Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
WangTang

Soul Calibur IV

Posts Recomendados

“Trancending history and world, a tale of souls and swords, eternally retold...”

Se você tá lendo isso, é muito provável que já tenha ouvido essa frase antes, seja em Soul Edge (Soul Blade no ocidente) no saudoso Playstation ou mesmo no magnífico e divisor de águas Soul Calibur para Dreamcast, bem, a plataforma não importa, o que interessa nesse Review que vos escrevo é que a série se redimiu depois de uma versão bugada e desnecessária chamada Soul Calibur 3.

“Welcome to the stage of history”

Assim que você colocar o DVD do jogo no drive (Blu-Ray no caso do Playstation 3), presenciarás uma tela branca escrita Havok que para os menos informados trata-se de uma engine de física utilizada em vários jogos e que surgiu pela primeira vez em Half-Life², surpreendendo a todos. Soul Calibur 4, em tese, aproveita alguns dos recursos dessa engine que comentarei com mais detalhes quando chegar a parte dos gráficos.
Enfim, a abertura do jogo. Lembra de Soul Edge e aquela fantástica introdução? Aquela música empolgante (The Edge of Soul pra quem tiver interesse em procurar a .mp3) e uma animação em CG que surpreendeu meio mundo(até a chegada de Final Fantasy VII no mesmo ano)? Pois é, os tempos passaram e a pior abertura da série foi apresentada a nós nessa versão de Soul Calibur; pasmem, inclusive pior e mais sem graça do que a de SC original, na qual tu podias montar sua abertura a bel prazer.
Apesar de ter uns lances de poder mudar alguns personagens durante a animação, não a salva da mediocridade, é triste, quem sabe na próxima? Soul Edge com certeza nos deixou mal acostumados.

“Chosen by history, a man becomes a warrior. Engraved into history, a warrior becomes a hero”

Finalmente o jogador é presenteado com uma simples porém bonita tela de apresentação dos modos de jogo. Dentre eles posso destacar o Story mode aonde você acompanha a história de cada personagem ao longo de 5 combates. Os finais foram resgatados de Soul Edge, utilizando-se da própria engine do jogo pra mostrar serviço, o resultado final, com o poder dos consoles atuais, ficou muito legal, apesar de que esperava um pouco mais de ousadia, a maioria se resume a um diálogo bobo, cadê a ação Namco? Cadê Mitsurugi vs. Tanegashima? Brincadeira.
Outro modo que poderia destacar é um que exige a criação de personagens ou edição dos mesmos para que seja possível conquistar, estou me referindo à Tower of Lost Souls que seria um misto de Survivor (o modo de jogo e não a série) com RPG, é bem interessante. Colocar peças de armadura nas suas personagens favoritas com certeza é uma boa idéia, Skills e Status Bônus nunca foram tão imprescindíveis. Falando do modo de edição de personagem, a idéia nessa versão foi muito melhor implementada, com uma lista infindável de equipamentos, possibilidades infinitas de cores e os gráficos dos mesmos ficaram bem próximos aos das personagens originais, não destoando tanto quanto era na terceira versão, bom exemplo de lição aprendida, ponto pra Namco.
Mas foi pensando no modo Online que a Namco trabalhou pesado nessa questão de customização, pena que eu ainda não tive acesso a Live Gold.
Depois disso tem o clássico modo Versus com possibilidade de jogar com as personagens no Default ou apelar pro Special aonde tu usufrui das habilidades compradas anteriormente.

“Cut your path through an uncertain future”

