Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Quase-Nada.

Dragon Ball Advanced Adventures

Posts Recomendados

dragonballbox.jpg

Dragon Ball Advanced Adventures, de 2006, feito pela Banpresto e distribuido pela Atari.

Já que não tenho nenhum nextgen (será que esse nome vai durar até quando? Será que quando tivermos o X720 na mão, vamos nos referir ao X360 como nextgen do passado?) e meu PC não roda nada de novo, estou procurando me divertir com jogos antigos e emuladores. De passagem por um blog, vi o autor falar bem do Dragon Ball: Advanced Adventure. Ele diz que o jogo é um bom jogo beat ‘em up como nos velhos tempos. E como a onda retro toma conta, deixei o Zelda:Wind Waker para experimentar esse Dragon Ball, apesar de não confiar nos jogos da série. Sempre detestei todos os jogos baseados em Dragon Ball que eu já vi, mas aí prestando atenção na capa do jogo vi que ele era sobre o Dragon Ball original, com o Goku pequeno, humor, carisma, etc \o/

dragon_ball_advance_adventure_1.jpg

Na série original, além do Kulilin ser um dos personagens principais, ele era bem forte, dando muito trabalho pro Goku no começo da aventura. Além disso, tinha uma personalidade e humor marcantes. Depois ele virou o personagem mais imbecil da história. Fim

Antes do Dragon Ball virar uma série caça-niqueis com uma enrolação sem fim e nenhum carisma, ele foi um manga que misturava ação com humor, e contava com um mundo próprio, cheio de personagens carismáticos e histórias legais. Depois ele perdeu totalmente o sentido, a cada semana chegava alguém que era mais forte que o inimigo anterior e com um peido poderia explodir o universo, além do Gohan e Kulilin gritando sem parar, sempre alguém morrendo e revivendo 2 dias depois... argh, melhor nem lembrar.

O Jogo segue fielmente a história do manga, começa com o Goku treinando numa floresta e logo depois encontrando a Buma, e a partir daí a busca pelas esferas do dragão começa. Há um mapa, que mostra as áreas, como “Casa do Mestre Kame”, “Torneio de Artes Marciais” e por ai vai. Da para se andar por ele e voltar em fases que já foram jogadas para procurar algum item deixado para trás. A jogabilidade nas fases segue o padrão side-scrolling, com um botão para dar porrada, um para pular, um de especial e um de Kame-hame-haaaaaaaaaaa. Bem simples. Mas o sistema de batalha do jogo é muito bem feito proporcionando a diversão de se fazer o que quiser na hora da porrada. Assim como no desenho, Goku é capaz de devolver projeteis com o bastão mágico e de chutar mísseis e bombas de volta para o inimigo, e coisas legais do tipo. Além disso o botão de Kame-Hame-Ha funciona mantendo-se pressionado até encher uma barra e disparando a magia quando ele é solto. Isso da muita opção pra lutar, pois enquanto estamos descendo a lenha em alguém, se pode deixar o botão segurado e, no meio do combo de socos, soltar a magia dando um ataque bem poderoso. Com alguns minutos de jogo e já da pra bater num dragão a esquerda, pular enquanto chuta um míssel de volta para um robô, cair rebatendo as balas de um soldado com o bastão mágico e já emendando um Kame-Hame-Ha varando a tela e matando quem estiver de pé. O legal é que o Kame-Hame-Ha vai evoluindo. No começo é uma bolinha que mal sai da mão do Goku, e no fim do jogo ele tem 4 barras de força, e na sua força máxima é um ataque que ocupa a tela inteira.

Dragon_Ball_Advanced_Adventure_17.jpg

Goku mostrando o tamanho do seu p..bastão mágico

Os inimigos são muito bem feitos, cada um com vários ataques e mudando sempre a estratégia de como te acertar. Todos os inimigos tem mais de 4 tipos de ataques, e embora os tipos de inimigos sejam poucos variados, não da pra enjoar, pois não da pra saber o jeito que eles irão atacar sempre tendo de mudar a estratégia. Quem leu o manga vai reconhecer fácil todos os personagens, desde os soldados cachorros do exército do Grande Pilaf, até os Andróides da Red Ribbon e os clones do Picollo. Praticamente todos os personagens da saga DB estão no jogo. Sendo inimigos ou amigos. Inclusive os personagens do Torneio de Artes Marciais. Sim, o torneio também está no jogo. Num embate um-contra-um o sistema de batalha muda, e agora há combos aéreos, defesas, bloqueios e todo tipo de malabarismo marcial. Embora não seja a melhor jogabilidade do mundo, ainda assim achei esse modo muito melhor do que qualquer jogo de luta que já joguei da série. Principalmente aquelas atrocidades que a Bandai cagou (não da pra dizer que aquilo foi “feito) no Playstation One. E, conforme se joga, novos personagens são liberados para serem jogados no modo Versus com os GBA linkados.

dragon-ball-advanced-adventure-20060616041013919.jpg

Goku x Mestre Kam... ops, Jackie Chum

Os gráficos são muito bons. Coloridos e com o estilo característico do Akira Toriyama. Todos os personagens contam com muitos quadros de animação, tanto quando atacam, e quando apanham também. É legal ir acompanhando as expressões faciais dos personagens enquanto a ação acontece. Sempre gostei dos traços do manga, e nesse jogo nada se perde. Entre as fases há a história da saga sendo contada, aparecendo os desenhos de quem esta falando e os diálogos. As figuras sempre mudam a expressão acompanhando o que é dito, o que é legal também. Não da pra negar o carisma monumental dos personagens criados pelo Akira, é hilário ver as caretas do Mestre Kame, Oolong ou do próprio Goku. Só não gostei dos diálogos, não sei se por questão de regionalização, mas todo o humor do manga foi perdido e os diálogos ficaram todos bem sem graça, parecendo que foram feitos por um programa gerador de diálogos.

