uma geração inteira. Qualquer porcaria da EA vende-mor em qualquer plataforma, tem marketing em cima, etc.

Isso na teoria é muito bonito, na prática não sei quanto custaria o investimento em tecnologia de ponta e se isso compensaria em termos de base instalada e venda de multis. Mas me parece uma opção melhor do que se aventurar no mar de lixo que é o mercado de smart-shovelware F2P.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá, a Nintendo podia tornar seu produto mais atrativo pro consumidor em geral. Ela possuí algumas políticas que podem afastar jogadores, por exemplo o fato de não localizar alguns jogos, caso do Xenoblade, típico jogo de hardcore e pelo que OUVI FALAR um excelente RPG (e que até onde acompanhei não teve versão americana, não sei se lançaram depois). Se não me engano o Fatal Frame do Wii sofreu a mesma coisa. Há também o serviço online que ainda não é tão atrativo quanto PSN ou Live, além das questões de region-lock que eu nem sabia que havia. Mesmo se o Wii U tivesse um hardware compatível com PS4 e X1, ainda seria complicado competir com os dois, mas o Wii U não é e isso complica muito mais...

Não sei se adianta pagar por exclusividade, pode até ajudar um pouco mas não resolve. A Nintendo fez aquele acordo com a Capcom na geração do GC e não adiantou muita coisa. Aí não sei se é caso de política da empresa com as thirds, não sei como a Nintendo trata isso. Mas lembro que naquela geração houve alguns jogos multis que estavam presentes só no Xbox e no PS2, o que é realmente inexplicável. Talvez o modo que a Nintendo trata com as thirds não seja o ideal, mas isso não posso afirmar também.

TEve sim e estou jogando ainda.... jogasso

Compartilhar este post

Link para o post

Ué... PS4 e Xone têm gráficos bons pra 2013 (no máximo início de 2014) e nem por isso o povo deixa de comprar ou gostar deles. No que concerne o PC, PS4 e Xone são dois WiiU com maionese e ketchup.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem vive de IP de software é dev/publisher. O papel de um console é oferecer uma plataforma (aparelho + serviços em torno disso). A sacada de 1st funciona melhor num cenário de escassez, como era antigamente nos consoles e ainda é nos portáteis (celular não consegue deter portátil, pq os jogos bons de portátil tem sido 10x mais jogos que os bons de celular, pra qualquer coisa que fuja do candy-crush, além de saciar alguns nichos de jogos que não estão tendo espaço nas plataformas grandes).

Outra coisa que vem me preocupando é que o 3DS enquanto hardware já consegue atender quase que plenamente as propostas simplistas de games da Nintendo. Vou comprar MK8 por causa das pistas, o online que vai estar bombando, um refresh na gameplay ali etc. Mas o jogo poderia estar sendo feito pra 3DS perfeitamente, seria o mesmo jogo, porém mais feinho. Numa próxima geração, quando o DS3 for 4x mais potente que um Vita, fazer FullHD (e com um apetrecho $10 ter ioutput na TV) e o escambau, fica dificil imaginar quais peripécias os jogos da nintendo teriam que fazer nos consoles pra se distanciar TANTO da experiencia dos portáteis. O

Só vejo caminho com um híbrido ou handheld-only, se acotovelar com Sony, M$ e PC/Steam não parece uma boa nem pra mim enquanto fã e nem pra ela. 

Editado por worklessboy

Compartilhar este post

Link para o post

A questão vai muito além de gráfico, coisas que podem ser bobas para uns é importante para outras, troféus/achievements por exemplo. Americano adora estatísticas, e esse sistema serve até como uma espécie de diário de jogo. Dá pra saber quando jogou o que conseguiu ou não fazer, medidor de pau como dizem. A questão da rede online é a que mais pesa, muitos sabem que jogos comprados não ficam atrelados a uma conta e todos querem algo como já acontece em dispositivos google, apple, microsoft e sony. A Nintendo simplesmente ignorou isso.

Mas admitir o erro já é uma medida importante, a elefantona parece querer deselefantizar:

In a snap news conference called in Osaka, Nintendo President Satoru Iwata admitted he had misread the markets and hadn't issued "the appropriate instructions.'' He said the company needed to change and "propose something that surprises our customers."

"The way people use their time, their lifestyles, who they are—have changed," Mr. Iwata said. "If we stay in one place, we will become outdated."

Mr. Iwata noted that Nintendo's sales in Japan were better than they were in the U.S. and Europe, and said the company needed a better way of keeping in touch with trends abroad.