Chegamos na nata da série, o Gameplay propriamente dito. Como vocês sabem (se não sabem vão saber agora) a Namco introduziu em Soul Calibur algumas personagens “bônus” que não fazem parte do Storyline (lembram de Link, Spawn e Heihachi?), dentre eles estão Yoda (sim, diretamente de Star Wars, exclusivo do Xbox 360), Darth Vader (idem, exclusivo do Playstation 3), The Apprentice (protagonista de Star Wars: Force Unleashed e aprendiz de Vader, disponível em ambos os consoles), Angol Fear, Ashlotte, Kamikirimusi, Scheherazade e Shura.
Fora dessa lista também é de suma importância salientar que Amy, antes apenas uma cópia de Raphael, é agora uma personagem comum com golpes próprios (apesar de meio sugados do vampirão lá...). Mas a grande nova adição foi Hildegarn (Hilde pros íntimos), uma ruiva que possui um Fighting Style muito peculiar, utilizando-se de uma espada curta e uma lança, podendo desferir golpes de curto e longo alcance num toque de botão.
No campo das novidades, o maior “boom” ficaria mesmo por conta de uma “barrinha” (na real, uma bolinha que fica do lado da barra de vida) chamada Soul Gauge que não é nada mais do que a resistência da tua personagem diante de ataques, sendo que caso você defenda demais, estarás correndo o risco que tomar um Critical Finish que seria algo semelhante a um Destroyer, visto em Guilty Gear. A Namco introduziu esse sistema para que os jogadores evitassem tanto a defesa comum sem sequer se preocupar com nada, quem lembra da barrinha de “vida” das armas em Soul Edge? O conceito é bem similar, visando um combate mais frenético e exigindo os Advanced Guard, também conhecidos como Guard Impact para minimizar os danos. As animações dos Critical Finishers são bem simples e alguns bem pobres como no caso de Cassandra, aonde ela “mata” o oponente dando bundadas bem “felizes” assim digamos, melhor ver com seus próprios olhos, no fim, acredito que a Namco poderia ter disponibilidado uma opção de cortar as animações, chega a cansar depois de um tempo.
De resto, é puro Soul Calibur; 8-way runs, golpes indefensáveis, golpes de quebra de equilíbrio, arremessos, Ring Outs e a lista continua.

“A hero desires a sword, and a sword desires truth”

É complicado falar da série sem mencionar seus dotes técnicos, Soul Calibur 4 usufruiu legal das capacidades dos novos consoles mas não impressionou.
Artisticamente o jogo tem seus altos e baixos, sendo que se tratando de cenários, a grande maioria é extremamente bela e de bom gosto. O pesar mesmo fica nos trajes de algumas personagens que exala mal gosto, olha, dá pra agüentar, o problema mesmo fica pro apelo sexual que chega a ser exagerado, basta olhar pros peitões da Ivy aonde os mesmos crescem exponencialmente a cada versão e ela não é a única, não duvidaria que em uma versão subseqüente rolaria uma Amy com peitos nível Pámela Anderson, é ver para crer. Mas se tiver interesse em ver algo realmente belo, escolha Hilde 2P contra Sophitia 1P na fase Thermotron, a primeira da lista, é de enxer os olhos.
Técnicamente, eu esperava um pouco mais, as personagens estão extremamente bem feitas, tirando um ou outro defeito de colisão (vi muito disso no Yoda), o “problema” mesmo é visto na simplicidade de alguns cenários do jogo, tanto que tem uns que não ficam muito além do que eu vi em 99 quando joguei no cenário de Siegfried em Soul Calibur pra Dreamcast. Efeitos pobres de calor, simulação de água fraquíssima e dentre outros complementam a lista de coisas que a Namco deveria melhorar numa possível próxima versão da série.
Nem tudo é espinhos, alguns cenários são realmente belos, mas acredito que grande parte disso vem do capricho artístico da equipe da Namco, bem, quem sabe na próxima? Veneza em Soul Calibur e o cenário de Li-Long em Soul Edge mandam lembranças.

“The fighters face a gruesome quest to find the ultimate sword”

Ah, admito que meu maior medo ficava em relação a trilha sonora de Soul Calibur 4, e o meu medo acabou sendo condensado num misto de decepção e alegria, difícil explicar.
Eu bem inocente esperava uma música de abertura épica (Soul Edge again and again and again) e a Namco mostra ao mundo algo extremamente fraco e passável com direto a um trechinho de uma música de Star Wars, lamentável.
E in-game, como ficou? Indago-me. Tão memoráveis quanto às músicas que ouvia passivamente quando era apenas um bebê, infelizmente. Ressalvo três composições que realmente ficaram muito legais e se destoam das demais; GIGANTESQUE, THANATOS e o tema do cenário chinês aonde uma cavalaria desce uma montanha em disparada.
Pra compensar a Namco disponibilizou algumas músicas pra comprar na Live, diretamente do original.

