Ir para conteúdo
ragecom

For dummies: o que é cloud computing?

Posts Recomendados

Edit: antes de tudo... Estou postando isso aqui no consoles por causa do XOne, que foi a inspiração para eu escrever o tópico. Contribuições são bem vindas, e lembrem-se: não sou de infra, sou de desenvolvimento, então posso ter deixado escapar alguma coisa. Mas a ideia do tópico é apenas esclarecer brevemente quem realmente não faz ideia do que é a tal da nuvem ;)

Galera, com todo esse lance de XOne e todo mundo falando de cloud computing, resolvi escrever rapidamente esse tópico sobre o assunto.

O que é cloud computing?

Cloud computing significa você poder acessar e processar seus programas e dados através da internet, eliminando a necessidade deles estarem no seu computador/videogame. Simplificando, é um tipo de virtualização de aplicativos. A empresa onde eu trabalho possui uma nuvem. Com ela consigo acessar a intranet da empresa, meus e-mails no server da empresa, acessar meu SAP logon ou até mesmo fazer deploy de aplicativos através da nuvem.

Uma das ideias principais que permeiam o conceito da nuvem é uma coisa chamada "software as a service", ou seja, utilizar o software como um serviço. Você não precisa se preocupar com licenciamento, você apenas usa e paga on demand. Percebem como não conseguir vender seus jogos usados é "compliance" com o conceito de nuvem?

O mesmo se aplica a "infrastructure as a service" e "database as a service": você não precisa se preocupar com o hardware que existe na nuvem, porque o datacenter cuida disso pra você, tampouco precisa de preocupar com quantidade de dados armazenados, porque a nuvem é escalável - basta adicionar mais storages na nuvem e pronto.

Qual a diferença entre a nuvem e um server dedicado?

Todo mundo que já fez uma página web sabe como funciona. Você contrata uma máquina com a configuração suficiente para executar o programa - IIS não sei que versão, com SQL Server 2008 e não sei quantos GBs de disco. Na nuvem não existe muito essa preocupação porque ela é formada com máquinas com diversas configurações, gerenciadas por um middleware que gerencia todas elas. Então, por exemplo, migrar de uma nuvem para a outra é completamente transparente pra você, desenvolvedor. Isso até pode ser visto como uma vantagem para desenvolvedoras indie, mas dependerá da política que a Microsoft usurá para permitir o publishing na nuvem.

Como a nuvem pode ser uma vantagem em um videogame?

É simples. Todo mundo hoje em dia fala de flops. Gigaflops, teraflops, petaflops... O que é o flops? Flops significa floating point operation per second, ou seja, operação de ponto flutuante por segundo. Tem gente que acha que "ponto flutuante" é um pixel que fica flutuando na tela lol. É engraçado mas realmente muita gente pensa isso. Um ponto flutuante é um número real e a velocidade dos processadores é medida assim, pela velocidade com que ele consegue calcular. Agora, voltando à nuvem: o que é mais rápido? Calcular uma porrada de polígonos em um console de mesa ou calcular em uma nuvem com centenas de computadores dividindo a tarefa? Claro que é na nuvem, então a tal nuvem possui uma quantidade de flops superior a de qualquer console, de forma que é apenas uma questão de adicionar mais máquinas na nuvem para aumentar a quantidade de flops.

Isso significa que os jogos no XOne vão ter uma capacidade de processamento superior? Talvez... Depende de como a MS aplicar o recurso da nuvem - uma parte "pesada" do jogo pode ser instalada na nuvem e ser transmitida ao console pela internet ao console, etc... Da mesma forma, o videogame não precisa de um disco tão grande, afinal boa parte dos dados ficará na nuvem. Claro que o problema disso tudo é que se a sua banda de internet não for decente você sofrerá lag e tal.

A nuvem requer uma banda de internet macabra?