"In Japan, I can be my own antenna, but abroad, that doesn't work," he said.

http://online.wsj.com/news/articles/...25760899958956

Editado por Lucsdf

Compartilhar este post

Link para o post

engraçado que o povo reclamava dos gráficos do wii, aí a nintendo lança o wiiU que é fodão e tem gráficos de ponta, e o povo continua reclamando.

desde que eu comprei o meu eu passo o tempo livre nele, é divertido demais... não sei como não gostam dele.

WiiU tem tanto grafico de ponta quanto não existe provas no caso mensalão, ou liberdades em Cuba.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é insano, no máximo, mas no máximo jogos de Ds Ware e alguns demos de Virtual Console em App Store e Google Plays da vida, chamando o consumidor pro 3DS e WiiU.

Essa análise do Pachter é coisa de retardado, eu pensei que o cara tinha ao menos algum tipo de discernimento, mas até Eduardo Araújo argumenta melhor. Não consigo imaginar que alguém sugeriu a Nintendo parar de dar suporte ao WiiU enquanto lança jogos para PS4 e Xone pensando num novo hardware. É a mesma coisa que ele chegar para os mais de 5 milhões de compradores e falar: "fodam-se vocês" e perder toda a credibilidade construída em mais de um século.

É insano mesmo, eu achava que ele era só um haterzinho de merda mesmo, que ficava xingando a Nintendo por aí. Só que é pior, ele ganha dinheiro para ter um alvo de dardos com a cara do Iwata, mermão. Não consigo acreditar na credibilidade que um cara desses tem.

Seria bizarro demais o que ele propôs lol.... 

Oi pessoal, vamos lançar uns joguinhos aqui no PS4-One pra vocês, pra quebrar um galho sabe? Depois a gente volta pro nosso console. Aproveitem enquanto durar, chance única!

O Pachter soltas essas possibilidades loucas como se estivesse fazendo um brainstorming. É analista daqueles que não deixa de chutar, independente se faz um golaço um chuta pra fora do estádio.

E é bom ver a própria Nintendo começando a admitir alguns erros. Se você volta aos tempos do anúncio do sucessor do Wii, a grande novidade era atrair novamente os multis, fazendo finalmente ela ter um console como o Snes, que recebia os grandes lançamentos e de quebra contava com suas franquias próprias. Mas o que se teve não foi isso, claro... começa pelo nome incrivelmente infeliz, que confundiu o público (eu fico imaginando QUANTO de gente não comprou porque pensou que era um Wii comum só que com tablet) e passa pelas limitações técnicas: por melhor que ele seja em comparação ao PS3 e 360, não adianta muito porque são (já eram) concorrentes em fim de geração.

No fim ele está passando pela mesma sina que seus antecessores: jogos importantíssimos não saem pra ele... se você quer um GTA por exemplo, ele não serve... não importa se ele rodaria melhor que no PS360, o resultado prático é que ele simplesmente não tem tal jogo. Não dá pra confiar que os restinhos que ainda sairão pra PS360 aparecerão nele, quanto mais se os next gen serão portados... então deu na mesma: MAIS UM console levado nas costas por Mario, Zelda, etc. E com o agravante de que não tem o apoio massivo dos casuais do Wii...

Talvez não reste outra alternativa a não ser aguentar o WiiU aos trancos e barrancos por mais uns 2 anos, e já ir preparando um sucessor tecnicamente avançado, que abra as portas pro que estiver saindo pros concorrentes lá por 2015 ou 2016. Até lá, é aguentar o preju, só isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante Crono Zero

Eu fiquei de boca aberta quando liguei o wiiU, até Nintendo land que é minigame eu fico deslumbrado com as texturas e tal, acho que está num nível excelente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante Crono Zero

Acho inclusive quando o assunto é diversão e entretenimento a tecnologia não precisa ter tanta pressa, esses PCs cabulosos ou PS4 xone querem ser além do seu tempo, não precisa de tudo isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Graficista é graficista, não dá pra discutir.

Se gráfico fosse importante eu não tinha passado dias jogando FTL ano passado.

Editado por Alexandros

Compartilhar este post

Link para o post

Os gráficos do WiiU sao bons o suficiente pros jogos deles, Darkshi. Imagine Super Mario 3D World com gráfico de Battlefield 4. Acho que não ia ter nada a ver.

Discordo.

Primeiro que não faz sentido comparar técnica com arte. Colocar BattleField 4 como comparação meio que distorce por conta da arte. Onde um é realistico e o outro é cartunesco.

Agora, técnicamente são outros 500. 