“The legend will never die”

Concluindo, Soul Calibur 4 é um jogo de respeito, disparado o melhor jogo de luta dessa geração, mostrando que a Namco ainda tem uma equipe muito boa, não chega a ser um jogo nota 10 mas sinceramente faltaria pouco pra isso, talvez algumas melhorias na parte gráfica e composições que façam jus ao 2 primeiros games da série.

Maldito Soul Edge!

Nota: 9,5

Compartilhar este post

Link para o post

Review bacana, nem da pra acreditar que é o primeiro.

Gostei de SCIV, mas não o suficiente para me arriscar em single player.

Só peguei para jogar on line com a galera infelizmente fora MK nenhum outro jogo 3D me agrada tanto :(

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião: se não fosse pelo online, era melhor nem comprar.

Isso não quer dizer que é um jogo ruim, contudo; continua como o Soul Calibur que conhecemos. E esse é o problema, não mudou nada, não melhorou nada exceto gráficos (sendo que eu acho que o uso do Havok é dedicado exclusivamente aos seios das mulheres, minha Taki nunca esteve mais boazu...digo, linda). Muitos vão gostar, mas eu enchi o saco. Jogo de luta tá estagnado demais, enjoei. Primeiro foram os 2D, e agora os 3D. Há anos que não jogo nada de diferente ou inovador no estilo, tudo a mesma porcaria.

Quem não enjoou, e curte SC, pode ir fundo que vai adorar. Para quem pensa como eu, pode passar reto que não está perdendo nada. Agora, pela jogatina online, aí sim o jogo vira indispensável, muito bom poder jogar a qualquer hora com outras pessoas, hoje em dia é cada vez mais difícil conseguir reunir os amigos pois todo mundo trabalha/estuda em horários diversos, então o online acaba facilitando as coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

gostei do jogo... mas acho que o melhor da série continua sendo Soul Calibur 2. Desde então, a jogabilidade e os personagens parecem ter piorado... mas é um bom jogo sim.

Senhores, uma dúvida: Aquele "Style Level Up" serve pra quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Quero pegar esse jogo só pra tirar um multi contra os amigos aqui e os onlines, vale a pena então?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

testei hj de manhã, e em meia hora eu fiz o story mode da seong mina... não sei se o jogo tá fácil, se tá curto, ou eu q jogo demais, apenas :reibr:

mas sério, tá ótimo visualmente, as músicas legais como sempre. gostei q durante o story mode eu "ganhei" a Talim como follower, daí quando a seong mina morria eu podia tentar completar o cenário com a talim. isso parece mamão, mas tem horas q vc tem q brigar contra 3 caras em sequência com a mesma vida, daí a talim vem bem a calhar (por causa disso eu zerei sem morrer uma vez sequer).

hj vou testar outros modos de jogo, inclusive o online. depois posto mais.

ah, sim, vale comentar q até a seong mina q nunca se destacou pelos dotes físicos tá um filé... acertaram a dose no caimento do vestido dela, acho. fora q ela tá com mais cara de mulher, e menos cara de menina. fora isso, pelo q vi, levaram bem a sério esse lance de deixar todas as lutadoras bastante sexualizadas (não estou reclamando chapas, mas sei q alguns tipo xiu vão achar q passaram do ponto).

Compartilhar este post

Link para o post

ontem testei a edição de personagem, q é diferente de criar um novo lutador...

achei deveras roxxxxas... ô jogo grande, pqp, tem equipamento demais pra comprar e tal.

to penando ainda pra entender todas as skills possíveis... ontem experimentei a life drain (falo idéiamente falando :lolmor: ), só q pra poder usá-la tive q usar uma série de equipamentos q me dessem mais gauge... fosse por outro caminho, eu poderia usar e comprar equipamentos q dessem mais power, pra poder usar habilidades mais ofensivas e tal.

tudo no mesmo personagem, com os mesmos golpes... gostei q não dá pra ficar trocando o golpe do personagem, ao menos isso ele mantém como seu, além do rosto, pq o resto vc muda tudo.