Claro que sim. Uma coisa é você rodar os apps de planilha do Google, outra completamente diferente é rodar um jogo do tamanho de um blu-ray. Muita gente está falando sobre os aspectos de hardware do XOne, inferiores ao PS4. Bem, é claro... Se ele usa uma nuvem pra fazer o trabalho pesado, precisará de um hardware menos potente pra rodar os jogos.

Porém, a necessidade da utilização da nuvem no processamento requer que você esteja 100% conectado. Always online, got it?

A Microsoft tem experiência com esse lance de nuvem?

Sim, e é líder de mercado.

Porque o XOne vai flopar?

Porque é inimaginável ter uma banda de internet dessa maneira. Nem nos EUA, que são o ponto forte da Microsoft deve ter. Ela provavelmente vai focar em um público específico, que possua essa banda ou mudar sua estratégia de negócio.

É isso. Mas isso tudo não passa de achismo. O XOne nem saiu ainda e não sabemos como a MS vai utilizar a tecnologia.

Editado por ragecom
  • Gostar 1

Compartilhar este post

Link para o post

"Agora, voltando à nuvem: o que é mais rápido? Calcular uma porrada de polígonos em um console de mesa ou calcular em uma nuvem com centenas de computadores dividindo a tarefa? Claro que é na nuvem, então a tal nuvem possui uma quantidade de flops superior a de qualquer console, de forma que é apenas uma questão de adicionar mais máquinas na nuvem para aumentar a quantidade de flops."

Na teoria isso é lindo, na prática existe um probleminha chamado "latência".

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é só marketing da MS.

É tipo o Kinect... É só um acessorio... Que nunca funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Trecho de uma entrevista com o CTO da Avalanche (Just Cause 2):

Rashid Sayed: Microsoft believes that the Cloud will make the Xbox One more powerful over a period of time. But there are certain hurdles given that everyone doesn’t possess a high speed internet connection. Do you feel that this is simply a reason to justify an always online environment?

Linus Blomberg (Avalanche CTO): The cloud functionality is pushed as a marketing tool to compensate for the less favorable hardware specs. I understand why they feel they need to do this, as the specs on paper aren’t necessarily representative of the actual performance. But the way it’s presented I feel is misleading at best. It’s just common sense that sending data over an internet connection isn’t even remotely comparable to sending data over a high-speed internal memory bus.

Of course it can be used to perform high-latency computations, but it won’t really increase your FPS or anything like that. That is not to say that the cloud functionality isn’t an advantage, it’s a great advantage! It offloads the burden of running a backend infrastructure for connected games, which is a huge win and opens up for very interesting game designs.

Compartilhar este post

Link para o post

"Agora, voltando à nuvem: o que é mais rápido? Calcular uma porrada de polígonos em um console de mesa ou calcular em uma nuvem com centenas de computadores dividindo a tarefa? Claro que é na nuvem, então a tal nuvem possui uma quantidade de flops superior a de qualquer console, de forma que é apenas uma questão de adicionar mais máquinas na nuvem para aumentar a quantidade de flops."

Na teoria isso é lindo, na prática existe um probleminha chamado "latência".

E número de usuários.

Pensar em um jogador com uma duzia de máquinas fazendo os cálculos para ele é de boa.

Agora pensar em alguns milhões jogando de forma simultânea, a coisa não é tão simples assim.

Sem contar que uma infra desta tem custos. Um console quando a empresa te vende, quase não tem custos para ela após isto. Só no caso de seu console der problemas dentro do período de garantia, que a empresa terá custos extras com o concerto ou reposição do aparelho. Já com Cloud não. São servidores com custos de manutenção, energia e afins todo santo mês.

Não podemos falar da tecnologia da Cláudia como se fosse novidade e muito menos como se fosse uma exclusividade da MS ou arma secreta do Xbox One.

Cloud em jogos já é usado com um certo sucesso desde 2010 com o Onlive. E com as limitações conhecidas. Vc tem que ter uma conexão de alta qualidade e estar a menos de 1,5 km de uma farm de servidores do onlive para que o serviço funcione.