Primeiro. Não se pode ter um console tão inferior aos concorrentes pq, como já falaram, o console começa a deixar de receber ports de jogos por conta da diferença. 

Segundo. Limitação técnica é limitação técnica. Serão graficos inferiores, jogos mais limitados. Essas coisas.

Não adianta. A nintendo cagou no WiiU. O console só vai viver mais um ano. 

Graficista é graficista, não dá pra discutir.

Se gráfico fosse importante eu não tinha passado dias jogando FTL ano passado.

O problema não é jogar FTL. O problema é só ter esse tipo de jogo pq o console não segura mais do que isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Os gráficos do WiiU sao bons o suficiente pros jogos deles, Darkshi. Imagine Super Mario 3D World com gráfico de Battlefield 4. Acho que não ia ter nada a ver.

Só que não existe só a Nintendo no mundo, a maioria dos jogos existentes não são da Nintendo.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é jogar FTL. O problema é só ter esse tipo de jogo pq o console não segura mais do que isto.

O console segura bem mais que isso, tá tranquilo. :lolmor:

Povo faz tempestade em copo d'água.

Sim, é uma merda pras thirds ter um hardware defasado, o que acaba sendo ruim para a própria Nintendo, pois os multis não vão aparecer pro Wii U. Mas NÃO, isso NÃO significa que o que tem no console automaticamente tem gráficos "intragáveis". Pra pensar assim tem que ser um fresco doente.

Compartilhar este post

Link para o post

sistema de achievement etc. virou must mesmo. desdenho essa feature por questão de valores humanos mesmo, mas no fundo faz falta. a nintendo só tem que encontrar algo que combine com o ecosistema, o público, a vibe e os diferenciais dela. mas que ainda assim é um sistema achievements-like, e acho que os miis, mii-verse e street pass, junto de coisas das IPs dela dão possibilidades pra coisas muito mais interessantes que pra um sistema do que existe hj nos concorrentes. 

ela faz várias coisinhas bacanas, tipo o Activity Log do 3DS que com algumas modificações poderia virar algo super foda, mas limita a parada a algo offline, um appzinho escondido ali sem muita pretensão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é uma merda pras thirds ter um hardware defasado, o que acaba sendo ruim para a própria Nintendo, pois os multis não vão aparecer pro Wii U. Mas NÃO, isso NÃO significa que o que tem no console automaticamente tem gráficos "intragáveis". Pra pensar assim tem que ser um fresco doente.

Já ouvi este discurso antes.

Foi o mesmo quando o Wii foi lançado. Inclusive a nintendo disse que seria imperceptivel a diferença entre o 360 e o Wii quando o jogo estivesse em 480p. E muito jogador dizendo que não fazia questão pq o PS2 já era bom o suficiente.

Quero ver daqui um ano, com o Xbone e o PS4 melhor dominado. Se os graficos do WiiU continuarão lindos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas do jeito que vc colocou ficou parecendo que perder apoio das thirds é SÓ "um ponto negativo ai". Sendo que na verdade o console existe pra rodar jogos de thirds, jogo 1st tem que ser um atrativo, um diferencial que vai fazer vc escolher B em vez de A.

VG tem que ter hardware pra rodar os jogos. Se no wiiu desse pra receber os jogos downgraded da geração vindoura, como o PS360 recebe os de PC taria lindo, o ps360 foi isso nos últimos 3-4 anos e a galera ta gozando litros, gente considerando pegar PS3 HOJE pq tá tendo jogo demais etc. A galera não liga muito que se multiplicar resolução * qualidade dos assets * fps num pc vc consegue rodar os jogos com qualidade x10 melhor, pq no final das contas são os mesmo jogos.  Mas se o hardware defasado aliado ao timing/base instatala inviabiliza quase que totalmente pros thirds lançarem pra ele, ai vc cagou no pau. O que vc vai ter pra oferecer? Muito menos jogos, mas gráficos muito melhores nesses? Não. Só jogos da nintendo mais algumas outras coisas? beleza, então vai vender igual gamecube (pq esse é o alcance do fandom da nintendo, desconsiderando a febre do wii), e achando muito bom. Querer que o mundo inteiro compre um aparelho de rodar jogos da Nintendo é muita pretensão, mas muita mesmo. É subestimar a forma de arte, e querer que o mundo inteiro escute só Beatles, pq Beatles é muito bom, e ficar contrariado quando isso não acontecer. 