consegui zerar uma no hard, e pqp, penei muito chapas... acima eu disse q o jogo era curto. bom, no médio parece médio, sacam? no hard eu fiquei no mínimo 30 minutos tentando passar do mesmo stage, era minha seong mina e a talim contra a tira e mais dois papangus. porra, até eu entender q eu deveria "gastar" a talim contra o segundo cara, pq o estilo era o ideal pra finalizá-lo foi foda... vc pode com R1 (PS3) trocar de personagem e usar o sidekick, q obviamente vem sem equipamento fudoresco nenhum, é um mero sidekick mesmo.

ao longo dessa semana pretendo experimentar a tower of lost souls, q meu irmão disse q é animal subindo, mas não testou ainda descendo (sim, são modos diferentes!). fora isso tem o online, o versus contra o viciado-mor q já jogou mais de 15 horas em 2 dias, etc.

fora q preciso aprender a jogar com outro personagem :D

Compartilhar este post

Link para o post
(não estou reclamando chapas, mas sei q alguns tipo xiu vão achar q passaram do ponto).

Não sou veado, imperos, abroba, etc, mas concordo com a constatação. Porra, vai por uma roupa pra lutar. Taki e Ivy, que porra é essa, mermão?

Aliás, aluguei o game aqui, chapas (PASMEM, Porto Alegre tem uma locadora que aluga games de PS3, OMFG!). O meu mesmo tá pra chegar amanhã ou depois de amanhã. O último SC que tinha jogado foi o 1, quando eu tinha o Dreamcast. De lá pra cá o game perdeu velocidade, uma pena. Mas a luta está muito boa ainda, gostei bastante. Darth Vader está super balanceado, como disseram. Não vejo a hora de aprender os golpes e mandar ver online. :D

Editado por Xiubaca

Compartilhar este post

Link para o post
Não sou veado, imperos, abroba, etc, mas concordo com a constatação. Porra, vai por uma roupa pra lutar. Taki e Ivy, que porra é essa, mermão?

Aliás, aluguei o game aqui, chapas (PASMEM, Porto Alegre tem uma locadora que aluga games de PS3, OMFG!). O meu mesmo tá pra chegar amanhã ou depois de amanhã. O último SC que tinha jogado foi o 1, quando eu tinha o Dreamcast. De lá pra cá o game perdeu velocidade, uma pena. Mas a luta está muito boa ainda, gostei bastante. Darth Vader está super balanceado, como disseram. Não vejo a hora de aprender os golpes e mandar ver online. :D

me passe o endereço e o nome site, caso tenha.

Compartilhar este post

Link para o post

A lcoadora é a E o Vídeo Levou, uma das mais famosas aqui de Porto Alegre, etc, etc. Por enquanto eles tem pouquíssimos games, tu se sairia melhor como uma locadora do que eles :P, mas é um começo, e já tem excelentes games pra alugar. Já peguei Soul Calibur IV e Lego Indiana Jones.

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, jogar na Live é bom demais. Meu Siegfridão detona demais, tou passando por cima de muita gente lá.... Mas tem gente muito boa também. Peguei um zulu lv. 90 que me trucidou com 2 perfects e um ring out, dá não. Mas também já aniquilei um zulu com Critical Finish, foi lindeza demais. Fui até ameaçado de morte por ele lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fui ameaçado de morte quando venci um gringo nos três rounds com Ring Out (pegada da Ivy \o/) :lolmor:

Tá sendo o jeito de jogar online, papangus daqui quase não jogam SC4...

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Calibão chegou ante-ontem, joguei pouco, mas a impressão que tive não foi muito boa não.... Tou viajando ou jogo ficou muito mais lento que os anteriores? Fazia muito tempo que não jogava Soul Calibur então posso estar enganado.... Mas enfim, me pareceu um jogo terminado as pressas, o modo history está ridículo, completamente capado. E tb estava esperando um mini-game estilo aquele de estratégia que colocaram no 3, que embora não fosse grandes coisas, ainda dava uma utilidade a mais para a criação de personagens que agora ficou mais inútil ainda.

Em todo caso, é bom os donos de PS3 se preparem que logo-logo pego a manhã do jogo de novo e humilharei todos na PSN, Chaspirito e Chaves.