E é claro, a Sony tem o Gaktai. Ou seja, o "poder da nuvem"TM não passa de golpe de marketing e justificação barata para o always online drm.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a crawd tem influência sobre o poder do console, o que acontece com o jogo se minha internet cair? Os gráficos pioram? lol

Compartilhar este post

Link para o post

Se a crawd tem influência sobre o poder do console, o que acontece com o jogo se minha internet cair? Os gráficos pioram? lol

se o jogo for Cláudia-only ele para de funcionar e espera vc reconectar

se for só claudia-compatible, sim, o gráfico piora, vira wiiu

e vai pedir fonte pra puta q paril, procura no google.com, lol

quanto ao assunto do tópico, TA NA CARA q é só jogada de marketing, é só fumaça pra justificar o fato do console ter hardware pior q o ps4 e custar mais caro

a craud tem função sim, mas é de DRM

nenhuma third vai perder tempo usando essa feature, pra q? pra gastar mais dinheiro com o desenvolvimento da versão xbone? elas vão só copiar e colar pros 2 vgs. ambos usam directx 11.

na verdade o ps4 q vai se foder, pq vai ser nivelado por baixo

mas os exclusivos sim de cada um podem querer usar essas features de nuvem pra chamar a atenção e fazer alarde

Isso é só marketing da MS.

É tipo o Kinect... É só um acessorio... Que nunca funcionou.

zvzcxieexa.gif

Editado por sega_maníaco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei que esse papo de cloud era só um jeito da MS fazer os usuários pensarem que always online traria alguma vantagem real.

Eles deviam usar o tal compartilhamento com 10 pessoas, mas esse recurso tá tão mal explicado que acho que nem eles mesmos ainda definiram esse negócio., por isso evitam fazer propaganda com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu post anterior o cara da Avalanche explica. O uso da nuvem para gráficos é inviável... puro marketing.

Porém para jogos online, que fazem uso de servers, o fato de a MS fornecer essa funcionalidade para todos os jogos é uma vantagem, já que o estúdio não precisa bancar a estrutura necessária. Talvez por isso o jogo da Insomniac, que vai ter um mundo persistente, vai ser exclusivo para o Xbox One.

É algo interessante, que permite que estúdios pequenos e médios criem experiências online antes inviáveis por conta do custo. O problema é que a MS está querendo recuperar o investimento na manutenção dos servidores forçando o always online (e demais medidas relacionadas) em todos os jogos, incluindo os offline, algo que não seria necessário.

Editado por Soul Reaver

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu concordo que é puro marketing, mas só teremos certeza mesmo quando sair.

Só quero ver o fail imenso que será caso não seja só marketing e o jogo ficar dando loading a cada 5 segundos lol

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu concordo que é puro marketing, mas só teremos certeza mesmo quando sair.

OnLive já não provou que jogo na nuvem é pra poucos?

Só quero ver o fail imenso que será caso não seja só marketing e o jogo ficar dando loading a cada 5 segundos lol

Jogar Diablo 3 nessa conexão da Net já era um parto. Imagina rodar um jogo inteiro na nuvem?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso PQ em D3 o PC sincronizava somente coisas leves já que a parte pesada(gráficos ex.) estão no cliente.(basicamente um mmo)

Compartilhar este post

Link para o post

Cloud é CDN é a moda do momento e aliás trabalho em uma empresa que hoje só sobrevive por causa desse conceito ( e aliás é meu ramo aqui ). Mas o uso que a M$ quer fazer para o serviço é um pouco inédito ( apesar de existir até alguns sites onde vc pode jogar jogos mais pesados online usando um plugin de flash que faz algo como um "remote pc" ).

Agora.. Tudo depende da latência. HOJE é inviável você delegar para a cloud coisas que precisam ser calculadas instantaneamente no jogo como física.. AIs e etc e até acho que demorará um bom tempo para isso acontecer.

GrayFox

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..