Editado por worklessboy

Compartilhar este post

Link para o post

Vou quotar um post meu na vgBR de um nintendista que acusou a Sony e a MS de estragarem o mercado :lolmor:

Sony e Microsoft não fuderam o mercado coisa nenhuma. Se o mercado está tomando um rumo que você não gosta, culpe os consumidores, não as empresas. A grande jogada de qualquer mercado é fazer a leitura do que ele quer, não tentar impor algo na base da força. Disputa de melhor gráfico sempre existiu, mesmo na era Genesis x SNES, sempre tinha uma piazada discutindo qual versão de Street Fighter ou Alladin era melhor. 

Tem que se dar todos os méritos a Microsoft e a Sony por enxergar que hoje o mercado exige uma continuidade que foi a filosofia do final dessa última geração. O consumidor quer um console que seja mais que um console, ele quer total interação entre smartphones, smart TV e o console. Ele quer sair de casa e receber notificação que o console já está baixando aquela demo que acabou de sair, ele quer ser notificado quando um amigo acabou de quebrar mais um recorde dele. Ele quer interação com aplicativos de Netflix, Hulu, Twitch tv, quer interação com redes sociais e quer graficão também. Microsoft e Sony apostaram nisso e por enquanto vão continuar colhendo esse sucesso. Se um dia isso vai mudar, se as TV's um dia vão substituir totalmente a necessidade de um console novo eu não sei. Eu particularmente não acho graficão importante, fico triste de ler reviews de Ryse e ver que ganhou nota em muitos casos por causa do graficão, mas é minha opinião, não opinião de milhões que já compraram o jogo.

Da mesma forma, por mais que muitos fechem a cara, para o Iwata por ter colhido os méritos de ter apostado nos casuais na hora certa. Não tem e não se pode menesprezar que a Nintendo vendeu mais de 250 milhões de hardwares com somente duas linhas de produto, isso não pode ser menosprezado nunca. É muita coisa. O problema foi que esse boom (pro DS foi mais) durou pouco tempo, de 2006~2010. Aí a Nintendo viu que errou exatamente nessa transição, o público casual em sua grande parte migrou para o facebook, smartphones e tablets, porque a Nintendo deixou, diga-se de passagem. Ela nunca vai recuperar esse público, mas pode recolher casuais aqui e acolá apostando em estratégia parecida com a da Sony e Microsoft, sim. Ela vai ter que ganhar o casual no graficão porque ele quer jogar FIFA, GTA, COD e Just Dance com um console parrudo e que tenha interação com tudo, simples assim. O erro do Iwata foi esse, ele não soube ler o mercado quando todo mundo sabia quando viu as especificações do WiiU, todo mundo pensou: "Isso vai dar merda", era óbvio. O HD podia até não ser o foco do Wii, mas se tivesse ao menos um Wii modesto que fosse HD o estrago certamente teria sido menor. Vai colher prejuízos e poucos lucros por toda essa geração, isso é óbvio e merecido.

Só que ao mesmo tempo que faço todas essas críticas eu prefiro também mandar um vai tomar no cu para todos os haters que aproveitam uma notícia ruim para despejar seu ódio. O que fez a Nintendo abandonar a corrida lado a lado com a Microsoft e a Sony foi justamente por essas pessoas que hoje ficam reclamando, mas não compraram o Gamecube. Quem sabe o melhor console já feito pela Nintendo. Não vale dizer que ela não investiu em hardcores gamers. Caras, ela bancou a temporariedade de Resident Evil quando a série tava no auge, ela investiu em franquias como Eternal Darkness, tinha 1080°, tinha Wave Race, tinha Metroid, tinha Star Fox, tinha Tales of exclusivo. Sério, quem não comprou a porra do Gamecube deveria ficar quieto hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post

nos outros consoles, os jogos de 1st party sao apenas mais um atrativo.

nos consoles da nintendo, essa qualidade fica para os jogos de 3rd parties.

Compartilhar este post

Link para o post

Achar que vão matar o console em 2015 é loucura, que coisa absurda. Se o Wii U continuar vendendo 5 milhões por ano vai fazer mais sucesso que o GC, e a Nintendo não tomou preju nem na época dele. Duvido que matem antes de 2017. Que aliás fecharia um ciclo de 5 anos. No máximo vão oferecer uma SKU mais barata sem o tablet. Mas só se for possível cortar uns 100 dólares do preço, menos que isso não valeria a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi este discurso antes.

Foi o mesmo quando o Wii foi lançado. Inclusive a nintendo disse que seria imperceptivel a diferença entre o 360 e o Wii quando o jogo estivesse em 480p. E muito jogador dizendo que não fazia questão pq o PS2 já era bom o suficiente.