Compartilhar este post

Link para o post

me adicione, parvo, pra apanhar da minha super seong mi-na

achei o jogo bastante parecido com o 3, não vi lentidão não.

criação de personagens é legal sim, mas não é melhor do q a edição de personagens q já existe, q é bem diferente, como falaram acima.

o story mode pode ser difícil no hard (frase nível REIR0M, acho). bater em 4 caras com um personagem só, como acontece com a trilha da talim e da taki por exemplo, pode exigir uns bons minutos até vc pegar a manha.

Compartilhar este post

Link para o post
Meu Calibão chegou ante-ontem, joguei pouco, mas a impressão que tive não foi muito boa não.... Tou viajando ou jogo ficou muito mais lento que os anteriores? Fazia muito tempo que não jogava Soul Calibur então posso estar enganado.... Mas enfim, me pareceu um jogo terminado as pressas, o modo history está ridículo, completamente capado. E tb estava esperando um mini-game estilo aquele de estratégia que colocaram no 3, que embora não fosse grandes coisas, ainda dava uma utilidade a mais para a criação de personagens que agora ficou mais inútil ainda.

Ué, agora que criação de personagens ganhou algum resquício de utilidade, com a jogatina online. No SC3 que era completamente inútil, fora aqueles modos retardados (como o de estratégia que mencionou). Story Mode de SC3 era ainda pior do que SC4... enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Além do fato que vc é obrigado a usar o modo de edição de personagens para TENTAR passar pela Tower of Souls. Tem andares ali que só com equipamentos certos vc passa, dá não.

Compartilhar este post

Link para o post
Ué, agora que criação de personagens ganhou algum resquício de utilidade, com a jogatina online. No SC3 que era completamente inútil, fora aqueles modos retardados (como o de estratégia que mencionou). Story Mode de SC3 era ainda pior do que SC4... enfim.

Aonde que o Story mode de SC3 era pior que o 4? Os finais estão todos iguais e mais curtos agora, fala sério.

E on-line não consegui jogar ainda, tou puto. To achando que minha janete não dará conta do recado.

Compartilhar este post

Link para o post

joguei SC 4 aqui, achei que ficou horrendo

tb so joguei com a Ivy, personagem mais legal no SC2, foi virar um lixo completo no 4

E a Namco sem nocao nos personagens

ficaram abaianados total

o Nightmare com boca na barriga, porra era tao animal no 1, foi piorando e piorando

japones é over demais

qdo ele tenta fazer algo mais singelo e simples fica animal ( diferente dos americanos que fica generico d+)

qdo tenta cada vez mais impressionar, perde a mao, e fica essa merda

VOu jogar mais, mas impressoa ruim do SC4

Compartilhar este post

Link para o post

Ivy está MUITO boa em SC4, mas (palavras de quem tb jogava com ela no SC2) mudou completamente. Tive que esquecer tudo que pensava saber sobre os golpes dela, para aprender o novo estilo. Antes de fazer isso eu tb achava que ela "tava um lixo". E agora acho que ela está mais apelona do que nunca.

Conecte na Live para eu te surrar, Alucard :P

Compartilhar este post

Link para o post

vai surrar mesmo

to jogando com o analogico

olha que TOSCO !!

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava empolgado antes do jogo sair mas depois de testar a demo acho q concordo com as criticas aqui, depois de jogar com vigor as versoes do DC e as duas posteriores o deja-vu eh imenso, o visual dos cenarios poderia ter ficado espetacular mas acho q me impressionei mais com os do SC3!!! Apesar da demo nao ter quase nada em termos de modos de jogo, ate que mostram um numero razoavel de cenarios e personagens, vc so pode jogar com Nightmare e Cassandra (Tira e Rock como sidekicks no story mode), mas varios outros aparecem lutando contra vc.

vou alugar primeiro antes de dar uma opiniao final, mas comprar acho que nao.

Editado por Cyco_Clown

Compartilhar este post

Link para o post
Terminem o Story com o Zasalamel. Que porra é essa???

Essa é a sensação de quase todos os finais do modo Story.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Visualizando este tópico:   0 membros online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Ao utilizar este site, você está automaticamente concordando com os nossos Termos de Uso e regras..