Agora falaremos da pior parte: os efeitos sonoros e as músicas. Os efeitos além da qualidade ruim, quase não têm diversidade, sendo sempre o sonzinho chocho para explosões, tiros e tudo mais, todos muito sem vida, sem brilho. E as músicas são incrivelmente sem graça. Acho que eles pegaram algumas músicas genéricas do RPG Maker e usaram como trilha sonora do jogo. Não há imersão nenhuma, nenhum clima é criado. No cenário da caverna, por exemplo, a música parece uma fanfarra de RPG japonês, e ela fica repetindo, repetindo e repetindo. Sem nunca mudar, até a hora de se encontrar um chefe. Mas mesmo assim a música é tão sem graça que, se dependesse dela, nem pareceria que estamos num chefe de fase. Além disso é sempre a mesma música pras mesmas telas. Então além de chatas, elas enchem o saco. Mas o principal é como eles deixam de dar o clima.

A história do jogo sendo contada, e uma músiquinha genérica de fundo sem parar, aí na história aparece o Sheng-Long e a música não muda em nada. Surge um dragão e não há uma mudança no clima musical. Caramba, apareceu um dragão, o que mais é preciso para mudar a música? Imagine-se jogando Shadow of the Colossus com a trilha sonora do Yoshy Story de fundo repetindo sem parar, independente do que você esta fazendo no jogo. É mais ou menos isso que acontece no DB:AA.

dragonbaa_005-large.jpg

Vá Nuvem voadora!! Traga-me um compositor que preste

Tirando isso o jogo foi uma bela sucessão de surpresas e uma explosão de nostalgia, tanto por estar jogando um side-scrolling, quanto por estar lembrando de uma série que me marcou e, o mais incrível de tudo, é um jogo realmente bom com a marca Dragon Ball. Esse fato por si só é mais significativo do que toda a falação em torno do Wii “Que revolução o car¨%$¨%!!!! Veja isso, um jogo bom do Dragon Ball, quando você achou que ia ver algo desse tipo?” Não confio na mídia. Como eles não mostraram isso nas manchetes? Enfim... O jogo é bom, tem uma parte sonora fraca, mas o resto compensa, mas ele é curto. Curto como todos beat´em up que a nós jogávamos na infância e nunca reclamamos. Uma tarde e eles esta terminado. A história poderia ter sido um pouco mais bem utilizada para a criação de outros níveis e outros tipos de fase, mas melhor isso do que o jogo ficar imenso e enjoativo. Terminei ele na dificuldade normal. Perdi varias vidas e tomei um coro de vários chefes até aprender como matar o lazarento. Torcia para um frango aparecer e salvar minha vida, recarregando minha energia,esse tipo de coisa que um pouco de dificuldade trás. Todas essas sensações bacanas que um jogo simples trazia para nós. Agora vou tentar jogar com o Kulilin no Hard. Depois que se termina o jogo ele fica disponível para o modo “Story”, e a jogabilidade com ele é totalmente diferente da do Goku, o que é bacana. Além disso há uns itens marcantes da séria para se coletar durantes as fases. Coisas tipo óculos do Mestre Kame, katana do Yajirobi, e outros itens típicos da série. Pra quem quiser vasculhar as fases, há um motivo. Recomendo esse jogo pra quem quer curtir uma aventura simples no molde dos melhores jogos do gênero que fizeram nossa alegria no passado. Nota final: 7,5

Editado por Venomon

Compartilhar este post

Link para o post

esse joguinho é muito legal, gostei d+, meu chefe predileto é o ninja :lol:, os boses são engraçadinhos, e o jogo é bem divertido mesmo ^^, acho que foi o unico jogo de GBA que terminei por sinal

Editado por Rei_Ayanami

Compartilhar este post

Link para o post

Esse jogo é excelente!

Talvez até melhor do que a versão para nintendo Ds que foi lançada não faz muito tempo!

Compartilhar este post

Link para o post

venomon e seus desabafos sobre dragonball z, lol

chapa, valeu pelo review, animei e já tou indo atrás pra pegar esse jogo

jogos de dragonball agora só se resumem a luta, eu me amarrava demais mas agora já saturou, e db ou dbz tem um potencial imenso pra fazer bons jogos

Editado por Tonmy

Compartilhar este post

Link para o post

Zerei um punhado de vezes esse jogo, no PC e no PSP.

Eu gosto bastante, embora eu tenha jogado a versão em japones todas as vezes (pouco me interessa ler a historia...)

É bem finalizado, mapinha mundi, fases em terra, no ar, ou estilo fighting game.

Você pode repetir qualquer fase depois e isso é massa. E pode jogar em modo luta tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..