Quero ver daqui um ano, com o Xbone e o PS4 melhor dominado. Se os graficos do WiiU continuarão lindos.

Super Mario Galaxy é lindo até hoje, independente de resolução. Não sou fresco com isso.

Mas do jeito que vc colocou ficou parecendo que perder apoio das thirds é SÓ "um ponto negativo ai". Sendo que na verdade o console existe pra rodar jogos de thirds, jogo 1st tem que ser um atrativo, um diferencial que vai fazer vc escolher B em vez de A.

VG tem que ter hardware pra rodar os jogos. Se no wiiu desse pra receber os jogos downgraded da geração vindoura, como o PS360 recebe os de PC taria lindo, o ps360 foi isso nos últimos 3-4 anos e a galera ta gozando litros, gente considerando pegar PS3 HOJE pq tá tendo jogo demais etc. A galera não liga muito que se multiplicar resolução * qualidade dos assets * fps num pc vc consegue rodar os jogos com qualidade x10 melhor, pq no final das contas são os mesmo jogos.  Mas se o hardware defasado aliado ao timing/base instatala inviabiliza quase que totalmente pros thirds lançarem pra ele, ai vc cagou no pau. O que vc vai ter pra oferecer? Muito menos jogos, mas gráficos muito melhores nesses? Não. Só jogos da nintendo mais algumas outras coisas? beleza, então vai vender igual gamecube (pq esse é o alcance do fandom da nintendo, desconsiderando a febre do wii), e achando muito bom. Querer que o mundo inteiro compre um aparelho de rodar jogos da Nintendo é muita pretensão, mas muita mesmo. É subestimar a forma de arte, e querer que o mundo inteiro escute só Beatles, pq Beatles é muito bom, e ficar contrariado quando isso acontecer. 

Do jeito que eu coloquei não, do jeito que vc quis ler. Eu acho isso um puta problema e considero RUIM que o Wii U seja mais uma vez uma "Nintendo box". Isso não faz bem pra ninguém, nem pra Nintendo, nem pra quem é fã da empresa e comprou o console.

Eu deixei bem claro no meu post que o que eu estava dizendo era APENAS que a defasagem tecnológica não torna os gráficos de quaisquer jogos que venham a ser lançados no console "intragáveis". O resto é da cabeça de vcs.

Auto-quotando só pra tirar a teima:

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei Metroid Prime 2 ontem, é absurdamente lindo pra um jogo de 2004. Tem um borradinho que tu acostuma em 5 segundos.

Darkshit deve jogar todo ano aquele Full Throttle queixo quadrado com resolução 320x240 e serrote pra todo lado e fica aí pagando de graficista.

Editado por Rare-fan

Compartilhar este post

Link para o post

Super Mario Galaxy é lindo até hoje, independente de resolução. Não sou fresco com isso.

Do jeito que eu coloquei não, do jeito que vc quis ler. Eu acho isso um puta problema e considero RUIM que o Wii U seja mais uma vez uma "Nintendo box". Isso não faz bem pra ninguém, nem pra Nintendo, nem pra quem é fã da empresa e comprou o console.

Eu deixei bem claro no meu post que o que eu estava dizendo era APENAS que a defasagem tecnológica não torna os gráficos de quaisquer jogos que venham a ser lançados no console "intragáveis". O resto é da cabeça de vcs.

Auto-quotando só pra tirar a teima:

a parte que negritou do seu auto-quote não tem nada-com-nada com o ponto que eu respondi do seu post. não to discutindo graficismo. mas na primeira linha que achei um puta eufemismo como vc colocou a situação das thirds, como uma vírgula antes de discorrer sobre o problema de graficismo (não que vc pense assim, só colocou desse jeito pq esse não era o ponto do seu post). e só aproveitei pra chamar atenção e dar ênfase no tópico, pra um ponto que eu acho que resume a situação do wiiu.

Editado por worklessboy

Compartilhar este post

Link para o post

a parte que negritou do seu auto-quote não tem nada-com-nada com o ponto que eu respondi do seu post. não to discutindo graficismo. mas na primeira linha que achei um puta eufemismo como vc colocou a situação das thirds, como uma vírgula antes de discorrer sobre o problema de graficismo (não que vc pense assim, só colocou desse jeito pq esse não era o ponto do seu post). e só aproveitei pra chamar atenção e dar ênfase no tópico, pra um ponto que eu acho que resume a situação do wiiu. eu sei

Pois é, se ficou parecendo que eu acho um problema pequeno, era só pq o foco do post não era nisso. Tenha certeza de que eu concordo 100% com vc.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..